O universo da arquitetura e decoração de interiores vem ganhando espaço e despertando o interesse das pessoas. A profusão de programas de TV e revistas especializadas sobre o tema demonstra que entender o que é retrofit e como se aplica às reformas residenciais pode ser muito interessante.
Embora essa tendência não seja propriamente nova — já sendo bastante familiar em outros países — o Brasil vem sendo apresentando a esse tipo de solução em tempos mais recentes, sobretudo nas grandes capitais e centros urbanos.
Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o retrofit, suas aplicações e vantagens!
O que é retrofit
Para compreender melhor o conceito de retrofit, vale a pena entender como surgiu o termo. Sua origem vem da combinação da palavra “retro”, que quer dizer algo como “para trás” em latim, e “fit”, que deriva do inglês e significa “encaixar” ou “ajustar”.
Quando aplicado ao mercado imobiliário, o termo retrofit significa um processo de revitalização de imóveis, como casas, prédios, coberturas ou mesmo unidades comerciais. Ele pode (e deve) ser aplicado a reformas, mas é muito mais que uma mera obra.
Trata-se de um conjunto de ações estratégicas que envolve uma série de detalhes, modernizações e readequações. Em determinados casos, até as instalações da propriedade — e, eventualmente, alguma questão estrutural — são repensadas.
Por que o retrofit é importante
Podemos afirmar que a ideia inicial e mais importante do retrofit é a de preservar as características originais do local. No entanto, é necessário, também, torná-lo mais funcional e esteticamente atraente, além de adequado às exigências atuais.
Em sua versão final, o imóvel deve satisfazer tanto os moradores quanto a legislação, estendendo sua vida útil por muitos anos ou décadas.
No Brasil, a demanda pelo retrofit é cada vez mais intensa, já que ele une o útil ao agradável. É possível preservar, por exemplo, um interior bonito, uma fachada tradicional ou algum patrimônio histórico sem deixar de aprimorar a praticidade e corrigir distorções que surgiram ao longo do tempo.
O resultado de tudo isso é o aumento do valor de venda ou locação, benefícios estéticos e práticos.
Como ele atua em reformas de imóveis tradicionais
É muito natural e recomendável que o proprietário que esteja pensando em vender ou alugar seu imóvel invista em alguns ajustes para valorizá-lo. No entanto, existem maneiras bem distintas de fazer isso.
Enquanto uma mera reforma pode tornar um cômodo mais aprazível ou simplesmente consertar pequenos defeitos, o retrofit faz muito mais.
Pensando na parte estética, você deixará seu imóvel em consonância com as maiores tendências da decoração de interiores da atualidade, investindo em bons materiais sem perder a identidade.
Já no retrofit estrutura, você pode ir além. O investimento pode ser mais elevado, mas você tem a oportunidade de alterar a edificação propriamente dita, sobretudo nos casos em que houver alguma falha no projeto original.
Isso pode acontecer, por exemplo, em casos em que o local não esteja adequado às exigências da lei de hoje, o que é muito comum em casas e prédios muito antigos.
Quais são as vantagens do retrofit
Além de todos os benefícios que citamos, o retrofit tem algumas vantagens menos óbvias. Abaixo, listamos algumas delas.
Economia com custos e despesas recorrentes
O retrofit não é um investimento elevado relativamente, e suas possibilidades de lucro não ficam restritas à negociação da unidade, tanto para venda quanto para aluguel. Ele pode significar economia também em custos recorrentes.
Isso ocorre, por exemplo, com a conta de energia da propriedade. O aproveitamento de espaços é muito mais inteligente com o retrofit, adequando os ambientes às necessidades modernas.
O aproveitamento da iluminação natural e o uso de lâmpadas de LED são alguns exemplos de economias inviáveis em construções antigas.
Valorização do imóvel como um todo
Uma das vantagens mais significativas de apostar no retrofit é que essa técnica contribui para a valorizar os imóveis nos quais ela é realizada, independentemente do seu bairro e de sua localização.
Dessa maneira, o dinheiro que você aplicou para modernizar o local voltará com muito mais volume para o seu bolso, não apenas com a economia nos gastos recorrentes, como também na venda ou aluguel.
É bastante evidente que as unidades submetidas aos princípios do retrofit ficam mais visadas no mercado.
Afinal, a propriedade ganha uma nova decoração e passa a atender todas as exigências técnicas da lei. Nada melhor para convencer o interessado a esticar o orçamento para comprá-las ou alugá-las.
Sintonia com o princípio da sustentabilidade
Você já deve ter ouvido falar que a sustentabilidade é um dos temas do momento, sobretudo se vive em um grande centro urbano. Sendo assim, é fácil supor que boa parte da população se preocupe com o impacto de suas propriedades no meio ambiente.
Diante dessa realidade, o retrofit também acaba sendo uma excelente escolha, visto que as suas alterações estarão sempre em sintonia com os melhores preceitos e práticas.
Isso vai desde o melhor uso da iluminação natural até o reaproveitamento da água da chuva, uso de LEDs orgânicos e materiais recicláveis em geral.
Modernização, mantendo a essência do local
Para terminar essa lista de vantagens do retrofit, vamos ressaltar uma das principais delas: a relação entre modernização e manutenção da essência arquitetônica.
Isso quer dizer que, por mais que seja necessário realizar uma série de alterações e mudanças para adequar o imóvel aos tempos modernos, as características originais serão preservadas ao máximo.
Cada pequeno reparo ou reforma será desenvolvida de modo que a construção fique em sintonia com os parâmetros atuais e mantenha sua personalidade.
Assim, o planejamento e a execução das obras é orientada a reunir praticidade e beleza estética de época, valorizando o imóvel e despertando a curiosidade histórica de quem passa pelo seu interior.
Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, o Retrofit é uma alternativa muito interessante no mercado imobiliário atual, que pode aumentar o valor do seu patrimônio e tornar qualquer propriedade muito mais atraente e funcional!
Gostou de compreender o que é retrofit? Quer mais dicas de arquitetura e opções para valorizar o seu imóvel? Então não deixe de assinar nossa newsletter e conferir em primeira mão outros conteúdos como este!