Arte e CulturaLifestyle

O balão em cena | Flavia Junqueira

A artista plástica paulistana Flavia Junqueira, exibe “O absurdo e a graça” em sua terceira mostra individual na Zipper Galeria, com texto crítico de Julián Fuks. Em um ambiente de sonhos, a artista busca criar o cenário do fantástico com seus registros imagéticos no salão principal da galeria. As obras inéditas que compõe a mostra são registros de incluem desde edificações do final do séc. XIX a ícones da arquitetura modernista do séc. XX, onde a artista constrói cenários ironicamente luxuosos.

Elemento presente em todas as obras de Flavia, o balão é o grande personagem dessa série fotográfica, personificando papéis diversos: como elemento lúdico, cria a atmosfera de regozijo própria do universo visual da infância; como metáfora da decadência, assume o papel de espetáculo perene – ora os balões ocupam o lugar dos espectadores, ora, a posição da artista; outras vezes, assumem a simbologia criadora das narrativas, que se constituem em peças-chave nos espaços ocupados. 

Os balões são inseridos nas cenas como metáforas, em monumentos concebidos para os próprios atos tanto de encenar como de contemplar. A arquitetura da representação transforma-se no ateliê da artista: “Teatro João Caetano”, em Niterói, construído em 1842; “Theatro da Paz”, Belém do Pará, de 1878; “Teatro Amazonas”, em Manaus, 1886; Cristo Redentor, Rio de Janeiro, 1922; Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, 1957. “Todos estes espaços são cenários compostos por inúmeras camadas históricas, do ciclo da borracha à industrialização e urbanização do país. Meu trabalho aplica mais uma dessas camadas nos monumentos”, afirma Flávia Junqueira.

 

SERVIÇO

Exposição: “O absurdo e a graça”

Artistas: Flavia Junqueira

Texto crítico: Julián Fuks

Período: 14 de outubro a 16 de novembro de 2019

Local: Zipper Galeria – https://www.zippergaleria.com.br/pt/

Endereço: R. Estados Unidos, 1494 – Jardim América, São Paulo, SP – 01427-001

Tel.: 11  4306-4306

Horários: de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h | sábados, das 11 às 17h

Número de obras: 9

Técnica: fotografia

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais