Ter uma segunda casa não é apenas uma boa saída para quem deseja sair um pouco da cidade — ela também pode ser um investimento para o futuro. Se estiver localizada em um local exclusivo, melhor ainda.

Um ambiente que exemplifica isso muito bem é a praia de Itapororoca. Ela fica na região de Trancoso (BA) e é conhecida por ser um dos lugares mais bonitos do Brasil. As belezas naturais e a água cristalina são apenas alguns de seus atrativos.

Se você está refletindo sobre onde será sua segunda residência, não deixe de considerar essa localidade paradisíaca e leia o texto até o fim para saber mais!

Inspire-se com a praia de Itapororoca

Não é à toa que é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros no litoral baiano. Diferentemente de Porto Seguro, que é um local agitado e visado pelo público jovem, Trancoso representa a tranquilidade e o contato intensivo com as maravilhas que a natureza nos oferece.

Trata-se de uma região repleta de passeios únicos, como o da praia de Itapororoca, a mais preservada das redondezas. Para quem procura sossego, esse é um destino imperdível. A vegetação é vasta e a costa é praticamente deserta. Sua areia tem cor creme, é macia e fofa, sendo um espaço ideal para caminhar e acabar com o estresse. O acesso a ela pode ser feito a partir da praia do Rio Verde ou da praia do Coqueiro.

As águas esverdeadas, límpidas e com corais, por sua vez, são um show à parte. Como são muito mansas durante a maré baixa, formam piscinas naturais perfeitas para banhistas de qualquer idade, ou seja, é o lugar ideal para curtir com a família. Vocês podem se proteger do sol sob os vários coqueiros e amendoeiras presentes nos entornos.

Itapororoca tem outra característica bem marcante: pedaços de tronco de madeira que estão enfileirados enfeitam a entrada estreita para a praia. Isso, somado ao fato de ser um ambiente tranquilo, sem comércio e com poucos visitantes, faz com que ela também seja um cenário inspirador para casais.

Para quem gosta de surfar, a praia do Surf é a mais indicada, porque as outras têm ondas tranquilas durante o ano todo. Aqueles que não são adeptos aos mergulhos no mar podem se divertir muito com passeios de triciclo e a cavalo. Também há a possibilidade de percorrer trilhas selvagens, que são feitas dentro da mata.

Conheça Trancoso: o lugar perfeito para uma segunda casa

Como se não bastasse a imensidão de belezas ao seu redor, Trancoso também oferece uma relação bastante equilibrada entre infraestrutura e calmaria, sendo uma localidade privilegiada para se ter uma segunda casa.

Além de Itapororoca, suas praias mais belas são:

  • dos Coqueiros;
  • dos Nativos;
  • do Espelho;
  • do Rio da Barra;
  • do Rio Verde.

A praia do Espelho, assim como Itapororoca, merece um destaque. Seu nome apareceu na mídia internacional, como The Telegraph e The Guardian, tamanha a exuberância do local. As falésias avermelhadas que a cercam são realmente impressionantes.

Vale a pena ressaltar que Trancoso apresenta uma cena cultural ímpar, marcada, em especial, pela tradicional Festa de São Sebastião, que acontece anualmente em 20 de janeiro — um espetáculo à parte que mobiliza os turistas e a população.

A intensa produção de artesanatos com traços primitivistas e, muitas vezes, sustentáveis, ajudam a embelezar ainda mais as ruas de um dos distritos mais queridos da Bahia.

A oferta de restaurantes é outro atrativo que não pode ser esquecido: entre os estabelecimentos da região, há diversas opções de alto valor gastronômico, como o Capim Santo e o Cacau. É possível apreciar o que há de melhor dos frutos do mar e também saborear outras gastronomias.

Saiba quem já esteve por lá

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a região, veja algumas personalidades importantes que já passaram por Trancoso e se encantaram com as maravilhas naturais!

Anderson Cooper

Anderson Cooper é jornalista da emissora CNN, dos Estados Unidos. Além de dar notícias e ser assistido por milhares de pessoas, ele é mais um dos famosos que se renderam às belezas locais da Bahia.

Em depoimento registrado pela revista Casa, o apresentador ressalta a magia do ambiente. “Eu trabalhei em 70 países e viajei para muitos outros, e eu nunca vi nada como Trancoso. Dentro de um dia eu já tinha a fantasia de comprar uma casa aqui”, disse ele sobre o impacto que uma simples viagem de férias teve em sua vida — o primeiro contato com Trancoso aconteceu no ano de 2013.

Ele também se diz ser apaixonado pelo Quadrado, praça central do distrito próxima a casas e igreja do século XVI. O imóvel que ele construiu é marcado pela decoração colonial e pelas diferentes estruturas que compõem a casa. Parte delas foi feita com tijolos e pau a pique, a fim de trazer um ar mais rústico à construção.

Beyoncé

Independentemente das preferências musicais, não há como negar que Beyoncé é uma das artistas mais influentes do século XXI. Além do talento para cantar, dançar e compor, a musicista também tem bom gosto na hora de arrumar as malas e viajar.

Conforme noticiado pelo portal UOL, a estrela norte-americana já curtiu as paisagens brasileiras com sua filha Blue Ivy. A curiosidade é que ela não só escolheu Trancoso, como também optou por se hospedar em uma mansão bem próxima de Itapororoca.

A rainha do pop ficou em um imóvel de alto padrão e bastante moderno, durante 10 dias. A vizinhança da residência conta com proprietários ilustres, como o ex-jogador de futebol Ronaldo, a cantora Ivete Sangalo e a família Marinho.

A lista de celebridades que se apaixonou pela cidade ainda inclui nomes como o cineasta Steven Spielberg, o ator Mathew McConaughey, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, o narrador Galvão Bueno, Bill Gates e Adam Clayton, baixista da banda U2.

Se você procura o lugar ideal para construir sua casa de praia, considere a região de Itapororoca. Depois, basta aproveitar a beleza de Trancoso — um dos locais mais exclusivos do país.

Se você gostou do conteúdo,aproveite para conferir ótimos imóveis situados em Trancoso!