O dia a dia de viver na região nobre da capital paulista significa acompanhar a evolução dos imóveis que chegam para compor os bairros. O diretor de lançamentos João Roberto Balan reflete sobre as prospecções para 2023.
As regiões do Itaim, Brooklin, Moema, Vila Nova Conceição e Campo Belo são as mais procuradas do momento pelos compradores, de acordo com os consultores da Bossa Nova Sotheby’s. Tudo começa pelo Itaim Bibi, lugar extremamente nobre com metros quadrados praticados em valores de até 70 mil reais em determinados empreendimentos.
Ao passar pela Bandeirantes, chegamos no Brooklin, região histórica da capital. “Próximo ao Brooklin, temos Moema e Campo Belo e o que observamos é que os valores são medidos a partir de uma de suas regiões adjacentes”, afirma João Roberto Balan, diretor da Bossa Nova Sotheby’s.
Na Vila Nova Conceição, podemos ver fechamentos de até 55 mil reais o metro quadrado. O lançamento do Bueno Brandão, da Tegra é um exemplo de valores expressivos disponíveis nesses locais. “Sabendo disso, os incorporadores enxergam a demanda nessas regiões adjacentes e começam a tentar emplacar os seus projetos”, explica Balan. “Para lançar, eles precisam investir em imóveis, ou melhor, em bons imóveis. Às vezes, eles compram espaços que são utilizados por empresas para conseguir montar a área desejada, então o custo do terreno fica maior”.
Com investimentos cada vez mais relevantes das incorporadoras, os bairros ficam ainda mais interessantes ao cliente que busca conforto, arquitetura e paisagismo moderno. Esses empreendimentos costumam ter preocupações com meio ambiente e são concebidos pela forma atual de se viver, inclusive, pós pandemia, que fez o consumidor repensar vários aspectos que permeiam seus lares. “Aqui na Bossa Nova Sotheby’s temos ferramentas que nos apresentam a evolução das negociações realizadas nessas regiões e é relevante a quantidade de negócios e valorização do metro quadrado”, ressalta o consultor.
Vale destacar que todos os projetos são assinados por grandes arquitetos e paisagistas, o que agrega valor e deve ser repassado pelo preço equivalente. Todo esse movimento deve ser muito bem observado nessas regiões daqui para frente.