Conhecido como um dos bairros mais desejados da cidade de São Paulo, Moema só ganhou este nome em 1987. Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, explica como é viver em um dos pilares históricos de São Paulo
Ao longo do tempo, o bairro de Moema passou por inúmeras transformações. Com imigrantes ingleses que habitavam as luxuosas chácaras e usufruíam dos elegantes bondes elétricos, uma das maiores transformações do local, com certeza foi a mudança de nome, que até 1987 era conhecido como Indianópolis.
Contudo, a relevância econômica do bairro começou ainda na década de 70, com a inauguração do Shopping Ibirapuera, em 1976. O empreendimento surgiu em um momento em que a região seguia uma ascensão na área de desenvolvimento comercial, imobiliária e urbana. Atualmente o espaço integra a lista dos maiores shoppings da capital paulista.
O histórico grandioso revela o pilar de importância que Moema exerce em São Paulo. Em entrevista ao Blog da Bossa Nova, Iara Carvalho, especialista da região, contou mais detalhes sobre o bairro e a relação de amor que os moradores têm com o lugar. Confira.
Qual é a sua visão de mercado sobre o bairro de Moema?
Moema possui um dos maiores IDHs da capital por ser um bairro de grande mobilidade e ter uma localização estratégica, com fácil acesso às grandes vias que cruzam a cidade. No geral, são duas estações de metrô da linha Lilás, perto do aeroporto de Congonhas, do Parque do Ibirapuera, Parque das Bicicletas, além de clubes e dos Shoppings Ibirapuera e Vila Olímpia.
O bairro possui uma completa infraestrutura de comércio e serviços, escolas e faculdades renomadas, como a Móbile e Insper. Além de salões de estética, academias de ginástica e escolas de esporte que estão presentes em diversas áreas. Falta de escolha não é um problema em relação à qualidade de vida na região.
O que os clientes Bossa Nova mais procuram na hora de adquirir um imóvel nesta região?
É um bairro plano, com ruas arborizadas, o que permite fazer tudo a pé e em poucos minutos. Esses são alguns dos muitos motivos que atraem os clientes para morar em Moema: qualidade de vida, praticidade e liquidez do imóvel.
O valor do metro quadrado varia bastante e depende também do quarteirão em que o imóvel está localizado, mas podemos considerar valores entre R$20.000 a R$50.000 o m2 em prédios renomados, principalmente porque a Avenida República do Líbano, que tem início no Parque do Ibirapuera e continua como Avenida Indianópolis, está se transformando e ganhando um novo status com prédios de altíssimo padrão.
O público de clientes para o bairro é diversificado. Alguns procuram apartamentos padrões, outros procuram por coberturas e tem também aqueles que buscam por casas na área estritamente residencial de Moema.
Mas, a maioria quer morar nas ruas que são próximas ao Parque do Ibirapuera em apartamentos padrões.
Dê 3 dicas de hotspots da região
A região possui inúmeras opções de lazer e de boa gastronomia, como a tradicional Bráz Pizzaria e a Sorveteria Bachir, um estabelecimento libanês recém-inaugurado, que conquistou o paladar paulistano, gerando filas até a esquina de seu quarteirão.
O restaurante japonês Sushi Nami também é uma das principais opções. É necessário fazer reserva por ser um ambiente pequeno, que contribui com o conforto e sua ótima qualidade.Em vista disso, existe um ditado popular pela região: “Quem vem para Moema não sai de Moema.”