Mercado

Entrevista com especialista: o que você precisa saber sobre o papel da assessoria jurídica na compra ou locação de imóvel

Para esclarecer as principais dúvidas sobre esse serviço, Cleto Untura Costa, sócio fundador do UCF Advogados, explica que essa assessoria é um valioso instrumento para auxiliar os clientes na concretização de um bom negócio.

Sem custo adicional, a assessoria jurídica da Bossa Nova Sotheby’s, por meio de um escritório especializado em direito imobiliário, é um suporte a mais na hora de comprar ou alugar uma propriedade.

Mas, por que exatamente esse serviço é tão importante? Atuando há mais de 20 anos no mercado imobiliário, o sócio fundador do UCF Advogados, Cleto Untura Costa, explica, em um bate-papo exclusivo, as principais dúvidas sobre o papel desse serviço na hora de fechar um novo negócio.

Basicamente, resolvido de forma prática e digital, todos podem ter em mente que a assessoria jurídica é um valioso instrumento para auxiliar os clientes na tomada de decisão comercial, como reforça Cleto na entrevista. O serviço vai desde a elaboração da minuta de contrato e análise documental até assinatura da escritura e posse do imóvel.

1. Com mais detalhes, qual é o papel da assessoria jurídica na negociação de uma compra ou locação de imóvel na Bossa Nova Sotheby’s?

O conceito adotado pela BNSIR de terceirização do jurídico para um escritório independente tem como objetivo justamente afirmar o papel de advisor nos negócios imobiliários de altíssimo padrão.

Em linha com esse papel da imobiliária como advisor, o jurídico deve buscar igualdade de tratamento entre vendedor e comprador (e seus respectivos advogados) de modo que a operação de compra e venda ou de locação seja realizada de forma equilibrada e transparente, garantindo que as partes tenham ciência de todos os detalhes e riscos envolvendo o negócio.

Além disso, sempre em conjunto com as partes e seus advogados, o jurídico da BNSIR poderá auxiliar na busca de soluções para operações imobiliárias que, quase sempre, possuem necessidades específicas, especialmente em virtude do perfil dos clientes.

Por fim, deve-se ter em mente que a assessoria jurídica é valioso instrumento para auxiliar os clientes na tomada de decisão comercial para a concretização de um bom negócio, mas nunca podendo se sobrepor à vontade das partes na decisão sobre os riscos e vantagens de uma determinada aquisição.

2. Quais são as principais etapas desse serviço?

Para os negócios de compra e venda, após o recebimento da proposta de aquisição e antes da assinatura do contrato implementamos uma metodologia desenvolvida especialmente para a BNSIR que tem como objetivo mitigar eventuais ruídos entre as partes na fase seguinte, após a assinatura do contrato.

Esse cuidado por parte da BNSIR é de fundamental importância a fim de que, desde o início, o negócio seja efetivado da forma mais transparente e segura possível.

Após, elabora-se a minuta do contrato traduzindo para a linguagem jurídica acessível as condições comerciais do negócio, quando então o documento é compartilhado para aprovação das partes envolvidas. Neste ponto vale ressaltar que, em conjunto com a diretoria e os gerentes, concebemos um modelo de contrato claro, equilibrado, simples porém seguro, o que na grande maioria dos casos gera pouco atrito entre as partes, garantindo extrema fluidez e agilidade nos fechamentos.

Uma vez firmado o contrato, inicia-se a fase do que internamente chamamos de “pós-venda”. Diferenciando-se das demais imobiliárias, e novamente conjuntamente com o time da BNSIR (diretoria e gerentes), desenvolvemos uma metodologia proprietária para gestão da rotina de documentação existente após a assinatura do contrato, uma atividade que é praxe nas operações imobiliárias, mas geralmente é negligenciada. Isso garante velocidade na conclusão dos negócios.

Inexistindo questões impeditivas após a assinatura do contrato mediante a validação da parte compradora e cumpridas as condições comerciais eventualmente existentes, o negócio é concluído com a lavratura da escritura ou da assinatura do contrato de financiamento bancário.

3. Hoje em dia há uma forte presença da tecnologia na área imobiliária. O que mudou nesse serviço com a presença da área na internet?

A agilidade no fluxo das informações, nas fases pré ou pós contratual; o que demorava meses, hoje é solucionado em dias.

Além disso, com a evolução da legislação permitindo as assinaturas dos documentos de forma eletrônica, garante-se que as partes possam fechar o negócio de qualquer parte do mundo.

Outro aspecto importante é a facilidade da realização de reuniões virtuais, o que ficou bastante comum em virtude da pandemia da Covid-19. Impasses comerciais e jurídicos hoje podem ser resolvidos rapidamente de forma virtual, mesmo que as partes e seus advogados estejam em fusos horários diferentes.

Por fim, importante lembrar que com a criação do SREI – Sistema Nacional de Registro Eletrônico os registros e averbações relativos às operações imobiliárias podem ser feitos de forma totalmente digital.

4. Quais são os critérios de um contrato que as duas partes precisam ficar atentas?

Como todo negócio, a análise de risco. É importantíssimo que o cliente encontre, juntamente com seus assessores aí incluídos, obviamente, os corretores da BNSIR com a sua experiência acumulada ao longo dos anos no segmento de altíssimo padrão, o equilíbrio entre risco/recompensa.

Para conhecer mais sobre este e outros serviços da Bossa Nova Sotheby’s, clique aqui e confira.

Posts relacionados
Mercado

O que você ainda não sabe sobre as siglas que estão transformando o mercado imobiliário

Termos ganham protagonismo em São Paulo e atraem investidores atentos à diversificação de…
Ler mais
Mercado

Art’Stone Itaim: A arquitetura esculpida da nova sofisticação paulistana

Viver bem não é mais sobre metros quadrados é sobre significado. O Art’Stone Itaim…
Ler mais
Mercado

Lançamentos de alto padrão mantém ritmo de valorização na Vila Nova Conceição

D.O.C Vila Nova se destaca no mercado imobiliário paulistano com projeto autoral, sofisticação…
Ler mais