Internacional

Mudanças no Golden Visa: últimos dias para comprar imóveis urbanos em Portugal

Regras de concessão do visto permanente a quem investe em imóveis no país serão alteradas em 2022

 

Quem tem interesse em adquirir um imóvel em Portugal deve ficar atento às mudanças nas regras de concessão do Golden Visa. Em vigor desde 2012, este programa foi criado pelo governo português para incentivar os investimentos no país com capital estrangeiro. 

Oficialmente o visto é denominado pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal) como ARI (Autorização de Residência para Atividade de Investimento) e é uma modalidade de visto de residência no país. É uma autorização de residência temporária para estrangeiros de fora da União Europeia viverem em Portugal, desde que comprovem terem realizado investimentos sob as condições determinadas pelo programa, com dispensa de visto para entrar no território português.

O Golden Visa possibilita que, ao manter o investimento por pelo menos cinco anos, estes estrangeiros tenham direito a solicitar nacionalidade portuguesa. 

 

Apartamento contemporâneo em Cascais com vista para o Rio Tejo

 

O que muda em 2022

A principal mudança do programa é em relação às áreas que farão parte dele. A capital Lisboa, Porto, Algarve, comunidades intermunicipais do litoral e outras cidades e regiões onde o processo de urbanização está bastante avançado foram excluídas do incentivo. Ou seja, a compra de imóveis residenciais nestas localizações não dará mais direito ao ARI e à progressão para solicitar a nacionalidade portuguesa por razão de investimento. Imóveis comerciais nestas áreas ainda fazem parte do programa.

 

 

 

 

 

De acordo com o decreto do governo português, a mudança tem o intuito de manter os princípios do programa, que neste momento tem como prioridade incentivar os investimentos no interior do país, onde as regras continuarão em vigor. 

Veja aqui as regiões que farão parte a partir de 2022 para o programa.



Como está o mercado imobiliário em Portugal?

Recentemente fizemos uma matéria sobre isso. Portugal passa por entressafra e tem preços reduzidos com alto potencial de valorização em curto tempo, devido a um período difícil que atravessa em sua macroeconomia. A pandemia afetou o mercado global, mas países com o perfil de Portugal foram mais atingidos e isso se reflete no momento atual, que por sua vez tem efeitos na dinâmica do mercado imobiliário. Reveja aqui a matéria completa.

Para quem procura mais argumentos que componham seu painel para bater o martelo sobre o investimento indicamos uma outra leitura. Nesta matéria levantamos atributos importantes e que devem ser considerados sobre Portugal, tal como a possibilidade de quem deseja empreender, uma vez solicitado o Golden Visa, fazer negócios no âmbito do Espaço Schengen, conjunto de países com as economias mais fortes na Europa.

 

 

Pedidos podem ser feitos até o fim do ano

Apesar de, em média, levarem 3 meses, para serem emitidos, os pedidos de Golden Visa feitos e protocolados até 31 de dezembro de 2021 terão direito a serem analisados de acordo com as regras anteriores às mudanças.

Assim, quem ainda pretende entrar com o pedido nos moldes atuais do programa deve aproveitar os últimos meses de 2021 para realizar todas as etapas do processo.

 

Curadoria Portugal

Nossos consultores realizaram uma curadoria há pouco tempo com imóveis de Portugal. A seguir eles nos indicam mais algumas oportunidades. 

Não deixe de entrar em contato conosco caso esteja interessado em um imóvel no país. Além das propriedades que temos em nosso catálogo, temos ainda como acionar os escritórios da Sotheby ‘s International Realty em Lisboa, Porto e encontrar exatamente o que você procura.

 

 

 

 

 

 

 

Quer saber mais sobre imóveis de alto padrão no exterior? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

 

Leia também 
Conexão luso americana
Os endereços mais disputados de Viena
Cresce a procura por imóveis em Portugal e nos Estados Unidos
Mercado internacional começa 2º semestre com grandes oportunidades
Conheça o hotel de luxo de Pharrell Williams e David Grutman em Miami

Posts relacionados
Internacional

10 maratonas de rua internacionais para expandir seus horizontes

Descubra as melhores maratonas ao redor do mundo e compartilhe a experiência de correr em terras…
Ler mais
Internacional

Descubra por que Orlando atrai investidores brasileiros para o mercado imobiliário

Rodolfo Milanez, especialista em vendas da Lennar Brazil, compartilha sua visão sobre o crescente…
Ler mais
Internacional

Indo com a maré: a flutuação do câmbio aumenta compras de luxo internacionais

O Relatório da Luxury Outlook revela quais são os destinos mais procurados por investidores de…
Ler mais