Mercado

Saiba por que Leblon e Ipanema lideram como os bairros mais cobiçados do Rio de Janeiro

Em entrevista ao Blog da Bossa Nova, o consultor Leonardo Balthazar explica as razões pelas quais os bairros favoritos do autor Manoel Carlos fazem com que o Rio de Janeiro continue lindo

Com beleza abundante e muita elegância, as regiões do Leblon e Ipanema se destacam no cenário brasileiro, principalmente por serem as principais musas inspiradoras de poetas, músicos e cineastas nacionais. Considerados como a parte mais elevada da região carioca, os dois bairros são caracterizados por sua grande influência, além de oferecerem as melhores opções de serviços, lazer e moradia.

O Leblon, um bairro histórico com mais de cem anos, foi representado em novelas, filmes e inspirou poetas e músicos em obras clássicas. O charme o torna um lugar excepcional do Rio que, com sua estrutura de alto nível, é considerado um dos melhores bairros do Brasil para residir.

Ipanema também contempla todos os itens de seu vizinho, porém, dispõe de um fator a mais: está entre as regiões mais buscadas pelos turistas. No entanto, o bairro carioca tem muito mais a oferecer do que a cor do mar, as areias brancas, ou a Pedra do Arpoador: a paixão. Ao descobrir Ipanema, é impossível querer morar em outro lugar. 

Em entrevista ao Blog da Bossa Nova, Leonardo Balthazar, especialista na região, deu detalhes sobre a visão de mercado, o que os clientes procuram e quais as melhores opções de lazer nos bairros. Confira.

Qual é a sua visão de mercado sobre a região de Ipanema e Leblon?

São bairros muito desejados, considerados os melhores locais para se viver no Rio e que possuem características próprias. Em Ipanema, por exemplo, além da orla, temos a Lagoa ‘lado Ipanema’, como chamamos aqui, e o Quadrilátero do Charme, que vai da Aníbal de Mendonça até Joana Angélica e Avenida Vieira Souto até Avenida Epitácio Pessoa, onde temos as ruas internas bastante procuradas e restaurantes, livrarias, hotéis, joalherias, enfim, as melhores lojas. 

No Leblon, você tem além da orla, ruas estritamente residenciais com casas de altíssimo padrão. O Alto Leblon, com vista mar e montanha muita gente gosta. Temos ainda clubes, shoppings  e ruas com gastronomia bastante relevante.

Ambos os bairros têm moradia para diferentes tipos de clientes. Aqui na Bossa Nova, mantemos o foco no alto padrão, e podemos dizer que a parte relevante desses bairros você vai encontrar um m² a partir de uns 30 mil reais, entre prédios e casas. 

De forma geral e principalmente no Leblon, você tem diferença entre as quadras que vão da praia para dentro, ou seja, a praia tem um m², primeira quadra outro m², segunda quadra outra e assim sucessivamente. Claro que isso não é uma regra e dentro de um mesmo condomínio você poderá encontrar imóveis onde o m² seja diferente, dependendo de uma série de fatores que serão analisados pelo corretor na hora da avaliação.

O que os clientes Bossa Nova mais procuram na hora de adquirir um imóvel nesta região?

Quem procura imóvel nesses bairros quer morar bem, claro, e principalmente fazer tudo na porta de casa.

Morando em Ipanema, você consegue ir ao banco, fazer compras, ir a academia, frequentar bons restaurantes. Se não quiser ir a pé, tem a opção de ir de bicicleta elétrica, uma moda em alta agora, principalmente no Leblon.

Nós inclusive temos observado uma movimentação dos clientes, que continuam querendo imóveis com vaga já que apresentam maior liquidez, mas não fazem mais tanta questão de ter carros. Essas pessoas buscam por Ipanema e Leblon justamente pela facilidade de se resolver tudo por ali na praticidade. E procuram a Bossa Nova Sotheby’s pela expertise da empresa, pela confiança na marca e porque muito além da compra, nós damos uma assessoria completa para levar o cliente a fazer o melhor negócio possível.

Pessoalmente, tenho muitos clientes que buscam coberturas para ter uma área externa, movimento que cresceu muito na pandemia. Eu até ouvi de uma cliente que na hora da compra disse que “queria um pedaço do céu”. Então, eu creio que a maior parte dos meus clientes buscam esse tipo de imóvel. Temos muitas  coberturas duplex, triplex e as lineares mais raras, mas não menos desejadas. É sempre um imóvel com saída boa e bem desejado.

E por fim, pode dar algumas dicas de hotspots da região?

É até difícil, porque estamos falando de dois bairros que já estão entre o mar e a lagoa, ou seja, já estão super bem localizados e já são dois hotspots. 

Mas eu diria que em Ipanema, de frente para o mar temos o Country Club, bastante desejado; na lagoa lado Ipanema temos o Caiçaras; no Leblon temos a Rua Dias Ferreira quase toda com restaurantes e o Shopping Leblon com excelentes lojas de marcas famosas e gastronomia também muito boa.

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais