Especialista da Bossa Nova Sotheby’s revela dados comparativos entre diferentes eixos de desenvolvimento na cidade e aponta as novidades do setor
No processo de valorização dos imóveis em lançamento, a busca por tecnologia e modernidade impulsiona a demanda, elevando os preços. Os clientes procuram características como carregamento para carros elétricos, plantas modernas e localizações privilegiadas, o que contribui no alto desempenho que os lançamentos de luxo tem no mercado
É o que diz Douglas Andrade, gerente de lançamentos na Bossa Nova Sotheby’s. O especialista afirma também que a localização do empreendimento desempenha o principal papel na valorização tanto durante o lançamento quanto após a entrega. O interesse dos compradores é fortemente influenciado pela localização, seguido pelo tamanho e número de quartos, e pela disponibilidade de áreas de lazer. Nesse sentido, em regiões com alta demanda ou potencial de crescimento, a valorização tende a ser mais significativa, destacando a importância estratégica desse aspecto no mercado imobiliário.
“De forma geral, a valorização dos apartamentos em lançamento pode ser potencializada se estiver relacionada aos eixos de desenvolvimento dentro da cidade. Assim, consideramos uma amostra lançada a partir de 2005 e comparamos dois eixos, Oeste e Sul: no eixo Oeste, em bairros como Pinheiros e Vila Madalena, por exemplo, a valorização (descontada a inflação) foi 46,3%. No eixo Sul, em bairros como Vila Mariana, Paraíso, Vila Nova Conceição e Vila Olímpia, a valorização foi 40,7%. Quando comparados os vetores de crescimento mais afastados do Centro em bairros como Alto da Lapa, Vila Leopoldina, Pompéia, Perdizes, Vila Romana e Butantã esta valorização foi de 25,8%, enquanto bairros como Moema, Brooklin, Chácara Santo Antônio e Alto da Boa Vista, os apartamentos ficaram 30,8% mais valorizados em relação ao valor no lançamento. De forma mais específica, a valorização também depende dos atributos do condomínio sempre relevantes quando imóvel tem finalidade de moradia e a quantidade de dormitórios, que adquire mais peso na valorização quando falamos de investimento”, acrescenta Denise Ghiu, CDO na Bossa Nova Sotheby’s.
Confira a entrevista completa.
No geral, como funciona a valorização dos imóveis em lançamento?
A valorização acontece, claro, por oferta e demanda. Quando o cliente procura imóvel em lançamento, ele procura um imóvel que tenha mais tecnologia no ramo imobiliário, como carregamento para carro elétrico, uma planta mais moderna, uma localização melhor, uma vaga de garagem mais adequada com uma circulação maior do que ele já tem hoje num prédio antigo.
Com essa procura, claro, aumenta a demanda, e os preços dos imóveis em lançamentos tendem a crescer. Essa migração de imóveis mais antigos para imóveis mais novos.
Além disso, imóvel de lançamento tem uma facilidade de pagamento, porque é possível parcelar a entrada durante o período de obra e tem a possibilidade de fazer o financiamento na entrega, então isso ajuda bastante o comprador.
Além de terem a oportunidade de escolherem o apartamento com as características que mais agradam a família visto que o prédio vem com praticamente todos os apartamentos à venda. O comprador tem a oportunidade de escolher a altura, posição solar, vista e em muitos casos a personalização da planta que irá morar.
Como a localização do empreendimento impacta na valorização do imóvel durante o período de lançamento e após a entrega?
O principal fator de compra de qualquer comprador no mercado imobiliário, primeiro ponto é a localização. Então, se o imóvel está bem localizado ou sendo construído em uma localização que tem muita procura, ou uma tendência de um crescimento da região muito alto, certamente vai ser o principal ponto.
Segundo ponto é o tamanho e o número de quartos, depois ele vai ver a área de lazer e por último ele vai considerar o preço.
Quais são as tendências atuais do mercado imobiliário que podem influenciar a valorização de um imóvel em lançamento?
Considerando que todos os imóveis aí têm uma boa localização tem algumas tendências que o mercado já tem usado.
Além da tecnologia, algumas grifes estão entrando nos condomínios, como a marca Elie Saab, Versace e Lamborghini. São marcas da moda do mercado automobilístico fazendo algumas assinaturas que é legal ter uma decoração inspirada em um artista ou em uma marca de moda famosa que as pessoas gostam e são coisas que você não encontra nos imóveis mais antigos.