Combinando apresentações estéticas de saltar aos olhos com design que prevêem funcionalidades e ambientes mutantes, a marcenaria protagoniza projetos icônicos
O conceito nasceu de uma necessidade. Aproveitar espaços. A base da marcenaria inteligente é analisar todas as características do ambiente e criar projetos personalizados alinhados às preferências estéticas e demandas de quem faz a encomenda.
Se no princípio tínhamos soluções próximas a móveis planejados, a evolução deste conceito nos leva a uma nova era. Onde a funcionalidade não suprime a criação de projetos autorais e peças únicas, que cumprem tanto a tarefa de dar ao ambiente atribuições diversas e facilmente modificadas, como dão personalidade e impactam com um visual exclusivo.
Aproveitar a altura dos imóveis ou vãos é quase que uma regra neste conceito, o que não significa que ele se resuma a uma espécie de “tétris mobiliário”, para apenas aproveitar vãos livres. Há formas de fazer este encaixe e transmitir sofisticação.
Fábrica de espaços únicos
Embora tenha nascido e ainda seja mais utilizada para aproveitar espaços, especialmente os mais difíceis, leia-se irregulares, quinas, vigas, a marcenaria inteligente pode sim ser vista também como uma fábrica de ambientes e espaços únicos.
É o caso deste projeto do arquiteto Marmol Radziner para uma ampla cozinha em conceito aberto. Onde a madeira brilhante e com cor pronunciada harmoniza com as grandes janelas e a paisagem externa marcada pela natureza, proporcionando uma experiência única e acolhedora. Abaixo o detalhe da marcenaria inteligente da mesa encaixada em piso baixo relevo com gavetas a emoldurando. Na sequência, foto aberta do projeto completo.
A marcenaria inteligente como diz o termo está a favor da funcionalidade. Aqui temos um outro bom exemplo de sua aplicação. Livros de gastronomia protegidos do contato direto com os “vapores” da cozinha, mas bem à mão e próximos para aquela consulta de uma receita, de uma técnica.
O lúdico encontra o design
Nesta casa na Coréia do Sul, a marcenaria inteligente mostrou todo seu potencial. Ao mesmo tempo em que é uma estante, a estrutura funciona como arena e arquibancada para projeções de cinema em casa, espaço para leitura e ainda contempla um lúdico escorregador para quem se habilitar a trocar as escadas por uma descida mais divertida e aventureira do segundo andar da casa para o térreo.
A estante do designer belga Filip Janssens “toma” espaço de uma parede. O projeto batizado de “Rupture wall cabinet” tem ainda uma luz amarela ao centro, aumentando a significância da criação.
Abaixo o armário de entrada oculto, outro projeto de Filip Janssens, premiado pelo programa de TV australiano Grand Designs Australia. Foto: Barton Taylor.
Recantos secretos
Uma decoração intimista e moderna, contempla estruturas pouco convencionais, mas que trazem conforto, como um refúgio quase que secreto. Painéis basculantes e portas invisíveis são recursos que fazem da marcenaria um universo vasto para a criação de projetos de design de interiores.
Em projetos dedicados a crianças, a marcenaria inteligente aguça os sentidos e eleva a invenção dos pequenos. Qual criança nunca sonhou em ter um quarto ou ambiente secreto?
Quer conhecer nossas oportunidades de imóveis de alto padrão decorados? Entre em contato com a Bossa Nova e fale com um de nossos consultores.