Arte e CulturaLifestyle

Quando o homem fala com Deus

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP exibe “Oratórios: Quando o Homem Fala com Deus”, sob curadoria de Beatriz Cruz. A mostra é composta por peças do acervo do MAS/SP, sendo oratórios e as imaginárias que os adornam, de origem brasileira ou portuguesa, os quais variam de estilo e épocas distintas, entre os séculos XVIII e XXI.

 Estão expostos oratórios de salão – grandes, em geral colocados em salas de visita, de casa e fazenda -, oratórios de alcova – destinados a dormitórios, fixados em parede -, e conventuais, cuja feitura se dá com materiais diversos como papel, madeira e tecidos, perfazendo um conjunto de artesanato antigo. Apesar de não terem a mesma procedência, a sala é organizada de modo a agrupar peças do mesmo período, levando em consideração, também, a estética. Além disso, são apresentadas esculturas distintas, tanto eruditas como outras produzidas por escultores populares.

Quando o homem fala com Deus

O termo oratório possui vários significados, podendo remeter tanto à devoção doméstica, quanto a um gênero musical, retórica ou um estilo arquitetônico. Nos dizeres de Beatriz Cruz: “Derivada do latim ‘oratios’, designa também ‘um nicho ou armário de madeira que contém santos e quaisquer imagens de devoção e que o devoto tem em casa para rezar’. Sinaliza o hábito de rezar, de dedicar oferendas, implorar de maneira humilde e particular as bênçãos dos santos”. Essencialmente domésticos, os oratórios podem ser alocados tanto em área socia l como em outras mais íntimas, podendo também ser transportados, como os de viagem e de algibeira, encontrados ainda em gruta ou na beira da estrada. O oratório pode ser construído de forma erudita, com requinte e os materiais mais caros e seguindo cânones estilísticos de distintas escolas artísticas, ou meramente de maneira popular, utilizando materiais que o devoto tiver à mão. “De toda forma, simbolizam simplesmente um desejo do crente: falar com Deus”, conclui. 

Exposição: “Oratórios: Quando o Homem Fala com Deus

Curadoria: Beatriz Cruz

Período: 29 de março a 26 de maio de 2019

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (estação Tiradentes do Metrô)

Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas

Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 17h | Presépio Napolitano: das 10 às 11h, e das 14h às 15h

Instagram: @museuartesacra

Curadoria de conteúdo: Silvia Balady / silvia@balady.com.br / @ssbalady


Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais