ArquidecorArquitetura e Decoração

Parabéns Sebastian Herkner: Designer do ano

O designer alemão que confessa querer desenhar ‘Companions for life’, acaba de ser nomeado, pela Feira Internacional Maison&Objet, com o título de designer do ano.

A Feira de Paris encontrou nos 13 anos de percurso de Herkner uma solidez construída passo a passo.

Ainda enquanto cursava a licenciatura em Offenbach, Frankfurt, Herkner fez um estágio no atelier da estilista Stella McCartney onde, entre outros, aprendeu a importância da cor.

Só teve sobre si os holofotes da mídia e da própria indústria em 2012 quando a alemã Classicon decidiu avançar com a edição da sua ‘Bell Table’.

Bell Table, Classicon

Sebastian tinha a mesa debaixo do braço desde 2009 e nenhuma editora quis ‘arriscar’ na aventura de produzir uma coleção de mesas em vidro soprado, e com uma liga de alumínio na parte exterior do tampo.

A Bell table, 100% produzida em terras alemãs,  é uma quase perversa subversão de formas. A base é menor que o tampo e tudo é feito artesanalmente.

O vidro é soprado das entranhas dos artesãos com toda a paixão do universo para criar uma mesa de centro que vai entrar tranquilamente pela porta da frente da sua casa.

Quem disse ‘sim’ ao desafio foi a Classicon!  Esse Passaporte carimbado abriu a porta grande da indústria a Herkner que foi alargando o número de colaboradores no seio do próprio estúdio. À medida que foi recebendo convites das gigantes internacionais e outras de uma escala um pouco menor, Herkner foi engrossando a sua equipe!

Hoje lidera um estúdio pluridisciplinar e multilíngue. Tem colaboradores dos 4 cantos do mundo e a par das viagens, diz que são eles o motor da sua inspiração. Essa multiculturalidade é tão fundamental como o ar que ele respira.

Coleção Ames Sala

O reflexo desse pulsar está nas criações que têm vindo a assinar para gigantes como Moroso, Thonet, Dedon e também para nomes de uma escala menor como Pulpo e Ames.

Sebastian Herkner cruza a tradição com o avanço da tecnologia e quer, acima de tudo, criar peças que se valorizem com o passar dos anos, e não vivam do sucesso imediato.

Nos últimos 13 anos, Sebastian Herkner soma mais de 30 prêmios internacionais, e em jeito de resumo anual assinou só em 2018 mais de 20 projetos para diferentes marcas internacionais de design de mobiliário e iluminação.

O percurso justifica a eleição do título de ‘designer do ano’ pela Maison&Objet, que dessa forma distingue um criador com apenas 37 anos! Parabéns Sebastian!

 

Foto de destaque: Sebastian Herkner

 

Assinatura: QuartoSala – Home Culture

 

Coleção Stellar, Pulpo

 

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Conheça a trajetória do designer Gaetano Pesce

Aos 84 anos, o artista deixa obras de grande nome e uma influência inigualável na arquitetura e…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Entenda tudo sobre o renascimento do Art Déco na decoração de interiores

Descubra como a estética da tendência do século 20 continua inspirando décadas depois de sua…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais