Lifestyle

O auge dos ambientes externos

Mais do que antes, os espaços exteriores ganham protagonismo e cresce a busca por lares com áreas ao ar livre

 

A cozinha pode ser o coração da casa, mas o espaço ao ar livre é o pulmão, o lugar para respirar. A vida na varanda da frente está voltando, o projeto na área externa está quebrando as regras. Os proprietários estão se aconchegando sob pérgolas e em varandas com vista para as linhas do horizonte. Esta é a vida sem paredes.

“A natureza não é um lugar a ser visitado. É o lar”, escreveu o premiado poeta com o Pulitzer Gary Snyder. Uma vila do século 16 em Florença, Itália, encarna o ponto de vista. A propriedade de oito quartos está situada em colinas antigas e conta com membros da poderosa Casa dos Médicis entre seus antigos proprietários. Esta residência perfeitamente preservada, é uma raridade no mercado imobiliário, apresenta uma piscina e quadras de tênis em mais de 45 acres de jardins privados, parques e olivais. Uma galeria serve como uma espécie de jardin d’hiver, ou jardim de inverno. É protegida dos ventos fortes do inverno e do calor extremo do verão, tornando-a acolhedora o ano todo. Diletta Giorgolo da Italy Sotheby ‘s International Realty o chama de “o lugar mais incrível” da propriedade. “Ele está voltado para o sul para que você veja o sol o dia todo”. A reação dos visitantes à propriedade histórica é de espanto, diz Giorgolo. “É quase impossível encontrar um parque tão amplo na cidade”.

O espaço sumptuoso ao ar livre subiu ao topo das listas de prioridades dos proprietários, onde é visto como tendo um valor tremendo, tanto como um investimento financeiro quanto como um investimento no bem-estar de alguém. Estudos mostram que o tempo passado ao ar livre tem um impacto restaurador. Mesmo em áreas urbanas densas, microespaços estão surgindo em qualquer lugar onde há algumas metragens quadradas disponíveis.

Não se trata apenas de que tipo de espaço externo, mas de quantos espaços: entretenimento, fitness, piscinas, mediação, cozinhas, salas de cinema ao ar livre, escritórios ao ar livre, cada um tão bem planejado como qualquer sala dentro de casa.

Os projetos paisagísticos de maior sucesso são baseados no contexto, arquitetura e estilo de vida, diz Mike Albert, diretor e arquiteto paisagista da Aspen, uma empresa global de arquitetura paisagística e planejamento de terrenos com sede em Colo. Sua abordagem é sempre holística, que reforça os laços com a arquitetura da casa e eleva a experiência do proprietário da casa. “O ambiente natural é primordial. Passamos muito tempo no local para entender os fatores óbvios e sutis que se tornaram os motores de um projeto extraordinário”, diz ele. Para Albert e sua equipe, isso significa observar a propriedade em diferentes momentos do dia e, às vezes, ao longo das estações, para determinar as melhores maneiras de “celebrar o que está lá”.

Celebrar o que há, nem sempre tem sido a preferência dos proprietários de casas. “Historicamente, seria comum um cliente entrar e querer trazer uma estética diferente, um pouco de onde ele vem”, diz Albert. “Agora eles têm uma apreciação muito mais profunda das paisagens nativas”. Trata-se menos de impor e mais de restaurar a paisagem”. Ao reforçar o senso de lugar, os proprietários estão assumindo o papel de privilégio.

“Mais do que nunca, as pessoas querem se conectar com o ar livre física e visualmente. Isso lhes dá uma sensação de rejuvenescimento”, diz Albert. “As paisagens residenciais possuem a capacidade de aprofundar a conexão com a terra, e isso pode ser uma sensação muito gratificante para se ter agora”.



Rancho Santa Fé – Califórnia

Particular, luxuosa e diferente de qualquer outra residência na região, esta obra-prima arquitetônica e contemporânea, mistura com sucesso o ambiente de uma bela galeria de arte moderna com a atmosfera íntima de uma casa genuinamente acolhedora. A propriedade de costume ocupa um cenário privilegiado no final do exclusivo Rancho Santa Fé Fairbanks Ranch e conta com cinco quartos, cinco banheiros completos e cinco meias casas de banho, sala de jogos, escritório/biblioteca, academia de ginástica, cozinha futurista, teatro de 14 lugares, arcada/universidade de vinhos e uma piscina coberta. Terraços com uma piscina de beira de rio e spa capturam magníficas vistas do amanhecer ao anoitecer onde o entretenimento interior/exterior em grande escala é desfrutado durante todo o ano.



Praia da Grama – Itupeva/SP

O inesperado encontro da praia com o campo. Uma praia exclusiva com mais de meio quilômetro de areia, ondas a cada 8 segundos para profissionais e iniciantes onde você e sua família vão curtir o verão o ano todo. Nossa praia conta com uma infraestrutura completa para você jogar Beach tennis, relaxar no SPA, se divertir com os amigos no bar da praia e sushi bar, praticar Yoga e muito mais. Tudo isso, dentro da Fazenda da Grama, condomínio consolidado desde 2004, que abriga um dos 5 melhores Campos de Golfe do Brasil. A apenas 45 min de São Paulo, capital.

 

New York

Esta “viagem ao artesanato sob medida” dos estúdios de design mestre de Matthew Hoey e Soren Rose abrange todo o andar superior e a cobertura do condomínio 240 Park Avenue South. Uma equipe de mestres artesãos, designers e artesãos foi escolhida para projetar, forjar e construir esta casa de tirar o fôlego durante um período de seis anos. A cobertura duplex possui a mais impressionante piscina privada de Manhattan, de 30 pés de comprimento com parede de vidro infinito e construída com azulejo Bisazza Mosaico azul personalizado. A vista panorâmica do norte para o Empire State e os edifícios Chrysler é tão espetacular durante o dia quanto durante o pôr-do-sol e durante toda a noite.



Maresias – São Sebastião

Localizada em frente ao mar no Canto do Moreira. Arquitetura assinada por João Armentano. Ambientes amplos, iluminados e arejados. Possui piscina com piso em madeira, hidromassagem, varanda integrada à área da piscina, amplo living integrado a vários ambientes, sala de estar com lareira e vista para espelho d’água, sala de TV com vista para piscina e praia, lavabo, sauna, jardim, academia, sala de almoço e cozinha espaçosa com armários planejados e bancadas em granito. Jardim diferenciado, projeto da área externa desenvolvido pelo conceituado paisagista Alex Hanazaki, com mais de 30 espécies de plantas tropicais. Na área íntima, dispõe de sala íntima, seis suítes, sendo uma máster com vista para o mar e banheiro amplo com jacuzzi.

 

Key Largo – Flórida

Esta imponente e nova propriedade fica à beira-mar no exclusivo bairro de Sunrise Cay do Ocean Reef Club. Exclusivamente projetada pelos premiados Arquitetos Affiniti e construída pela construtora de casas de luxo Tri-Tech Construction. A propriedade possui seis quartos com banheiros, dois meios banheiros adicionais, um escritório, uma sala de mídia e uma sala de clube. A extensa área ao ar livre inclui uma piscina infinita e um spa, uma cozinha de verão, um bar, um chuveiro ao ar livre, um banho de cabana, e uma cabana de incêndio oferecendo uma vista magnífica para o Oceano Atlântico. A vida é fácil em uma casa inteligente e totalmente automatizada. A entrada é através de um pátio privado que oferece uma garagem para dois carros e uma garagem para quatro carros. Outras características incluem um elevador, um gerador, uma copa e duas novas docas na Sunrise Cay Marina.

 

Iporanga – Guarujá

Casa em condomínio que abrange as praias de Iporanga, São Pedro e Conchas, além de ter uma cachoeira, bar de frente para o mar, quadras de tênis e poliesportiva. Possui serviço de segurança 24 horas com portaria e guardas motorizados. Sua infraestrutura dispõe de água, esgoto, luz e pavimentação além de uma enfermaria de plantão 24 horas. Cercada de muito verde, possui living que integra três ambientes, pé-direito duplo e paredes de vidro que permitem que a área verde faça parte da decoração dos ambientes. Na área de lazer, deck e churrasqueira. Distribuída em cinco suítes, sete banheiros, cozinha, despensa, dependência para caseiro, dependência de funcionária e área de serviço.

 

Lafayette – California

Residencial e recreativa, este complexo multipartamental fora de São Francisco é uma completa escapada de resorts. A propriedade de assinatura tem uma área de 22.451 pés quadrados em 6,88 acres. A “Vila de Recreação” é uma vila autônoma de 8.064 pés quadrados, contemporânea, com uma sensação de moradia sob medida para o entretenimento de alto nível. Com NanaWalls desaparecendo e salas de estar à beira da piscina, o sonho deste animador ostenta um luxuoso complexo de piscinas com cachoeiras, dois spas, uma gruta romântica com fogão de teto e uma lanai lounge. Os amantes do tênis, basquetebol, bocha, uma gaiola de basquete, um putting green e um ginásio de luxo. O lote de pomar em expansão inclui um chalé, trilhas para riachos e extensos gramados.

 

Trancoso – Bahia

Com o desenho inspirado na cruz de São Bento, a casa Altar é um santuário da integração. No centro dessa cruz está a cozinha e ao redor, três suítes e uma piscina. Um ambiente completamente inusitado que proporciona inspiração e um convívio harmônico aos seus hóspedes. Além disso tudo, a Casa Altar é uma casa sustentável, gera a sua própria energia, poço artesiano e tem gerador.

 

Florença – Toscana

Esta majestosa vila do século 16, com linhas clássicas e elegantes, está localizada em um bosque exuberante nas colinas ao redor de Florença. Ainda perfeitamente preservada, esta bela vila foi encomendada pela família Pazzi, da qual foi apreendida após a conspiração contra Lorenzo e Giuliano de Medici. A residência principal cobre uma área interior de 1.500 metros quadrados que se estende por três andares com sótãos, pousadas e mezaninos, e atualmente tem cinco quartos e sete banheiros. Oferece salões convidativos com lareiras de pedra cênica, pisos antigos de terracota e tetos caixotados. Esta fabulosa propriedade, cujo terreno cobre aproximadamente 19 hectares, também conta com um caseiro de 120 metros quadrados “Limonaia” (casa de limonada), uma piscina, uma quadra de tênis e uma capela privativa.



Alphaville – Santana do Parnaíba

Casa localizada em condomínio nobre de Alphaville e com fácil acesso à Rodovia Castelo Branco. O piso térreo possui garagem coberta para seis carros, depósito e hall de entrada com escada em madeira. O primeiro piso dispõe de sala de estar e jantar com duas lareiras, pé-direito alto com tesouras em madeira e aço, fachada e portas de vidro para o terraço. O terraço é amplo e possui área gourmet com fogão a lenha e lareira, mesa com seis lugares, lounge e spa com aquecimento. A cozinha conta com ilha central, armários e despensa integrada, lavanderia e banheiro de funcionários. Possui sala de TV e três suítes com closet integradas ao jardim de trás, que é composto por horta, fogo de chão e um espelho d’água. O segundo piso é composto por suíte máster espaçosa com closet e lareira. Dispõe de banheiro integrado com jardim de inverno e banheira e escritório com bancada em madeira para duas pessoas, sala de TV e sala de lareira.

 

Westport – Connecticut

Este complexo privado, profissionalmente bem cuidado, em 2,65 acres em Westport, é um sonho tornado realidade. Acessado por belos portões de ferro, um passeio sinuoso, e espaço para uma piscina! Há quatro ou cinco quartos, um com banheiro em suíte. O quinto quarto é uma possível suíte primária com banheiro completo localizado em sua própria ala da casa. Também é possível encontrar uma cozinha de última geração, um ginásio privado e espaços de entretenimento graciosos e confortáveis. Um nível inferior expansivo tem tetos com teto em barril com adega/quarto com temperatura controlada e um potencial simulador de golfe interno ou espaço de spa. O piso da cozinha e o banheiro principal são radiantemente aquecidos. Na área externa, as principais características incluem uma caixa de tacos de golfe de 54 jardas e um green Par 3, parede de cascata e majestoso arco de pedra que leva ao rio Saugatuck. Possui também uma casa/lounge de vidro modernista com uma lareira a lenha.

 

Pacaembu – São Paulo

Casa reformada e pronta para morar, em uma rua tranquila e cercada pelo verde, próxima a padarias, escolas e toda a infraestrutura do bairro. Sua construção é prática e está voltada para o verde. A área social é composta por living, cozinha e lavabo. Existe a possibilidade de fazer uma piscina na área externa. Nos fundos, existe uma edícula onde fica a academia e o escritório, além da parte de serviços. A área íntima possui quatro dormitórios, sendo uma suíte, todos com acabamentos de qualidade.

 

Playa Del Carmen –  México

Esta majestosa vila à beira-mar é uma representação autêntica de uma propriedade de estilo caribenho mexicano, combinando harmoniosamente natureza e luxo em uma localização privilegiada. A casa foi projetada pelo renomado arquiteto Miguel Quintana Pali, construída com amplas paredes, espaços abertos e materiais da melhor qualidade e de alta durabilidade, ideal para a área. O projeto arquitetônico foi criado para desfrutar do clima e da natureza, com espaços abertos, que facilitam o desfrute da beleza do local sem comprometer a privacidade de quem o habita.

 

Quer saber mais sobre imóveis de alto padrão no exterior? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s.



Adaptação: Reside




Leia também:
A beleza do Boho Chic
Ancestralidade reverenciada
Tactile design: arquidecor para ver, tocar e sentir
Japandi: conheça o novo estilo de decoração e saiba como aplicá-lo
Nesting, cocooning e cozy living: conforto agora é prioridade na decoração

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais