Internacional

Descubra por que Orlando atrai investidores brasileiros para o mercado imobiliário

Rodolfo Milanez, especialista em vendas da Lennar Brazil, compartilha sua visão sobre o crescente interesse dos brasileiros.

Em uma entrevista exclusiva para o Blog da Bossa Nova, Rodolfo Milanez, Head of Sales Operations da Lennar Brazil, compartilhou detalhes sobre o crescente interesse dos brasileiros no mercado imobiliário de Orlando. 

Milanez destaca que, embora o mercado não seja apenas atual, mas também bastante popular entre os investidores qualificados, muitos optam por buscar segurança e retorno estável nos imóveis da região. Ele aponta que a familiaridade com Orlando, suas atrações turísticas e clima favorável têm impulsionado esse fenômeno, transformando a cidade em uma extensão do lar para muitas famílias brasileiras. 

Além disso, a valorização imobiliária consistente e os retornos sólidos dos aluguéis tornam Orlando uma escolha atrativa para investimentos.

Rodolfo Milanez | Foto: Arquivo pessoal

Confira a entrevista completa abaixo!

Qual é o potencial de mercado atual em Orlando para os brasileiros interessados em investir na região?

Eu diria que não é atual, mas talvez mais popular. Investidores qualificados têm optado cada vez mais, ao longo dos últimos anos, por buscar a segurança de investir no mercado imobiliário americano, em especial da Florida Central, onde está localizada a área metropolitana de Orlando. 

Dentre as razões, a familiaridade com o local, em parte pelas atrações turísticas, clima favorável ou diversos outros fatores particulares da experiência de cada família que investem em Orlando, tornaram a cidade uma extensão de suas casas e vida no Brasil.

Já como produtos de investimento, sem dúvidas, por todas as experiências bem-sucedidas de investir em um mercado imobiliário sólido e seguro, que tem apresentado valorização imobiliária e retorno no fluxo de caixa com os aluguéis, de forma consistente e constante. 

Quais são os principais setores de investimento em Orlando que têm mostrado crescimento significativo para os brasileiros?

Essa é uma pergunta excelente, que muitas vezes surpreende quem está acostumado a relacionar Orlando somente com parques temáticos e turismo.
Dados mostram que 80% da força de trabalho não tem relação com o turismo e hospitalidade na cidade, e, perante os EUA, a região figura em segundo lugar no país como a que cresce mais rapidamente em novos postos de trabalho, de acordo com o US Department of Labor, dados de 2023. 

Para que se tenha uma ideia da dimensão desses números, em um raio de apenas duas horas dirigindo de carro, a região atinge uma população de $9,5mi de habitantes, o que torna compreensível entender o fluxo de entrada migratório de aproximadamente 1000 pessoas chegando semanalmente para viver e trabalhar na cidade, sendo as áreas de turismo e hospitalidade representando ao redor de 20% do total, empresas e negócios na área de tecnologia, aeroespacial, serviços em geral, ao redor de 19%, educação e saúde ao redor de 13% e demais áreas econômicas compondo o restante.

Esses números impressionantes, de fácil acesso e pesquisa por qualquer pessoa, são os fatores que fornecem a solidez e segurança para que os investidores Brasileiros decidam, cada vez mais, em aumentar a sua exposição de investimento imobiliário na cidade, em especial, do ponto de vista de imóveis para locação residencial.

Como o mercado imobiliário em Orlando está se destacando como uma opção de investimento para os brasileiros?

Outra excelente pergunta. Talvez este não seja um ponto de atenção para investidores qualificados, que de certa forma estão acompanhando de perto o movimento do mercado imobiliário de Orlando. Entretanto, para aqueles que estão pensando em iniciar ou de fato já iniciaram a jornada de investimentos imobiliários na cidade, irá perceber a consolidação dos investimentos em imóveis voltados para locação residencial, que é e acreditamos que sempre será o principal vetor de crescimento e de indicadores para o mercado imobiliário da região.

No Brasil, atualmente, muito se fala dos imóveis para aluguel do tipo “airbnb”, de temporada. Da mesma forma, muito se falou também desse tipo de investimento em Orlando, porém fazemos uma comparação de simples entendimento: O imóvel de temporada está para os investimentos imobiliários em Orlando como na comparação entre um jet ski e um carro no nosso dia a dia. 

Para desfrutar do jet ski – eu preciso do carro -, uma carretinha para carregá-lo e vou utilizar quando estiver de férias, me divertindo. Comparativamente, o carro é uma ferramenta que permite fazermos as coisas essenciais da vida.

Ambos são relevantes em suas funções, porém um deles eu preciso para o essencial, refletindo então o nosso entendimento sobre o atual mercado imobiliário de Orlando, ou seja, diferente das especulações e das flutuações do mercado de aluguel de temporada, o residencial se reafirma e se consolida como a opção segura, estável e alinhada com os princípios básicos de oferta e demanda de mercado imobiliário, fornecendo maior clareza e previsibilidade sobre as decisões de investimento. 

Ainda, trazendo para a realidade do mercado imobiliário de Orlando, se torna indiscutível a afirmação a qual, para quem busca dolarizar os seus investimentos através da compra imobiliária em Orlando, o quanto o mercado residencial se mostra consolidado e inequivocadamente como a decisão mais acertada de investimento imobiliário atualmente. 

Pesquisas simples de comparativo de valor de m2 e resultados das receitas com aluguel podem são evidências categóricas das afirmações acima.

Quais são os fatores-chave que estão impulsionando o crescimento de Orlando como um destino de investimento para os brasileiros?

Sem sombra de dúvidas, atualmente, a busca por proteção patrimonial e diversificação e dolarização de investimentos, impulsionado pelos fatores mencionados nas perguntas anteriores. Antigamente, poderíamos dizer que a busca se daria no sentido de comparar retorno com investimentos imobiliários no Brasil ou em geral com ativos financeiros líquidos, porém quando entendemos as necessidades das famílias de ultra alta renda e alta renda que estão dolarizando os seus investimentos no mercado imobiliário de Orlando, podemos afirmar, seguramente, hoje, o maior vetor deste movimento são a busca por proteção em primeiro lugar, depois e diversificação, dolarização e claro, porque não um fluxo de caixa com entradas em dólares, ou, até mesmo, as estratégias de ganho patrimonial através da alavancagem, através de financiamento disponível para estrangeiros.

Posts relacionados
Internacional

Crescimento do mercado imobiliário de alto padrão em Portugal atrai investidores estrangeiros

O mercado imobiliário de luxo em Portugal tem se destacado pela qualidade de vida, segurança e…
Ler mais
Internacional

Os bairros mais procurados em Orlando por brasileiros

Consultora imobiliária, Carol Medeiros, revela as tendências no mercado de imóveis de…
Ler mais
Internacional

Entenda por que os brasileiros estão buscando a Espanha como novo lar

Com clima agradável e alta qualidade de vida, o país se apresenta como uma boa opção para morar…
Ler mais