Mercado

Lucro imobiliário: saiba como funciona a movimentação no mercado de alto padrão

Especialista da Bossa Nova Sotheby’s explica sobre essa negociação de compra e venda de imóvel que reflete diretamente no imposto de renda

O mercado imobiliário de alto padrão é um tabuleiro de xadrez financeiro, onde o lucro imobiliário é uma jogada mestra para os especialistas. João Roberto Balan, diretor de lançamentos da Bossa Nova Sotheby’s, esclarece que esse lucro, conhecido como ganho de capital, surge da diferença entre o valor de compra e venda de um imóvel, um detalhe que não escapa à atenção da Receita Federal e requer declaração precisa no Imposto de Renda.

De acordo com o especialista, se o comprador adquire um imóvel por um milhão de reais que posteriormente é vendido por dois milhões, essa transação resulta em um lucro imobiliário de um milhão de reais. 

“Sobre esse lucro, incidem impostos que oscilam entre 15% e 22%, mas o sistema tributário oferece seus próprios benefícios, como, por exemplo, o tempo de posse do imóvel, que pode reduzir o imposto devido e, para aqueles que reinvestem o lucro em nova propriedade no Brasil dentro de seis meses, o IR é dispensado”, explica.

À medida que o final do ano se aproxima, a atenção dos investidores imobiliários se volta para as estratégias de otimização do Imposto de Renda para o ano subsequente. A Bossa Nova Sotheby’s, conhecida por sua atuação no segmento de imóveis de luxo, transcende a sua função de corretagem e atua ativamente como consultora, orientando seus clientes em negociações imobiliárias que podem resultar em vantagens fiscais.

“A nossa missão na Bossa Nova Sotheby’s é, além de oferecer propriedades magníficas, garantir que cada cliente faça um investimento inteligente que reflita positivamente em seu patrimônio. Nossa satisfação é ver nossos clientes se beneficiando duplamente em suas negociações conosco”, finaliza Balan.

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais