Economia e mercadoMercado

Modalmais | Panorama econômico de setembro

Durante o mês de setembro, mercado externo foi marcado pelo aumento do patamar dos juros futuros nas principais economias desenvolvidas e pelo aumento do preço das commodities energéticas, notadamente o petróleo. A pressão altista nas curvas de juros foi sentida em todos os países do G10, e é sustentada pelo ritmo de crescimento econômico, alguns acima do potencial, destes países. A aceleração da inflação de salários na Zona do Euro e nos EUA também ajudou a pressionar ainda mais esse movimento. Os Bancos Centrais da Turquia e da Rússia elevaram suas taxas básicas, enquanto, na Argentina, um novo empréstimo junto ao FMI foi negociado e divergências na equipe econômica levaram à substituição do presidente do Banco Central. Nos EUA, o Federal Reserve (FED) subiu as taxas de juros para 2,25%a.a., em linha com as expectativas de mercado.

O aumento do preço do petróleo com valorização próxima a 7% no mês reflete condições de oferta ainda apertadas, com o colapso da produção de petróleo na Venezuela e o aumento das sanções dos EUA ao Irã.

No mercado de moedas, o movimento de forte depreciação, notadamente das moedas emergentes, interrompeu-se em setembro.

No mercado de bolsa o mês foi bastante volátil, porem a exceção da bolsa brasileira que apresentou um bom desempenho, as demais não apresentaram fechamentos pouco relevantes.

No Brasil, o foco principal permaneceu nas eleições  marcadas para dia 7 de Outubro. O cenário mais provável  se encaminha para a decisão em segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Os mercados vem acompanhando e oscilando bastante ao sabor das pesquisas dos principais institutos, e  no nosso entender precificam um cenário de igual probabilidade de vitória para ambos os candidatos.

O Banco Central, em sua última reunião de política monetária, teve como mudança mais relevante a questão da assimetria da inflação e passou a considerar o balanço de riscos de uma elevação da inflação para um patamar superior à trajetória das metas.

Nosso cenário básico contempla duas altas de 50 bps nas duas últimas reuniões deste ano.

Posts relacionados
Mercado

Demanda por imóveis de alto padrão na Vila Madalena atrai famílias e público jovem

A consultora da região Andrea Lotito, da Bossa Nova Sotheby’s, ressalta a procura constante…
Ler mais
Mercado

Entenda as tendências e a tradição do Morumbi

Consultora da Bossa Nova Sotheby’s revela os destaques e mudanças no mercado imobiliário do…
Ler mais
Mercado

Comprar imóvel no Off Market, no pré-lançamento ou na abertura de estande?

Especialista esclarece todas as etapas e as diferenças de público na negociação O mercado…
Ler mais