Apartamento duplex em frente ao Parque Ibirapuera e ao Monte Líbano
Mercado

Snapshots: os principais indicadores para acompanhar o mercado de alto padrão

Mercado de alto padrão em SP registra crescimento no 4º trimestre de 2024

O mercado de apartamentos de alto padrão em São Paulo manteve sua dinâmica de crescimento no último trimestre de 2024, conforme aponta o relatório Snapshots, produzido pelo Blog da Bossa Nova Sotheby’s. O número de negócios fechados acima de R$ 2 milhões teve um aumento de 6,5% em relação ao trimestre anterior, enquanto o ticket médio também avançou 4,5% no mesmo período. Em uma visão anual, o volume de transações cresceu 28,4% em relação a 2023, evidenciando a potência do público comprador mesmo diante das incertezas econômicas.

Os dados indicam que o perfil da demanda variou entre os bairros monitorados, demonstrando a importância de uma análise detalhada para a tomada de decisão. Higienópolis, por exemplo, teve um aumento no número de negócios, mas com leve retração no ticket médio, enquanto Moema seguiu o caminho oposto, com menor volume de vendas, mas valorização dos imóveis. 

Para entender melhor os principais pontos do relatório e as perspectivas para 2025, conversamos com Denise Ghiu, CDO do Blog da Bossa Nova Sotheby’s. Na entrevista a seguir, a responsável pelo relatório explica como os dados do Snapshots podem orientar compradores e vendedores, analisa os impactos do cenário econômico e político no setor e destaca as tendências que devem moldar o mercado de luxo nos próximos meses. Confira!

Quais foram os principais resultados identificados no mercado de apartamentos de alto padrão em São Paulo no 4º trimestre de 2024?

DG: Um dos indicadores do Snapshots para o conjunto de 15 bairros monitorados é o número de negócios fechados (acima de R$ 2 milhões) que apresentou uma expansão de 6,5% entre o 3º trim./24 e 4º trim./24 com aumento de 4,5% para o valor do ticket médio na análise trimestral. Mas, ao olharmos o número de negócios ao longo do ano de 2024, este cresceu 28,4% em relação ao ano de 2023.

Houve alguma mudança significativa no perfil da demanda nos dos compradores e investidores neste período? Se sim, o que isso indica sobre o futuro do setor?

DG: O indicador do número de negócios fechados mostra que houve demanda para apartamentos de alto padrão e, no geral, os bairros apresentaram ticket médio de fechamento com ligeiro aumento em relação a 2023. No entanto, o perfil destes compradores variou nos bairros monitorados. É o caso, por exemplo, de Higienópolis, com aumento de 39,9%  no número de negócios em relação a 2023 e com variação negativa do ticket médio de 2,7%. Já o bairro de Moema, no oposto, reduziu o número de negócios em 2,2%, mas aumentou o ticket médio em 10,8%. Isso indica que compradores e investidores precisam acompanhar a dinâmica do mercado no bairro de interesse para tomar a melhor decisão.

De que forma os dados e análises apresentados no relatório podem auxiliar compradores e vendedores na tomada de decisão?

DG: Quando elaboramos o Snapshots, buscamos trazer os indicadores que melhor traduzem o comportamento da demanda naquele bairro de alto padrão. Assim, tanto os compradores quanto os vendedores têm informações de qualidade para suas decisões. Desta forma, ao acompanhar a dinâmica entre oferta e demanda é possível comparar e precificar melhor o imóvel. Um imóvel bem precificado tende a apresentar maior liquidez no mercado.

Como os acontecimentos econômicos e políticos do Brasil e do cenário global influenciaram o desempenho do mercado de alto padrão?

DG: Historicamente, o segundo semestre do ano é mais aquecido para o fechamento dos negócios e, em 2024, não foi diferente. No entanto, no ambiente doméstico, somente de abril a setembro, com a taxa Selic mais baixa, observamos crescimento de 27,0% no número de negócios realizados em comparação ao mesmo período em 2023. Por outro lado, no ambiente externo, eventos internacionais como o aumento das tensões no Oriente Médio, eleições na Europa e EUA, e expansão comercial na China na tentativa de melhorar o PIB, podem ter influenciado o mercado interno para o investimento no alto padrão.

O que podemos esperar para o mercado de luxo de alto padrão em 2025, com base nas conclusões do relatório? 

DG: A mediana dos valores dos negócios fechados tendem a pressionar os valores dos apartamentos anunciados, na medida em que se estes apresentarem um descolamento muito alto, mantêm os imóveis com menor liquidez e isso não é bom para qualquer mercado. Por outro lado, outro indicador que também chamou atenção no relatório foram os valores de lançamentos nos bairros e que poderão ser mais altos em 2025, não apenas em consequência do aumento dos preços de insumos e mão de obra especializada, mas em função da formação de áreas em bairros nobres para novas incorporações e da entrada de fundos alternativos para o financiamento destas obras. 

Posts relacionados
Mercado

Como o mercado de imóveis de luxo se prepara para 2025

CEO da Bossa Nova Sotheby´s aponta perspectivas e crescimento seletivo em meio a desafios…
Ler mais
Mercado

Jardim Guedala: um refúgio na capital paulista

Consultora da Bossa Nova Sotheby’s revela o que torna o bairro uma das regiões mais desejadas…
Ler mais
Institucional BNSIRMercado

Snapshots: Um panorama dos bairros nobres de São Paulo no 3° trimestre de 2024

Diante de um cenário global complexo para o setor imobiliário, o conteúdo traz uma análise…
Ler mais