Arte e CulturaLifestyle

ARTE E CARNAVAL, DAS RUAS À GALERIA DE ARTE CONTEMPORÂNEA

(…) é preciso fazer parte desta vanguarda carnavalesca para apreciar todas as camadas de significado discretamente representadas nas imagens

A Bianca Boeckel Galeria exibe “Chama o Bloco”, mostra coletiva dos fotógrafos Ana Carvalho, José Guilherme Leite, Lucas Bori, Micael Hocherman, Pedro Esteban e Rapha Silva, curadoria de Francisco Almendra e coordenação de Bianca Boeckel que, antecipando a adoção de novas tendências no Brasil, une arte, carnaval e realidade virtual – VR. O grupo de 6 fotógrafos da nova geração, concentrou-se em acompanhar o movimento das festividades de Momo distante do main stream, na capital carioca. “Este coletivo de artistas passou a desenvolver novas abordagens fotográficas para fazer jus ao que se desdobrava nos novos blocos da cidade”, explica o curador.

As imagens, alheias ao caos da alegria dominante no Carnaval onde o coletivo celebra, delicadamente buscam o retrato do um em meio ao todo, cuidadosamente, registrando sua alegria individual.

A experiência se completa quando a Realidade Virtual entra em cena propiciando uma plena experiencia sensorial. Os óculos dispostos no espaço inserem o visitante no progresso do bloco – o Boto Marinho na Ilha de Paquetá – reconhecido por sua anarquia latente, com um desafio: é preciso realmente dançar para chamar o bloco, caso contrário o espectador permanece sozinho na ilha. O desejo de ver o desenrolar da festa requer exposição pessoal, da mesma forma como o fazem os componentes dos blocos. Este convite-desafio faz com que ousemos enfrentar nossos próprios medos: a exposição ao desconhecido, o medo de não saber dançar, o julgamento daqueles que nos observam de fora, o temor de se entregar sem garantias. São as mesmas questões enfrentadas – e vencidas – por todos que fazem parte do Carnaval.

A experiência faz ver que o espírito do Carnaval nos preenche enquanto nos sentimos parte de um movimento coletivo, na mesma vibração. “Imbuídos deste aprendizado, tiramos os óculos com uma nova perspectiva em nossos olhares.” diz Francisco Almendra

Exposição: “Chama o bloco

Artistas: Ana Carvalho, José Guilherme Leite, Lucas Bori, Micael Hocherman, Pedro Esteban e Rapha Silva

Curadoria: Francisco Almendra

Coordenação: Bianca Boeckel

Produção: Studio KWO XR

Data: 08 de fevereiro de 2020, sábado, das 16hs às 20h

Local: Bianca Boeckel Galeria http://www.biancaboeckelgaleria.com

Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP

Tel.: (11) 2691-1190

Horários: Quinta-feira a sábado, das 12 às 19h | Segunda a quarta-feira, com agendamento: contato@biancaboeckelgaleria.com

 

Bianca Boeckel Galeria

Localizada na região do Parque Ibirapuera, a Bianca Boeckel Galeria, antiga Galeria VilaNova, promove artistas consagrados e em ascensão no cenário nacional e internacional. Em 2019 comemora 6 anos de fundação e mais de 30 exposições realizadas, com destaque para as individuais de Camila Alvite, Rodrigo Edelstein, Virgilio Neves, Thomas Baccaro, Katia Wille, Nelson Porto, Jorge Feitosa, Lauren Shapiro e Gabi Gelli.

A galeria atende a um público exigente em busca de novidades em fotografia, pintura, esculturas e diversas mídias. Intensa pesquisa e uma curadoria minuciosa garantem mostras com uma grande variedade de arte conceitualmente significativa e visualmente estimulante. Além das exposições e cursos organizados pela galeria, parceria institucionais e um acervo eclético em constante renovação permitem que colecionadores apreciem trabalhos de qualidade e vivenciem as últimas tendências locais e internacionais.

Iniciando sua trajetória em feiras de arte, foi um dos destaques na SP-Arte/Foto 2018 – mencionada por curadores e críticos na mídia especializada, repetindo o mesmo desempenho em 2019, onde também inseriu seu espaço na lista de galerias participantes da SP-Arte com igual sucesso. Bianca Boeckel, idealizadora, gestora, proprietária e diretora da galeria, atua também como curadora e consultora de artistas e clientèle, lançando mão de sua experiência internacional.

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais