Mercado

Estudo revela como funciona a valorização de imóveis de alto padrão em São Paulo

Relatório feito pela Bossa Nova Sotheby’s apresenta análise de valorização imobiliária em São Paulo e destaca a influência da localização e outros fatores no mercado de alto padrão

Trimestralmente a Bossa Nova Sotheby’s apresenta dados refinados sobre o mercado imobiliário de alto padrão. É o caso do Snapshots, relatório periódico que atua como um guia importante para os compradores, vendedores, investidores e incorporadores desse setor, projeto idealizado por Denise Ghiu, CDO (Chief Data Officer) na Bossa Nova.

Um desdobramento destas análises são os estudos sobre eixos  de valorização de imóveis de alto padrão e como  alguns bairros  específicos de São Paulo estão inseridos. Considerando uma amostra de 42 condomínios de alto padrão, lançados a partir de 2005,a amostra do estudo foi dividida em quatro grupos distintos conforme o quadro abaixo  para assegurar a precisão na interpretação dos dados. Ao  final, o relatório verificou qual foi a  valorização real descontada a inflação acumulada no período para cada grupo, levando em consideração o valor na data de lançamento até o valor no momento atual.

“Os resultados indicaram que a valorização real dos imóveis de alto padrão considerando todos os eixos de estudo na cidade de São Paulo foi de 46,8%., explica Denise. “As regiões mais próximas ao centro da cidade, especificamente Oeste I e Sul I, mostraram as maiores taxas de valorização, com 46,3% e 40,7%, respectivamente. Por outro lado, as regiões mais afastadas do centro, Oeste II e Sul II, apresentaram taxas de valorização menores, sendo 25,8% e 30,8%, respectivamente”.

A tabela apresenta as taxas de valorização real dos imóveis de alto padrão por eixo e os bairros em destaque 

Relatório da Bossa Nova Sotheby’s

De acordo com Denise, “a análise concluiu que o eixo Sul II apresentou maior potencial de valorização em comparação ao eixo Oeste II, sendo que são os bairros que se encontram nestes eixos também apresentaram maiores investimentos em infraestrutura e figuram como bairros de destaques em número de negócios fechados, refletindo a demanda. E, apesar da localização ser um dos fatores que influenciam a valorização dos imóveis de alto padrão, o que foi possível comprovar entre  o grupo dos imóveis situados em regiões mais centrais e mais afastados, é que também é possível entender o potencial de valorização de empreendimentos mais afastados do centro, pois são os privilégios que podem ser encontrados nestes empreendimentos que os torna tão diferenciados”. 

“Para investidores em imóveis de alto padrão, é recomendado que pesquisem oportunidades nos bairros dentro dos eixos de maior valorização  antes da compra, considerando os fatores mencionados. Além disso, a metodologia utilizada neste estudo pode ser aplicada para analisar a valorização de imóveis em outras localidades”, destaca a CDO.

A análise focou apenas nos condomínios de alto padrão lançados no mercado por uma incorporadora especializada em alto padrão nos eixos mencionados na tabela acima , e os resultados não são reflexo de uma análise individual e sim, do mercado em geral nestes eixos para imóveis de alto padrão. “Para cada caso, é preciso consultar um profissional especializado no bairro para obter orientação específica sobre compra e venda de imóveis de alto padrão”, finaliza Denise Ghiu.

Para mais informações sobre compra e venda de imóveis em regiões específicas, entre em contato com um dos nossos consultores.

Posts relacionados
Mercado

Entenda as tendências e a tradição do Morumbi

Consultora da Bossa Nova Sotheby’s revela os destaques e mudanças no mercado imobiliário do…
Ler mais
Mercado

Comprar imóvel no Off Market, no pré-lançamento ou na abertura de estande?

Especialista esclarece todas as etapas e as diferenças de público na negociação O mercado…
Ler mais
Mercado

Entenda como funciona a valorização de imóveis na planta

Imóveis na planta pode ser uma estratégia vantajosa e segura com as dicas da consultora Ale…
Ler mais