Mercado

Entenda por que o relatório Snapshots é importante para o mercado imobiliário de alto padrão

Denise Ghiu, idealizadora do relatório, conversou com o Blog da Bossa Nova e destacou a importância de relatórios como este para profissionais do setor imobiliário de alto padrão

Conversamos com Denise Ghiu, Chief Data Officer da Bossa Nova Sotheby’s, para entender melhor o papel e a importância do relatório Snapshots no contexto do mercado imobiliário de alto padrão. 

O Snapshots é uma publicação única que oferece uma visão abrangente do mercado residencial de luxo, fornecendo visões valiosas para proprietários, compradores, investidores e incorporadores.

Denise descreve o Snapshots como um guia essencial para profissionais do setor, destacando sua capacidade de reunir os principais indicadores do mercado e oferecer uma análise comparativa trimestral. O relatório apresenta dados sobre transações imobiliárias, valores de imóveis anunciados, destaca lançamentos e tendências de locação. O foco na regularidade com padrão internacional e análises para o mercado específico em bairros de alto padrão diferencia o Snapshots de outras publicações no mercado.

A análise de dados no Snapshots é um processo detalhado que envolve a coleta, estruturação e validação de dados de fontes públicas. Denise ressalta que o tempo dedicado a esse processo é fundamental para garantir a precisão e confiabilidade das conclusões. Ao contrário de análises nativas em sistemas de inteligência artificial, no momento, as análises no Snapshots são conduzidas por humanos, o que permite a aplicação de experiência e conhecimento especializado na interpretação dos resultados que poderão ser utilizadas em aprendizagem de máquina em breve.

Clique aqui e confira o relatório Snapshots em primeira mão.

Confira a entrevista completa abaixo.

Como você descreveria o Snapshots em um contexto geral e como ele se diferencia de outras análises ou relatórios no mercado imobiliário de alto padrão?

Denise Ghiu: o Snapshots é uma publicação voltada para o segmento de alto padrão que reúne os principais indicadores do mercado imobiliário no segmento residencial para dar apoio na tomada de decisão dos proprietários, compradores, investidores e incorporadores. A ideia principal deste relatório de mercado é trazer visibilidade para a dinâmica deste segmento nos bairros nobres da cidade. Além das análises objetivas, a regularidade da publicação está em linha com os relatórios internacionais das afiliadas Sotheby’s e se diferencia pelo ineditismo no mercado nacional.
       
Poderia nos fornecer um panorama geral que abrange o relatório e como ele pode ser considerado um guia indispensável para os profissionais do setor?

Denise Ghiu: o Snapshots contempla dados sobre os imóveis transacionados, valores dos imóveis anunciados, lançamentos e também de locação. O relatório foi estruturado para que seja possível realizar um acompanhamento trimestral destes indicadores e de forma comparativa, ou seja, mesmo período do ano anterior e sua evolução para a mediana dos valores por metro quadrado nos bairros apresentados. Também são destacadas as ruas com maior número de transações por bairro e uma da visão da média móvel, que implica na diluição de possíveis impactos de flutuação deste mercado. Em conjunto com as análises mais sucintas, ajudam os profissionais do setor a entender melhor a relação entre a oferta e a demanda no contexto do tempo para que seja estruturado um planejamento mais assertivo de suas ações estratégicas.

Em que tipo de dados e informações o relatório se baseia para fornecer suas análises?

Denise Ghiu: o relatório como um todo se baseia em dados de fontes públicas de modo que o processo de normatização e tratamento temporal dos dados com a justaposição dos indicadores constituem fomento para as análises.

Pode explicar como os dados são analisados? Quanto tempo leva e qual é o processo?

Denise Ghiu: como todo processo que envolve uma grande quantidade de dados, estes passam por um processo de estruturação, normatização e validação que inclui o uso de tecnologia e ferramentas estatísticas e que toma a maior parte do tempo para que depois, num agrupamento representativo e homogêneo, o conjunto de dados seja analisado.

Considerando que esses dados foram analisados diretamente por você e não por inteligência artificial, como você acha que isso influencia a qualidade e a confiabilidade das conclusões apontadas?

Denise Ghiu: os dados já organizados e conteúdos produzidos para um assunto precisam estar disponíveis para o treinamento da máquina e a criação dos modelos neurais de inteligência artificial, que é uma vertente específica para IA, é treinada para encontrar padrões seja na descrição, análise e/ou previsão de eventos. Desta forma, a organização lógica dos dados e a disponibilidade de conteúdos realizada de forma tecnicamente responsável por profissionais qualificados são relevantes para melhor precisão da modelagem da IA. Para este segmento do mercado, em especial, o acompanhamento dos fatores externos e destes indicadores, que é um tema que tenho me dedicado desde o meu mestrado na FAU/USP, são aplicados conceitos e experiência para explicar os resultados e tendências de mercado. De qualquer forma, seja a interpretação realizada por um humano ou pela máquina, a qualidade dos dados e entendimento destas variáveis sempre serão a chave de todo processo e, com a evolução da tecnologia, o uso de IA na criação de um algoritmo para estas análises, parece um processo natural.

Clique aqui e confira o relatório Snapshots em primeira mão.

Posts relacionados
Mercado

Tecnologia e localização impulsionam a valorização imobiliária em imóveis de lançamentos

Especialista da Bossa Nova Sotheby’s revela dados comparativos entre diferentes eixos de…
Ler mais
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais