Mercado

Como a exclusividade transforma o mercado brasileiro de imóveis de alto padrão

Entenda como a Bossa Nova Sotheby’s International Realty redefine a exclusividade no mercado imobiliário, garantindo um serviço personalizado e eficiente para proprietários e compradores

Durante muito tempo, a exclusividade no mercado imobiliário era vista com ceticismo por muitos proprietários. Algumas empresas utilizavam essa prática para criar uma espécie de reserva de mercado, evitando a divulgação ampla dos imóveis e, muitas vezes, resultando em uma precificação inflada que acabava por afastar potenciais compradores. “Essa prática causava desconforto, já que a expectativa gerada nem sempre correspondia ao valor final oferecido nas propostas”, comenta Marcello Romero, CEO da Bossa Nova Sotheby’s International Realty.

No entanto, o cenário mudou. Nos últimos anos, a Bossa Nova Sotheby’s International Realty vem revolucionando o conceito de exclusividade e marcando um diferencial que beneficia tanto os proprietários quanto os compradores. “Hoje, nosso trabalho é muito mais eficiente graças a um ecossistema amplo de divulgação que envolve desde a captação profissional de fotos e vídeos dos imóveis até campanhas direcionadas em diversas plataformas como site, mídias sociais, blog e campanhas específicas”, explica Romero.

A empresa investe desde 2012 na captação profissional dos imóveis, sendo pioneira nesse formato de trabalho, além de realizar uma pesquisa prévia dos documentos para garantir que tudo esteja em conformidade antes de iniciar o processo de venda. “Custeamos esse investimento de documentação porque acreditamos que a exclusividade deve vir acompanhada de um serviço completo e de qualidade superior”, destaca.

A Bossa Nova Sotheby’s International Realty conta com uma área de inteligência de dados que mapeia o valor das ofertas de imóveis semelhantes, utilizando uma ferramenta própria para avaliação de mercado. “Nossa tecnologia permite uma análise precisa do que está acontecendo no mercado, o que nos dá uma vantagem competitiva na precificação e na estratégia de vendas”, destaca Marcello. Além disso, a empresa desenvolveu um algoritmo que analisa o volume de demanda do mercado, o que é fundamental para determinar a velocidade de venda. “Atualmente, em um mercado estável, o tempo médio para vender um imóvel em São Paulo é de 16 meses. No entanto, em um mercado com maior demanda, essa velocidade tende a aumentar”, aponta o CEO.

É possível traçar um paralelo com o mercado norte-americano, onde a maturidade é evidente: entre 95% e 98% dos imóveis são exclusivos. Lá, o proprietário escolhe uma empresa para representar seu imóvel na venda, permitindo um trabalho de divulgação mais focado, já que a imobiliária seleciona poucas exclusividades. No Brasil, infelizmente, essa prática ainda não é bem estruturada. “Como resultado, a relação de confiança e eficiência nem sempre atinge seu potencial, pois a maioria dos clientes não dá exclusividade a uma única empresa, preferindo anunciar em várias. Isso dificulta a criação de uma estratégia específica, já que há concorrência direta pelo mesmo produto”.

A exclusividade, portanto, é um compromisso com a excelência. Na Bossa Nova Sotheby’s International Realty, os imóveis exclusivos são difundidos em parceria com até seis outras empresas de alto padrão, garantindo uma exposição ainda maior. “O cliente que escolhe uma empresa séria para representar seu imóvel obtém um serviço personalizado e uma segurança de saber que seu imóvel está em boas mãos”, conclui Romero.

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