Ao longo de mais de seis décadas, A. Alfred Taubman – lendário coletor, filantropo e homem de negócios – montou uma das maiores coleções de arte em mãos privadas. Abrangendo mais de 500 obras, a coleção abrange da antiguidade à arte contemporânea. Alfred morreu dia 17 de abril de 2015, aos 91 anos. Era o proprietário da Sotheby’s desde 1983.
A partir desta quarta-feira (4.nov.2015) a renomada casa de leilões Sothebys começará a leiloar, em Nova York, a coleção privada estimada em US$ 500 milhões. São trabalhos de Picasso, Willem de Kooning, Modigliani, Frank Stella, Henri Matisse, Wassily Kandinsky, Georges Braque, Egon Schiele e outros.
Os leilões serão realizados ao longo dos próximos meses, até janeiro de 2016. É a primeira e única vez que toda a amplitude de realização de Taubman como um colecionador poderá ser vista pelo público. Em 27 de janeiro do ano que vem, por exemplo, será leiloado o quadro “Retrato de Valerio Belli”, pintado pelo renascentista Rafael.
Nesta semana, no dia 4.nov.2015, um dos quadros com valor estimado mais elevado será leiloado, o quadro é Femme Assise sur une Chaise (Mulher sentada numa cadeira), de 1938, de Pablo Picasso. A obra retrata Dora Maar, amante e musa do mestre espanhol. A Sotheby’s acredita que essa pintura possa render US$ 35 milhões. Além dessas outras obras importantíssimas lideram esse leilão, como o notável Paulette Jourdain de Amedeo Modigliani e um importante pastel de Edgar Degas, Danseuses en blanc, estimado em U$ 25 milhões.
Esta distinta coleção também apresenta pinturas impressionantes e esculturas dos artistas mais influentes da arte contemporânea e americana: de Willem de Kooning, Mark Rothko e Jackson Pollock, a Jasper Johns, Frank Stella, e Roy Lichtenstein.
Seguem abaixo algumas das obras de arte que serão leiloadas: