Economia e mercadoMercado

Os compradores de alto padrão mantêm as cidades prósperas, apesar da pandemia

Durante centenas, ou por vezes milhares, de anos, cidades de todo o mundo desafiaram as previsões de decadência, incluindo alarmes desencadeados durante o início da pandemia de Covid-19.

Na verdade, muitas cidades globais começaram a se recuperar já no Verão de 2020. Os compradores de casas de alto padrão voltaram a expandir a sua participação em cidades de Londres a Madrid, de São Paulo a São Francisco, e de Hong Kong a Tóquio. Os consultores imobiliários antecipam que as vendas e os preços continuarão a subir em 2022, à medida que os compradores internacionais regressam.

“O mercado imobiliário foi um dos setores que mais rapidamente se recuperou da crise econômica gerada pela pandemia”, diz Renata Victorino, sócia-diretora da Bossa Nova Sotheby’s International Realty em São Paulo, Brasil. O mercado aquecido, diz ela, “tem atraído investidores que procuram afastar-se dos investimentos financeiros mais tradicionais e preferem a segurança que o investimento imobiliário proporciona”.

Em Nova Iorque, compradores de alto padrão voltaram ao mercado a partir de Janeiro de 2021, diz Wendy Arriz, corretora associada da Sotheby’s International Realty-East Side Manhattan Brokerage.

“O mais recente relatório Wealth-X descobriu que Nova Iorque era ainda a cidade número um do mundo, com as residências de valor ultra-elevado em 2020”, diz Arriz. 

“As pessoas adoram a cidade, e querem estar aqui pela cultura e pela energia”.

Situada em Beverly Hills, a propriedade exclusiva de Trousdale na Califórnia, esta casa tem uma vibração que remete aos anos 70 | Sotheby’s International Realty – Pacific Palisades Brokerage

 

 

Aumento da procura por parte dos compradores nacionais

Enquanto os mercados urbanos de alto padrão incluem tipicamente compradores de todo o mundo que possuem múltiplas casas e preferem investir em economias seguras, as restrições pandêmicas de viagens mantiveram muitos deles em seus países de origem.

Em São Francisco, os compradores nacionais têm dominado ultimamente, mas há “rumores” de que compradores internacionais começam a regressar, diz Carrie Goodman, especialista imobiliária, Sotheby’s International Realty-San Francisco Brokerage.

“A confluência de dinheiro financeiro e técnico, mais a transferência geracional de riqueza, têm mantido o mercado forte, especialmente para condomínios com preços entre 2 milhões e 3 milhões de dólares”, diz Goodman.

Em Los Angeles, Robin Walpert, consultor imobiliário mundial sênior, Sotheby’s International Realty-Santa Monica/Venice Brokerage, diz que os seus compradores estavam, em sua maioria locais, comprando uma segunda casa ou melhorando o seu espaço de vida.

Os compradores e proprietários de alto padrão em Hong Kong tendem a ser proprietários de múltiplos imóveis residenciais locais, diz Franky Cho, chefe de operações, List Sotheby’s International Realty, Hong Kong. “A maioria dos ‘superrich’ são chineses do continente com residência permanente em Hong Kong, que compraram propriedades em nome próprio ou em nome dos seus filhos como compradores de primeira habitação”, diz Cho. Muitos “proprietários de empresas, CEOs de uma empresa cotada na bolsa, ou têm um emprego altamente remunerado, tais como banqueiros e advogados”.

Ele prevê que os preços em Hong Kong continuem a subir, especialmente no segmento imobiliário de superluxo, uma vez reaberta a fronteira com a China continental.

No Japão, os compradores internacionais escolhem frequentemente a área de Niseko em Hokkaido, que se tornou popular para os compradores japoneses durante a pandemia, diz Mugi Fukushima, gerente da agência List Sotheby’s International Realty, Japão em Ginza, Tóquio. “Eles querem uma área onde possam sentir como se estivessem no exterior”, diz Fukushima.

Em Nova Iorque, Arriz diz não ter trabalhado com nenhum comprador internacional nos últimos 18 meses. Mas ela está à espera que eles se recomponham à medida que as restrições de viagem acabarem.

 

Elevação do Espaço Interior e Exterior

Enquanto as cidades continuam a atrair compradores de luxo, as suas prioridades deslocaram-se a favor de locais com casas ou condomínios maiores, particularmente com espaço exterior.

“Costumavam definhar no mercado as grandes casas na cidade, mas agora as pessoas querem uma casa grandiosa com o máximo de espaço possível”, diz Tim Salm, agente imobiliário, Jameson Sotheby’s International Realty em Chicago, Illinois.

Os compradores de Chicago passaram rapidamente a querer casas na cidade com escritório e espaço para lazer do que condomínios de luxo, diz Ryan Preuett, corretor imobiliário, Jameson Sotheby’s International Realty.

Mesmo os pais que já estão com os “ninhos vazios” que conseguiram vender a sua casa grande durante a pandemia e estão procurando fazer “downsize” em condomínios tão grande quanto possam encontrar, diz Preuett.

Em São Francisco, há tendências semelhantes. “Temos visto um interesse incrível em lugares como St. Francis Wood em São Francisco porque há lá grandes casas”, diz Goodman. As vendas aumentaram 175% nesse bairro, de janeiro a agosto de 2021 os preços subiram 18%, diz ela.

“O interesse por casas maiores com áreas abertas e funcionais, e condomínios com espaços de lazer, deve continuar mesmo depois da pandemia”, diz Renata Victorino no Brasil. As pessoas adaptaram-se a ter mais espaço, e isso não é susceptível de mudar, diz ela.

“Depois de vender durante mais de 25 anos, a evolução deste mercado imobiliário tem sido uma experiência interessante”, diz Walpert sobre a área de Los Angeles. “A quantidade de dinheiro pandêmico ‘fora da cidade’ poupado e investido de forma rentável, combinado com a procura reprimida de habitação, ressuscitou e expandiu o nosso mercado de luxo”.

 

A Penthouse 65 fica no topo do icônico edifício de luxo One Bennett Park, em Chicago | Jameson Sotheby’s International Realty

 

 

A sedução da excitação

 

“Uma vez que os bloqueios diminuíram, a atração pela cultura voltou à vida das pessoas’‘, diz Guy Bradshaw, diretor-geral da United Kingdom Sotheby’s International Realty. 

“Restaurantes, teatros, cinemas, galerias, e eventos desportivos tinham sido todos perdidos. Temos visto um interesse renovado em compradores que querem estar mais perto da cidade e experimentar todos os seus luxos pré-pandêmicos”.

Em Nova Iorque, os compradores que partiram para o interior ou para as suas casas de praia querem estar de volta à cidade porque sentiram falta, diz Arriz.

O mesmo acontece em Chicago, diz Preuett. “Já tivemos muitos compradores que dizem sentir saudades da vida na cidade e é por isso que estão regressando”.

“Se você quer agito, precisa estar onde está a ação”, diz Goodman.

 

Os que procuram oportunidades encontram poucas vantagens de negócio

Enquanto alguns compradores de alto padrão esperam encontrar uma boa vantagem, poucos estão disponíveis. Mesmo em Nova Iorque, que viu um declínio acentuado nos preços no início da pandemia, os preços estão a subir.

“Aquela janela acabou”, diz Arriz. “Agora é o mercado de um vendedor”.

A maioria dos consultores relatou preços estáveis ou em alta em 2020 e 2021 nas suas cidades, em parte devido à escassez de oferta.

“Os preços mantiveram-se estáveis, pois a escolha de casas simplesmente não existe em Londres”, diz Bradshaw.

 

Sem Abrandamento da Visão

Enquanto os compradores nacionais mantiveram o mercado forte na maioria das cidades, espera-se que a procura dos compradores estrangeiros cresça, diz Bradshaw.

“As pessoas começarão a deslocar-se pelo mundo inteiro para trabalhar, o que significa que a procura irá inevitavelmente aumentar”, diz ele.

As perspectivas para 2022 sobre o mercado imobiliário são positivas em São Paulo, e também no Rio de Janeiro.

Devido à percepção de segurança no investimento imobiliário, “mesmo com a elevada taxa de desemprego, as baixas projeções de recuperação da economia nacional, e a incerteza política, o mercado deverá permanecer aquecido na primeira metade de 2022′‘, diz Renata Victorino.

Em Los Angeles, as baixas taxas de juro e um “apetite voraz” por novas moradias são um bom presságio para um forte mercado de luxo em 2022, diz Walpert.

 

Fonte: Dados da Sotheby’s International Realty

 

Adaptação | Luxury Outlook 2022

 

Quer saber mais sobre mercado e imóveis de alto padrão no Brasil e no exterior? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais