Existem diversas maneiras de investir no mercado imobiliário e adquirir uma propriedade que esteja em sintonia com os anseios, expectativas, demandas e necessidades dos futuros moradores. Por isso mesmo, muitas pessoas se questionam se é mais vantajoso comprar um apartamento reformado ou para reformar.

O fato é que cada alternativa tem suas vantagens, mas também apresentam alguns aspectos que merecem ser bem observados.

Para ajudá-lo a avaliar qual é a melhor escolha para o seu perfil de morador, criamos este conteúdo. Leia até o fim e descubra como comprar um apartamento de acordo com suas necessidades!

Vantagens de comprar um apartamento reformado

Chance de mudança imediata

A chance de fazer uma mudança imediata é, sem sombra de dúvidas, uma das grandes vantagens de comprar um apartamento reformado.

Isso não é importante apenas em termos de praticidade, mas também é preciso considerar que, em algumas situações, simplesmente não temos o tempo necessário para investir em obras ou reformas.

Sendo assim, adquirir uma unidade que já esteja completamente preparada para receber novos moradores é imprescindível. Não se esqueça que você já vai gastar tempo com negociações, agendamento de pagamentos, ajustes na documentação e outros trâmites.

Possibilidade de vistoria

Ao comprar um imóvel para reformar, são grandes as chances de, no momento de receber a obra pronta, você perceber que algo está diferente do combinado ou daquilo que você desejava.

Definitivamente, esse não é o tipo de decepção que você gostaria de ter, ainda mais depois de gastar tempo e dinheiro com as melhorias.

Com um apartamento já reformado, isso não é um problema. Você poderá realizar uma boa vistoria no local, analisando cada cômodo e observando os acabamentos que foram colocados.

Pode ficar atento, ainda, ao funcionamento de portas, janelas, lâmpadas, tomadas, torneiras, chuveiros, vasos sanitários, ao estado do piso, da pintura e tudo mais.

Menos dor de cabeça

Um apartamento que já esteja na situação de “entrar e morar” é, com certeza, um local que tende a trazer menos dores de cabeça para os proprietários.

Mesmo que você identifique a necessidade de realizar algumas melhorias com o intuito de adequar o imóvel às suas necessidades, elas poderão ser feitas com o passar do tempo, sem urgência.

Dessa maneira, você poderá viver de acordo com as suas possibilidades, sem grandes impactos no orçamento ou preocupações que possam minar a sua qualidade de vida.

Nada de perder o sono preocupado com compra de materiais, contratos de mão de obra, execução de projetos e inúmeros fatores que podem comprometer uma obra grande.

Preço melhor em longo prazo

É natural que, ao comprar um apartamento reformado, você possa ter que desembolsar um valor um pouco maior em um primeiro momento. Mas isso não quer dizer que, em longo prazo, você não acabe economizando bastante.

Como o mercado imobiliário vem oscilando bastante no Brasil — e muitas pessoas podem estar precisando de dinheiro na mão — são enormes as possibilidades de você encontrar proprietários tradicionais, mas que podem ser tentados a dar grandes descontos por uma boa oferta.

Vantagens de comprar um apartamento para reformar

Oportunidade de personalização

Para muitas pessoas, a grande vantagem de comprar um apartamento para reformas é que isso permite que você personalize o local de acordo com as suas preferências e as necessidades da sua família. Esse é um benefício bem interessante, que abre a chance de você viver no local em que sempre sonhou.

Quem ama criar animais, por exemplo, pode separar um espacinho exclusivo para eles, adaptando uma parte da área de serviço ou de uma varanda.

Já quem gosta de receber amigos, pode derrubar paredes não-estruturais e apostar na criação de um conceito aberto, com espaços de convivência mais amplos.

Menor preço de aquisição

Já para outros clientes, a principal motivação de comprar um apartamento para reformar é o preço mais baixo, sobretudo em comparação com as unidades que estão prontas e com o acabamento feito.

Os valores menores se dão, sobretudo, em relação aos empreendimentos mais novos ou recém-lançados, que acabam embutindo isso tudo na cotação.

Em linhas gerais, podemos dizer que, quanto maior a idade do prédio e do condomínio, menor tende a ser o seu custo de aquisição.

Isso se torna um ponto extremamente interessante, especialmente para quem souber avaliar e escolher um imóvel para, posteriormente, se dedicar aos reparos.

Possibilidade de valorização

Observamos no tópico anterior que, em linhas gerais, uma das vantagens de comprar um apartamento para reformar é que ele tem um menor preço de aquisição. Sendo assim, não dá para deixar de perceber que, com um pouco de dedicação e bom poder de análise, o potencial de valorização será imenso.

Qualquer boa reforma tem capacidade de agregar valor para a unidade, especialmente se você fizer os serviços de reparo mais importantes e apostar em um projeto decorativo atualizado.

Nos dias de hoje, o que está em voga é a sustentabilidade, o uso de materiais inteligentes, a funcionalidade, a praticidade e a beleza.

Localizações mais tradicionais

Você já deve ter percebido que, principalmente nos grandes centros urbanos, os bairros mais tradicionais e nobres são ocupados primeiro.

Isso quer dizer que, na maioria das vezes, as unidades disponíveis nessas localizações serão mais antigas, demandando alguns reparos e reformas para que atinjam seu melhor potencial.

Adquirir propriedades desse tipo é sempre algo atraente para quem busca o lar perfeito. Diante dessa realidade, há um movimento recorrente de clientes que querem comprar apartamentos antigos para transformá-los em moradias cheias de beleza e conforto, melhorando o local com alterações pontuais.

Como você pôde ver, existem vantagens de comprar um apartamento reformado ou para reformar.

Independentemente da sua escolha, ao adquirir um imóvel, é muito importante contar com o auxílio de uma imobiliária especializada, para ajudar a escolher a opção perfeita para o perfil da sua família.

Gostou de conhecer as vantagens de comprar um apartamento reformado ou para reformar? Ficou interessado em alguma dessas escolhas? Então não perca mais tempo, entre em contato com a nossa empresa e conheça nossas opções!