Arte e CulturaLifestyle

Galeria Zero | Ossos e Asas 98

Ossos e Asas 98”, do pintor, escultor, performer e artista multimídia paulistano José Roberto Aguilar, inaugura a nova galeria da Vila Madalena: Galeria ZERØ! Exibindo pinturas em acrílica sobre tela e esculturas de vidro, propõe uma revisitação à exposição homônima realizada pelo artista em 1998, apresentando uma nova série de trabalhos que não foram expostos naquela ocasião. Em meio a este momento de dualidades pelo qual o país atravessa, explora o conceito de memória e busca estabelecer uma harmonia entre a dualidade consciência – representada metaforicamente pelas “asas” – versus sobrevivência – “ossos”.

Asas são sinônimos de consciência enquanto ossos são sinônimos de sobrevivência. Um não existe sobre o outro. Quando um impera sobre o outro, acontece o caos. É a mesma coisa da dicotomia ‘raízes’ e ‘asas’. Muito arraigado ao solo, não tem voo. Sem raízes, o voo se perde no ar”, define Aguilar. Vinte anos após a primeira exibição e tudo que aconteceu nesse período, certa sincronicidade se faz presente nos dias atuais e confere um caráter contemporâneo a esta exposição: a necessidade absoluta de realizar uma síntese entre a sobrevivência e a consciência. “Entre a distopia e a utopia. Entre a violência e a empatia. Entre você e o outro. Entre asas e ossos”.

Produzida inicialmente como uma continuação de “A Criação do Mundo e o Tempo”, individual de grandes proporções realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo em 1996, “Ossos e Asas” representa o oposto da primeira. Enquanto a mostra no MAM era baseada numa tradução de Haroldo de Campos sobre a Gênesis da Bíblia – composta por obras bem coloridas e exuberantes -, “Ossos e Asas” elege a criação do homem como temática, e apresenta peças em preto e branco

Com uma produção em constante metamorfose, José Roberto Aguilar define a pintura como se fosse sua alma, da qual nascem outros caminhos como a videoarte (considerado um dos pioneiros no Brasil), a performance, a música, o cinema e a literatura. Sobre seu processo criativo, o artista conclui: “Primeiro preciso ficar grávido. De ideias. Depois tenho que deletar o passado. Depois tenho que estar no aqui e agora. Depois tenho que ficar vazio. Depois não tenho que seguir regra nenhuma. Às vezes eu consigo, às vezes eu não consigo”.

 

https://joserobertoaguilar.com/

http://www.galeriazero.com.br/

 

Curadoria de conteúdo: Silvia Balady / silvia@balady.com.br / @ssbalady

 

Posts relacionados
Lifestyle

Conheça o novo destino que está chamando a atenção dos Paulistanos

O conceito de terceira residência continua se expandindo pelo Nordeste e os novos empreendimentos…
Ler mais
Lifestyle

Geração X e ‘Boomers’ rumo à estrada em busca da liberdade

Em entrevista exclusiva para o Blog da Bossa Nova, André Duek, fundador da Duek Motorhomes nos…
Ler mais
Lifestyle

O que é o ‘Grandpa Core’ e por que você precisa conhecer essa tendência em 2024?

Descubra como a moda “eclectic grandpa” está dominando as tendências de 2024, sendo…
Ler mais