Imóveis na planta pode ser uma estratégia vantajosa e segura com as dicas da consultora Ale Azambuja
A compra de imóveis na planta é frequentemente cercada por estigmas e dúvidas, o que é compreensível, considerando que se trata de um investimento a longo prazo. Para aprofundar esse tema, o Blog da Bossa Nova Sotheby’s, que já explicou o Glossário de Mercado, conversou com a consultora de lançamentos Ale Azambuja para entender como funciona a valorização desses imóveis. Confira a seguir!
O processo de compra de um imóvel na planta
A compra de um imóvel na planta pode ser comparada a uma jornada: desde o começo com compra do terreno, passando pelo nascimento, com o lançamento, até a entrega final do apartamento. Ale Azambuja destaca que o papel do corretor especializado é fundamental nesse processo. “O corretor de lançamentos é um especialista que conhece todos os detalhes do empreendimento, garantindo segurança e confiança ao comprador”.
Na Bossa Nova Sotheby’s, o atendimento é diferenciado, com um foco especial em imóveis de alto padrão. Segundo Ale, o desafio é mostrar justamente essa diferenciação ao cliente, especialmente no mercado de lançamentos. “Investir em um apartamento na planta é como trocar de celular ou carro: é uma escolha de estilo de vida. As pessoas valorizam a varanda, a localização, a área de lazer, entre outros aspectos”.
A importância do planejamento
Investir em um imóvel na planta exige planejamento. Ale explica que existem diferentes momentos para a compra de uma propriedade ao longo da vida. “O timing do apartamento na planta é a busca pelo ideal, com a localização perfeita e o melhor que seu dinheiro pode pagar. É isso que nós vendemos”.
A especialista também ressalta os benefícios financeiros desse tipo de investimento. “Comprar na planta é poupar dores de cabeça com reformas futuras. Mesmo sendo um processo mais complexo e demorado, do lançamento até a entrega, o imóvel tende a valorizar em torno de 30% ou mais, dependendo da incorporadora”.
Valorização e rendimento
Um ponto chave na compra de imóveis na planta é o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que mede a inflação do setor. Ale destaca que o INCC não é juros, mas sim um índice que reflete a valorização do imóvel.