Descubra as principais tendências que estão moldando o mercado de imóveis de luxo na planta, com foco em inovação, sustentabilidade e personalização.
O mercado de imóveis de luxo na planta tem vivido uma crescente no Brasil por sua capacidade de oferecer projetos que combinam sofisticação, inovação e personalização. Cada vez mais, os compradores buscam propriedades com plantas modernas, amplas e bem planejadas, além de tecnologias de ponta que garantam conforto e sustentabilidade. A crescente demanda por soluções ecológicas também tem influenciado o futuro dos empreendimentos de alto padrão, sem comprometer o luxo e a exclusividade.
Em entrevista, Letícia Urbano Lopes, consultora especialista em mercado primário de alto padrão, e Douglas Andrade, gerente de vendas da Bossa Nova Sotheby’s, destacaram que os clientes desse segmento priorizam a personalização das plantas, a integração das áreas sociais e o uso de materiais sustentáveis. Esses fatores refletem o novo perfil de comprador, que busca imóveis alinhados às suas necessidades e à sua visão de um estilo de vida moderno e exclusivo.
Confira a entrevista completa abaixo!
Quais características e diferenciais nos lançamentos de imóveis de luxo estão atraindo o público de alto padrão atualmente?
Letícia Urbano Lopes: Temos dois perfis distintos dentro do público de alto padrão: aqueles que buscam o quiet luxury é um estilo caracterizado pela sofisticação sutil, com paletas de cores neutras e terrosas e uma estética que evita excessos visuais. É valorizado por arquitetos, designers de interiores e paisagistas que buscam criar ambientes sofisticados, onde a qualidade dos materiais e o design se destacam sem apelos ostensivos. Exemplos notáveis desse estilo são vistos nos trabalhos de João Armentano, Isay Weinfeld e Pablo Slemenson.
Por outro lado, o público que valoriza o luxo sofisticado nas grifes de moda costuma investir em peças exclusivas, com paletas diferenciadas e assinadas pelos maiores nomes da moda e da arquitetura mundial. Nesse contexto, empreendimentos residenciais assinados por estilistas renomados, como o Saffire by Elie Saab e o Villa Milano by Versace Home, exemplificam a união do design e do alto padrão com uma personalidade marcante, contando com equipes de controle de qualidade e padrões internacionais.
Douglas Andrade: Atualmente, a principal característica que atrai o público de alto padrão nos lançamentos de imóveis de luxo é a localização. Muitos clientes buscam imóveis em áreas nobres, seja para manter-se em uma região que já conhecem e desejam continuar morando, ou para explorar novos terrenos em locais estratégicos. Além disso, as plantas modernas têm sido um grande diferencial, com clientes cada vez mais exigindo espaços mais amplos e funcionais que atendam às necessidades de suas famílias. Outro ponto importante são os diferenciais construtivos, como a incorporação de novas tecnologias e inovações no mercado imobiliário, que incluem soluções como pontos de carregamento para carros elétricos, sistemas de automação e outros recursos sustentáveis que garantem mais praticidade e eficiência nas novas construções.
Quais regiões estão se consolidando como principais polos para lançamentos de alto padrão no mercado imobiliário de luxo?
LUL: O luxo está vinculado com o estilo de vida do cliente. Clientes de fora da cidade de São Paulo e jovens buscam bairros com agito, restaurantes de alta gastronomia, lojas e shoppings de grife, valorizam a possibilidade de fazer tudo a pé. Os bairros mais procurados são Itaim, Jardins, Moema e agora Pinheiros.
O cliente paulistano que mora na cidade busca localização privilegiada e tranquila (sem estar nas vias de passagem e grande fluxo de carros), próximos de praças e parques e fácil acesso ao pólo econômico e financeiro do país que agora fica nas mediações da Avenida Brigadeiro Faria Lima até a Avenida Paulista. Bairros como Itaim, Vila Nova Conceição, Jardins e Pinheiros, este último em desenvolvimento.
DA: As regiões mais procuradas para lançamentos de alto padrão estão localizadas ao redor do Parque Ibirapuera, uma área altamente valorizada e em constante demanda. Além disso, bairros como Vila Nova Conceição, Itaim Bibi e Jardins têm se consolidado como os principais polos para o mercado imobiliário de luxo, atraindo aqueles que buscam exclusividade, excelente infraestrutura e proximidade com o que há de melhor em São Paulo, como centros comerciais, gastronômicos e culturais.
Quais são as principais demandas dos compradores de alto padrão ao escolher um lançamento imobiliário?
LUL: Localização privilegiada, segurança, design exclusivo e alto nível de personalização do apartamento, número de vagas além da experiência de luxo com área de lazer completo, serviços e amenidades como wine bar e concierge. Áreas comuns que promovam o bem-estar por meio da preocupação da limpeza das piscinas por sistema de ozônio, por exemplo, presença de vegetação nas varandas e nas áreas comuns com quedas d’água, lagos e espelhos d’água que trazem bem-estar emocional, além do bem-estar físico que são trazidas pelas academias muito bem equipadas, salas de pilates e Yoga, salas de massagens tradicional e por jatos de água, saunas úmida e seca, spas com cromoterapia e recovery pool.
O bem-estar social são as diferentes áreas propostas com Wine Bar, Lounge Bar, Coworking espaços de contato para pessoas que buscam interação. E claro, todos deslumbram com alta valorização e rentabilidade ao longo do tempo.
DA: As principais demandas dos compradores de alto padrão ao escolher um lançamento imobiliário envolvem a busca por plantas mais modernas e adaptadas às necessidades familiares. Isso inclui salas amplas e integradas, especialmente com espaços gourmet conectados às áreas sociais. A incorporação de novas tecnologias, como pontos de carregamento para carros elétricos e sistemas de automação residencial. Características como pé-direito elevado, lajes com tratamento acústico e caixilhos maiores para melhorar a luminosidade também são altamente valorizadas. A quantidade e qualidade das vagas de garagem, incluindo a possibilidade de manobrar carros esportivos, também são fatores determinantes para alguns compradores. Outro ponto é a oferta de áreas de lazer bem estruturadas, que atendem especialmente famílias com filhos ou aqueles que buscam comodidade e lazer sem sair de casa, algo que se torna ainda mais importante devido à mobilidade urbana em São Paulo.
De que maneira os novos empreendimentos de luxo estão incorporando tecnologia e sustentabilidade para atender um público cada vez mais exigente?
LUL: Os novos empreendimentos imobiliários trazem Infraestrutura para placas solares, água de reuso para as floreiras automatizadas utilizadas no design Biofílico. Infraestrutura para automação completa do apartamento utilizando controle de luminosidade, temperatura e CO2 nos quartos para melhora na qualidade do sono conforme a presença dos moradores nas diferentes áreas.
DA: Os novos empreendimentos de luxo estão cada vez mais incorporando tecnologias e práticas sustentáveis para atender à demanda dos seus compradores. Construtoras adotam métodos modernos e sistemas de gerenciamento, como o BIM, para reduzir desperdícios e melhorar a eficiência. Os projetos também são pensados para maximizar a luminosidade natural, com caixilhos maiores, além de oferecer infraestrutura para carros elétricos e reaproveitamento de água da chuva, atendendo às demandas por soluções ecológicas. As construções de luxo também têm integrado tecnologias inteligentes, como iluminação automática e sistemas de automação para otimizar o consumo de energia. Essas inovações aumentam o conforto e a sustentabilidade, criando espaços mais eficientes e alinhados com as necessidades dos moradores.
Quais são as perspectivas e tendências para o setor de lançamentos de luxo nos próximos anos e como o mercado está se preparando para essas mudanças?
LUL: Além de todos os pontos já destacados, o mercado de luxo vem observando as mudanças de comportamento e o que de fato é luxo para cada grupo de compradores. A preocupação com o aquecimento global e o futuro de nosso planeta está diretamente relacionada com o mercado imobiliário. E o alto padrão é o mercado que vai ditar as tendências da sustentabilidade e Construção Verde. As soluções ecológicas e energéticas estão na ponta. Certificados verdes como LEED e WELL entre outras mostram a preocupação e compromisso do incorporador com o meio ambiente. Outro ponto é as casas inteligentes pensadas para a utilização da tecnologia e automação para a eficiência energética, segurança por meio da IA e do Iot (Inteligência das Coisas).
DA: As perspectivas para o mercado apontam para um aumento da personalização e exclusividade nos projetos. A localização continua sendo um fator chave na escolha do imóvel, mas há também uma crescente tendência de parcerias com marcas de renome, tanto no setor automotivo quanto no mundo da moda e do design. Grandes nomes da arquitetura, inclusive internacionais, têm sido cada vez mais procurados para assinar projetos, o que tem elevado o nível de sofisticação no mercado imobiliário. As construtoras também estão cada vez mais focadas em oferecer diferenciais para atrair compradores que buscam excelência na construção e personalização. A introdução dessas novas parcerias e a busca por características exclusivas são tendências que irão moldar o futuro do mercado de luxo nos próximos anos.
A Bossa Nova Sotheby’s oferece uma curadoria exclusiva de imóveis de luxo na planta, atendendo a diferentes estilos de vida e necessidades. Nosso portfólio inclui lançamentos recentes, em construção e prontos para morar, ideais para quem busca desde casas em condomínios e apartamentos assinados em localizações estratégicas até oportunidades de investimento únicas. Explore todos esses empreendimentos e encontre o imóvel perfeito para o seu perfil.
Acesse todos os lançamentos