Descubra como o bairro une o agito da cidade com a tranquilidade. O especialista Peterson Casale revela todos os segredos de Pinheiros e sua cena cultural, gastronômica e criativa
O lifestyle de Pinheiros, em São Paulo, é uma simbiose perfeita entre o dinamismo urbano e a qualidade de vida. Nesse bairro, a agitação da metrópole convive harmoniosamente com um ritmo mais tranquilo, proporcionando aos seus moradores uma experiência de vida equilibrada.
A região é conhecida por sua diversidade de opções de lazer, repleta de cafeterias, lojas de design e galerias de arte que atraem amantes da cultura e da criatividade. O bairro também abriga uma vibrante cena gastronômica, com diversos restaurantes, bares e food trucks que oferecem uma rica variedade de sabores, desde pratos tradicionais até inovações culinárias.
Em entrevista ao Blog da Bossa Nova, Peterson Casale, especialista em Pinheiros, Jardim América, Higienópolis e nos principais bairros da Zona Oeste da mais detalhes sobre a vida em um dos mais tradicionais bairros da capital paulista. Confira!
Qual é a sua visão de mercado sobre a região que você atua?
Pinheiros vem em uma onda crescente nos últimos anos. A busca por morar no bairro aumentou significativamente e os motivos são muitos.
Em primeiro lugar, Pinheiros faz fronteiras com outros bairros de desejo, isso faz com que a sua localização fique ainda mais atrativa e especial, como se estivesse envolto em uma bolha.
O comércio na região se destacou fortemente, com uma ampla variedade de restaurantes, bistrôs renomados, estúdios de arte, mercados, padarias e lojas de moda e design. Os mais recentes, sempre com novos conceitos, ou clássicos revisitados, agregam ainda mais valor e charme ao bairro.
As conveniências ainda preservadas no bairro, traz toda a bossa na questão do lifestyle.
A chegada da linha amarela do metrô, com as estações Oscar Freire, Fradique Coutinho e Pinheiros, proporcionou mais uma importante opção em relação à mobilidade.
Pinheiros passa por uma transformação arquitetônica muito intensa nos últimos anos, onde a verticalização mudou o cenário de várias ruas.
Essa verticalização divide opiniões.
A associação dos moradores do bairro de Pinheiros se uniu e juntamente com o CONPRESP, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo, aprovou o pedido para iniciar o processo de tombamento preliminar de parte do bairro.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Independente dos atuais e futuros rumos do bairro, o CEP tem seu peso e ainda é mais desejado pelos amantes da Zona Oeste.
O que os clientes Bossa Nova mais procuram na hora de adquirir um imóvel nesta região?
Localização é a palavra-chave para os nossos clientes em Pinheiros, pois na sua maioria, gostam do lifestyle de walk-distance para as facilidades da região.
O quadrilátero das ruas que cruzam a rua dos Pinheiros ainda é o mais procurado, com o m² mais caro. Em seguida o “baixo Pinheiros”, próximo à avenida Pedroso de Moraes, bem requisitado pelos “farialimers”. Por último, mas não menos importante, as ruas próximas ao metrô Oscar Freire, é feita para um público que gosta de estar próximo ao Jardins.
Depois, eles se dividem em dois perfis:
Os que buscam apartamentos já reformados e bem iluminados, em prédios mais antigos, mas não renunciam a elementos arquitetônicos bem preservados.
As reformas com ambientes integrados, tacos restaurados, ganham um passo à frente.
O outro perfil são os que optam por empreendimentos mais novos, com lazer completo, com varanda e vista. A busca pelo skyline da cidade virou privilégio dos novos lançamentos e andares altos.
Dê 3 dicas de hotspots da região.
Seria difícil citar apenas três hotspots da região.
Na parte gastronômica, a rua Ferreira de Araújo tem ótimas opções de restaurantes, mas vale o destaque para o restaurante SHUK, comida de rua do Oriente Médio, ótima opção para os sábados de tarde.
Os adeptos a aperitivo/happy hour, o despretensioso OMBRA é assertivo para ir com amigos.
Para um jantar mais intimista, o LIDO amici di amici, com culinária italiana, que foge do óbvio.
Os clássicos do bairro nunca saem de moda: Dô Culinária Japonesa e o Chou, sempre impecáveis.
Para quem busca sair do óbvio no vestir e un certain regard em objetos de decoração, a rua Mateus Grou se consolida de vez, como o novo endereço de moda e design da cidade. Palco perfeito para os novos artistas.
Se o assunto for objetos de design, a curadoria de design da loja DESMOBILIA é de encher os olhos e alegrar as casas de bom gosto.
Os que buscam particularidade em vestir, a loja BALSA se destaca com peças atemporais e em tecidos com procedência de responsabilidade ambiental, mas atual impossível.
Para os amantes de música, o CITYLIGHTS hospeda diversos shows, de maneira mais intimista e com uma curadoria ímpar. E por fim, a feira da Praça Benedito Calixto, que é uma tradição paulista.