Projetos de arquitetura e design de interiores que valorizam imóveis
ArquidecorArquitetura e Decoração

Projetos de arquitetura e design de interiores que valorizam os imóveis

Tornar seu imóvel único é sem dúvidas um bom caminho para aumentar sua valorização de mercado.

Investir em projetos de arquitetura, design de interiores, automação e sustentabilidade, que tornem a propriedade confortável, inovadora e alinhada com os princípios de proteção do meio ambiente só aumentam as chances de que ela seja bastante cobiçada em qualquer negociação que você decida fazer no futuro. Alugar ou vender, não importa, o valor do seu imóvel será maior tanto em cifras como em atratividade.

 

A seguir conheça 5 projetos de arquitetura e design de interiores que tornaram os imóveis únicos.

 

Projeto 1

Fonte: Archdaily
Projeto/ Arquitetos: Prusta Ltd
Fotos: Leonas Garbačiauskas

Apartamento de 217 m² situado na cidade de Vilnius, Lituânia, com dois andares de grandes janelas que oferecem vistas panorâmicas da cidade. Realizado para uma família de quatro pessoas que buscava uma casa descolada e ao mesmo tempo com toques de glamour, trazido para o ambiente com detalhes sutis em latão, sob inspiração de duas grandes coberturas neste tom avistadas pelas janelas do imóvel. Os grandes painéis de pedra preta contrastam com o tom do metal e ajudam a destacá-lo, assim como a iluminação natural e o sol, que lhe conferem novos tons ao longo do dia.

 

Projeto 2

Projetos de arquitetura e design de interiores que valorizam imóveis | Foto de um quarto com cama de casal azul marinho e um dossel em ferragem preta

Fonte: Archdaily 
Projeto/ Arquitetos: Igor Sirotov Architects
Fotos: Alexander Angelovskiy

Apartamento de 72 m² situado em Kiev, Ucrânia. O projeto é um jogo de contrastes entre o preto e branco, diluídos com o revestimento de madeira do quarto e do azul na decoração interior. O ponto alto está na proposta minimalista, que cria uma sinfonia harmoniosa em que os elementos se complementam.

 

Projeto 3

Projetos de arquitetura e design de interiores que valorizam imóveis | Quarto com cama elevada, feito em marcenaria para aproveitamento de espaço embaixo dela.

Fonte: VivaDecora

Studio ganha novos ares com projeto que aproveita bem o espaço reduzido. Um projeto arquitetônico de qualidade pode transformar um apartamento de 30 metros quadrados em um espaço completo, com suite, escritório e área gourmet. 

 

Projeto 4 

Fonte: Archdaily
Projeto/ Arquitetos: Jorge Vidal
Fotos: Eugeni Pons

Bela casa de 803 m², localizada em Ibiza, na Espanha. Projeto de renovação partiu da estrutura de concreto aparente da casa já existente e a principal proposta foi tornar a relação entre os ambientes interno e externo o mais direta possível, com o máximo de áreas abertas, de livre circulação e visibilidade.

 

Projeto 5 

Fonte: Archdaily
Projeto: Arthur Casas
Fotos: Fernando Guerra

Penthouse de 667 m² situada na Urca, Rio de Janeiro. Com uma localização excepcional, entre o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara, este apartamento foi comprado em péssimas condições, mas pelo seu grande potencial de transformação foi adquirido mesmo assim. O projeto foi guiado por duas ideias complementares: criar um caminho de descoberta da paisagem dos dois lados, a baía e a montanha, trazendo o máximo de luz possível para os três andares.

 

Formas de avaliação de um imóvel

No mercado imobiliário existem duas formas de avaliação de um imóvel: a técnica e a comercial. Ambas têm o intuito de revelar o real valor de um imóvel no mercado, sem distorções e analisando diversos detalhes da propriedade. 

A avaliação técnica é feita por meio de um laudo de avaliação, criado com base nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sistema CONFEA-CREA e diretrizes do IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias de Engenharia) e do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors). Para executar este laudo, o profissional aplica técnicas baseadas na NBR 14653 da ABNT. Ou seja, é um procedimento que como diz o próprio nome, bem técnico e com parâmetros definidos.

A avaliação comercial é realizada por um especialista em mercado imobiliário com dados e informações, digamos, mais sensíveis. Na Bossa Nova Sotheby’s este processo conta com o suporte da plataforma de tecnologia própria, onde o consultor consegue ter acesso a todos imóveis das regiões em que atua com valores atualizados, inclusive os que não fazem parte do portfólio da empresa. A isso, ele soma sua expertise regionalizada de conhecer prédios que têm alta procura e têm imóveis mais valorizados, assim como as chamadas ilhas de prosperidade, leia-se quarteirões mais valorizados pelos serviços e atrativos que reúnem.

 

No caso de imóveis de alto padrão, a avaliação comercial é altamente recomendada. “A grande maioria são imóveis que primam por seus diferenciais, que os tornam propriedades únicas. Investimentos em arquitetura, design de interiores, automação e sustentabilidade devem ser considerados na avaliação”, explica Marcello Romero, CEO da Bossa Nova Sotheby’s.

 

Quer saber mais sobre avaliação de imóveis e imóveis de alto padrão? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

 

Leia também 

Coastal Style
Pantone 2021
Uma homenagem arquitetônica para Hollywood
Decoração moderna: como colocá-la em prática na sua casa?
Aromas e fragrâncias | Como escolher uma essência para sua casa

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Conheça a trajetória do designer Gaetano Pesce

Aos 84 anos, o artista deixa obras de grande nome e uma influência inigualável na arquitetura e…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Entenda tudo sobre o renascimento do Art Déco na decoração de interiores

Descubra como a estética da tendência do século 20 continua inspirando décadas depois de sua…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais