New Story: conheça o projeto de que a Sotheby's International Realty participa
Institucional BNSIR

New Story: conheça o projeto que a Sotheby’s International Realty participa

Não há dúvida: a transformação digital já toma conta de, praticamente, todos os setores de negócios do mundo. Com o mercado imobiliário isso não é diferente — afinal, hoje é possível construir bairros inteiros com impressoras 3D. Prova disso é o Projeto New Story. Você já o conhece?

Trata-se de uma ONG que entrega melhores condições de moradia para população de baixa renda ao redor de todo o mundo. Iniciativa que a Sotheby’s International Realty, imobiliária de alto padrão, tem o orgulho de fazer parte!

É impossível não se interessar por um assunto que reúne desenvolvimento, tecnologia, inovação e boas ações, não é? Então, para entender melhor como funciona e a quem se destina o Projeto New Story, continue conosco e tenha uma ótima leitura!

O que é o New Story?

Como dissemos, essa é uma organização sem fins lucrativos com abrangência mundial, que tem como foco a solução de problemas de habitação por meio da parceria com empresas de desenvolvimento tecnológico e do mercado imobiliário — como a Sotheby’s International Realty. Para isso, a ONG colaborou na criação da Vulcan, uma impressora 3D capaz de construir uma casa pré modelada com um investimento de, no máximo, $4.000.

Como ele surgiu

O projeto surgiu da união da ICON com um grupo de pessoas que acreditam em valores básicos comuns, como:

  • Gratidão;
  • Empatia;
  • Simplicidade;
  • Excelência;
  • Melhoria contínua;
  • Objetivos mensuráveis;
  • Planejamento;
  • Foco.

Tudo isso, aliado à crença na tecnologia a serviço do homem, deu origem à impressora 3D que viabiliza as ambições do projeto. A partir daí, a ONG começou a buscar recursos por meio de doações on-line para a primeira comunidade construída completamente em 3D, em El Salvador.

Quais são as suas principais características?

A visão da ONG New Story é a construção de um mundo onde não existam seres humanos vivendo em “modo de sobrevivência”. Para isso, ela conta com uma equipe dedicada de voluntários — na grande maioria millennials  que trabalham com afinco para mudar a realidade da população de baixa renda do planeta.

A ONG recebe doações por meio do seu site e as emprega exclusivamente no custo na construção das casas, por meio da Vulcan, capaz de imprimir uma casa de 60 m² em blocos de cimento, em um período de 12 a 24 horas. Essa casa impressa tem um quarto, a sala, uma área de escritório, um banheiro e a varanda, e pode ser tão durável quanto as casas construídas pelos métodos tradicionais.

Por enquanto, a Vulcan só está disponível para o projeto New Story, mas espera-se que, em um futuro próximo, as pessoas possam fazer o download do projeto e imprimir suas próprias casas, a baixíssimo custo.

Para quem o projeto é destinado?

O objetivo do New Story é construir casas no mundo todo em comunidades em condições de vulnerabilidade, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.

De início, como dissemos, o projeto pretende construir, no mínimo, 100 casas em El Salvador até 2019, e em seguida democratizar a tecnologia para outras ONGs ao redor do planeta. A ONG não pretende comercializar esse serviço, mas, provavelmente, surgirão empresas privadas interessadas em investir nessa tecnologia como produto.

Como o New Story funciona?

O processo de desenvolvimento do projeto é orientado por seis etapas, que vão do aprendizado sobre a comunidade até a interação e o pós-projeto com as famílias beneficiadas, para entender os impactos causados e como melhor servir às próximas comunidades. A seguir, vejamos quais são essas etapas e suas premissas:

  • Aprendizado por meio dos parceiros próximos às comunidades beneficiadas, o New Story busca entender os problemas, costumes, a cultura e as necessidades da população;
  • Design centrado no ser humano — graças às contribuições, aos feedbacks e à experiência das pessoas que vivem na comunidade, é possível elaborar o design de forma transformadora para as novas gerações;
  • Planejamento comunitário o projeto não visa a construção de residências isoladas, mas sim comunidades, com mais de 50 famílias. Isso significa um planejamento urbano, que prevê escolas e áreas de lazer, além de oportunidades de geração de renda;
  • Mão de obra e materiais locais o New Story faz a aquisição de materiais de construção e o treinamento de trabalhadores dentro da própria comunidade. Desse modo, contribui para a economia local e capacita a população com novas habilidades;
  • Mensuração do impacto antes da entrega de cada residência, também são coletados dados sobre as famílias, que continuam sendo assistidas após o recebimento das casas. Isso permite a mensuração do impacto do projeto em suas vidas;
  • Interação e aprendizado os dados coletados só terão serventia real se puderem aumentar os resultados do projeto. Por isso, eles são usados para melhorar as comunidades existentes e a forma como ele será implantado em novas comunidades.

Quem faz parte do New Story?

O projeto conta com a colaboração de profissionais que ocupam altos cargos em empresas como a Coca-Cola, McDonald’s, Hewllet Packard, Volvo, entre outras gigantes. Além de contar com a colaboração de voluntários e doadores, que chegam até ela por meio do site, também tem como parceira a ICON, uma startup de tecnologias para construção situada em Austin, no Texas, que colaborou justamente com a criação da impressora 3D.

Como fazer parte desse projeto?

Há várias formas de participar do projeto — seja com doações por meio do site, conforme já citamos aqui, seja por meio do voluntariado. Atualmente, a ONG tem vagas abertas para voluntários com qualificações específicas, além de contratar profissionais e buscar intercambistas. E, é claro, também está aberta a investidores e parceiros que queriam se juntar ao projeto!

Enfim, a New Story e os seus parceiros, como a Sotheby’s International Realty, são a prova viva de que o nosso mundo está mudando para melhor. Não somente no que diz respeito às inovações e comodidades trazidas pela tecnologia, mas, principalmente, nas crenças, propósitos e valores que habitam as mentes e os corações dos seres humanos.

Agora, se você gostou do projeto, está na hora de fazer a sua parte! Além da doação para o New Story, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas o conheçam e possam ajudar também?

Posts relacionados
Institucional BNSIR

Sotheby’s oferece exposição histórica de Sebastião Salgado

Primeira mostra pública de obras impressas em platina leilão de originais A carreira…
Ler mais
Institucional BNSIRMercado

Sotheby's International Realty atinge US$ 204 bilhões em vendas

Com performance superior à média do setor, marca se consolida como grande destaque global do…
Ler mais
Institucional BNSIR

Newsletter 100

Em celebração à centésima edição preparamos uma news especial com um best of the…
Ler mais