O designer e arquiteto de interiores francês nasceu entre guerras, no ano de 1926.

Guariche cresceu no seio de uma família de Ourives. Estudou na Escola Superior de Artes decorativas de Paris, onde ingressou aos 19 anos para o curso de Arquitetura de Interiores.

Com 24 anos, já era considerado  um dos criadores mais fecundos entre seus pares. O seu interesse pela iluminação começou por influência de dois industriais franceses: René Gabriel e Marcel Gascoin.

Trabalhou com Gascoin antes de abrir o seu próprio estúdio em 1951.

G3 Black e G3 White

Até à década de 70 desenhou mais de 40 modelos de luminárias, que em comum tinham aos olhos da época um forte caráter de inovação, e vanguarda: braços pivotantes e articulados se materializavam em linhas puras e geometrias orgânicas.

O metal foi a matéria-prima de eleição para o criador concretizar esses modelos.

Com os constrangimentos do que a indústria podia fornecer no início dos anos 50, Guariche só conseguia produzir pequenas quantidades que vendia diretamente a partir do seu estúdio.

G21 

Percebendo que tinha de aumentar a escala, participou em exposições coletivas como a Trienale de Milão, dando dessa forma visibilidade internacional ao seu trabalho.   

O seu nome estava  para a iluminação, como o finlandês Alvar Aalto ou a Francesa Charlotte Perriand estavam para o mobiliário.

Eram os 3 parceiros de exposição em galerias de Paris.

No final da década de 70, o nosso criador se focou mais na arquitetura de interiores, assinado vários projetos habitacionais, um deles até em parceria com o mestre Le Corbusier.

G30 White White 

Ao longo dos dois últimos anos,  a marca francesa Sammode resolveu  compilar uma seleção de desenhos do designer e reeditar uma coleção exclusiva a que deu o nome de Sammode-Pierre Guariche.

Nela encontramos mais de uma dezena de luminárias  todas 100% produzidas em França e que respiram ‘l’air du temps’ no sentido em que espelham a tendência revivalista que hoje dita o Design contemporâneo.

G61

O constante olhar para trás das reedições faz um match perfeito com a coleção de Pierre Guariche.

P de Pioneiro porque tinha um compromisso com a intenção de produzir em massa, usando a indústria ao seu serviço, e G de Genial porque ousou novas formas para as luminárias que desenhou.

Designer e arquiteto na sua casa, Place Adolphe Chérioux, Paris 
Foto: DR 

Pierre Guariche faleceu em 1995, aos  69 anos, mas a sua obra perdura com grande vitalidade no século XXI.

Foto de capa: Pierre Guariche, 1926-1995Foto: DR

Assinatura: QuartoSala – Home Culture