Viajar com a família é mais do que lazer, é um ato que demonstra afeto e proporciona momentos únicos com quem amamos. Para tanto, não serve qualquer destino e é preciso pensar no que os locais podem oferecer a todos os membros. Nessa questão, as praias brasileiras são uma ótima alternativa.

Justamente por tratar-se de uma viagem nacional, facilita o transporte de animais domésticos e de crianças pequenas. Além disso, possibilita um retorno pontual para a rotina de aulas e trabalho.

Pensando sobre onde será a sua segunda residencia? Então, não deixe de conferir a seleção de 5 praias brasileiras que possuem ótimas opções de casas para veraneio!

1. Barra do Sahy — São Sebastião/SP

Casa rústica na Barra do Sahy | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Esta praia de águas calmas e areia branca é rodeada pela natureza exuberante da Mata Atlântica. Sendo uma das mais tranquilas e isoladas praias de São Sebastião, oferece a segurança e a calma necessárias para recarregar as energias.

A praia de Barra do Sahy ainda é bem próxima de outros destinos mais movimentados do litoral de São Paulo, o que pode interessar aos membros mais jovens da família. É possível aproveitar as férias na área, enquanto programa saídas para festas e festivais eletrônicos que ocorrem em Maresias e Juquehy.

Além da culinária local ser um chamariz para os visitantes, servindo-os com belos pratos de frutos do mar e restaurantes privilegiados com a vista para as águas claras da praia, há patrimônios históricos para se visitar. A Capela da Vila Caiçara é um desses destinos culturais, sendo erguida em 1920 pelos próprios moradores da vila de pescadores da região.

A Capela, além de bela, fica às margens do rio Sahy e de frente para uma bela vista de As Ilhas — uma ilha única, que oferece duas praias isoladas e bem frequentadas por iates que saem da marina próxima.

As melhores infraestruturas localizam-se na área sul da praia, que é circundada pelos rochedos do Canto Bravo, formando uma piscina natural surpreendente. Para chegar a esse destino paradisíaco familiar, é necessário utilizar um carro e os acessos norte ou sul da BR-101, respectivamente, por Caraguatatuba e Bertioga.

2. Praia do Sono — Paraty/RJ


Casa em frente ao mar no Condomínio das Laranjeiras | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

A Praia do Sono tem uma localização privilegiada, ficando próxima de Trindade e podendo ser acessada de maneiras que proporcionam belas imersões na geografia local: uma caminhada de pouco mais de uma hora ou uma breve viagem de barco.

O luxuoso Condomínio das Laranjeiras é situado na região, além de ser ponto de partida para trilhas ecológicas e viagens de barco para acessar a Praia do Sono. Também existem campings para os mais aventureiros, ficam próximos à vila de pescadores.

As águas que banham a Praia do Sono se opõem a tranquilidade vivida em terra, oferecendo ondas maravilhosas para serem surfadas. Porém, a Praia do Meio é o destino certo para quem deseja banhar-se sem medo.

Os atrativos culturais são históricos e datados a partir de 1502 (data de descoberta da região) a 1667 (data de fundação da cidade de Paraty). O centro histórico de Paraty não permite a entrada de carros, então uma ótima opção de transporte in loco são as bicicletas. No centro histórico também ocorre a FLIP — Festa Literária Internacional de Paraty.

A FLIP recebe, em meados de Julho e Agosto, nomes importantes da literatura nacional e internacional. Além disso, o Carnaval de Paraty é famoso pelo agito e infraestrutura proporcionados aos foliões.

Para chegar à Paraty, pode-se vir de automóvel partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro. Já para chegar até Trindade, e depois à Praia do Sono, é necessário utilizar a Estrada de Trindade, que percorre toda a região.

Conheça outras residências em Paraty:

3. Praia de Portogalo — Angra dos Reis/RJ

Casa à beira mar | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Angra dos Reis é uma das cidades mais antigas do Brasil, sendo sua data de descoberta no ano de 1502. A região agregou por muitos anos a atual cidade de Paraty, que veio a emancipar-se de Angra dos Reis no ano de 1667. Esse processo histórico é marcado em toda a área da cidade, com belos casarões que remontam o período colonial.

As construções históricas são compostas por conventos — de São Bernardino e de Nossa Senhora do Carmo — Igrejas e Capelas, além do Colégio Naval. Este último, é situado bem próximo ao centro de Angra e conta a relação marítima das Forças Armadas Brasileiras com a cidade.

Seu acesso terrestre é feito pela BR-101, além de ser acessível pelo mar utilizando barcos, lanchas e iates saídos de um dos portos da região. Por ser rodeada de condomínios de luxo e casas de alto padrão, a Praia de Portogalo conta com infraestrutura completa para visitantes.

Há ainda bares, restaurantes e quiosques à beira-mar. A localidade ainda disponibiliza estacionamento para automóveis, cais e marinas. Para os amantes de passeios de barco e pescas marítimas, a Praia de Portogalo é uma excelente opção. É possível realizar passeios entre as várias ilhas do mar de Angra ou, então, participar de pescas em mar abrigado.

As atrações naturais também são maravilhosas, ficando próximas da Praia de Portogalo:

  • Cachoeira da Mãe D’água;
  • Ilha Cataguás;
  • Praia Preta;
  • Lagoa Azul;
  • Parque Estadual da Ilha Grande.

4. Trancoso — Porto Seguro/BA

Casa com vista para o mar | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Trancoso é um distrito da cidade de Porto Seguro, é o berço do descobrimento do Brasil e manteve seu status de vila não descoberta até meados dos anos de 1970. Os chamados hippies tomaram conta da região por um bom tempo, mantendo suas casas simples ao redor de um grande gramado, no centro de Trancoso.

Réveillon em Trancoso é um dos mais badalados do país inteiro, atraindo celebridades brasileiras e estrangeiras. Porém, durante o resto do ano, são as paisagens, o acervo histórico preservado e as noites musicais e gastronômicas que encantam a toda gente.

As principais hospedagens encontram-se no centro, ao redor da praça de São João. Essa área central também é conhecida por Quadrado, onde moravam os hippies na década de 70. As casas coloridas são herança dessa época e formam belas paisagens com as residências cercadas pela mata Atlântica.

Devido às suas belas paisagens e praias, é difícil escolher apenas uma faixa de areia para visitar. Porém, as principais são as Praias de Coqueiros, dos Nativos e Barra do Rio dos Frades.

Para chegar até o distrito de Trancoso, é possível utilizar a BR-101 e depois a BA-987. As estradas da região estão em ótimas condições e proporcionam um passeio litorâneo e costeiro de tirar o fôlego. Ainda é possível viajar para Porto Seguro de avião e completar o destino de carro alugado ou van privativa.

A distância do aeroporto de Porto Seguro até Trancoso é de quase 47 km, levando aproximadamente uma hora e meia de viagem. Esse passeio pode estender-se para Arraial D’Ajuda, que fica no caminho para Trancoso.

5. Santo André — Santa Cruz Cabrália/BA

Alameda do Araripe | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Ainda na Costa do Descobrimento, distante apenas 23 km de Porto Seguro, situa-se a cidade de Santa Cruz Cabrália. É uma cidade pequena, mas que possui muitos atrativos turísticos. Sua principal beleza é natural, reunindo matas intocadas, recife de corais e belas praias.

Pode-se fazer passeios de barcos pela região, mostrando os recifes e recantos ainda intocados pelos humanos. Na praia de Coroa Vermelha, a principal atração torna-se a mostra de artesanato e cultural da tribo Pataxó, além do museu indígena com mostras gratuitas.

O Parque Marinho de Recife de Fora é outro lugar imperdível. Há escunas confortáveis que levam os visitantes até os corais em alto-mar. Além dos recifes, há passeios para os mangues da região, permitindo a caça de caranguejos e banho de lama para os turistas. Porém, o destaque fica para a Praia de Santo André.

A vila que cerca a praia é calma e adiciona um clima bucólico ao passeio. Além disso, as melhores residências e os condomínios mais belos situam-se aqui. Porém, para ter acesso ao local, é necessário utilizar uma balsa que transita pelo Rio João de Tiba.

Os passeios de jipes pelas praias da área mostram pontos turísticos naturais. Há restaurantes charmosos próximos do encontro do rio com o mar, tornando a vista imperdível.

Para aproveitar momentos inesquecíveis com sua família é importante escolher com calma sua segunda residência. As praias brasileiras estão repletas de empreendimentos requintados e que resguardam a privacidade de seus visitantes para os momentos mais íntimos entre os entes queridos.

Para ver mais opções de propriedades na praia, clique aqui.