Mercado

Entenda as tendências e a tradição do Morumbi

Consultora da Bossa Nova Sotheby’s revela os destaques e mudanças no mercado imobiliário do Morumbi, incluindo o impacto de novos empreendimentos como o Parque Global e as preferências dos compradores por espaços amplos e com qualidade de vida

No cenário do mercado imobiliário de alto padrão de São Paulo, o Morumbi se destaca como uma escolha privilegiada para investidores e compradores exigentes. Adriana Musa, consultora da Bossa Nova Sotheby’s especializada na região, explicou um pouco mais sobre as recentes tendências e as mudanças que têm moldado essa área da capital paulista. 

Desde a ascensão de empreendimentos como o Parque Global, até a preferência crescente por espaços verdes e qualidade de vida, Adriana aponta sobre como fatores que incluem localização, infraestrutura e valorização imobiliária têm influenciado as decisões de compra e investimento.

Confira a entrevista completa abaixo!

Como está a demanda por imóveis de alto padrão na região do Morumbi atualmente?

Tem uma demanda grande com imóveis de alto padrão, como o Parque Global, Reserva Botanika. O Morumbi é bem amplo e subdividido em várias regiões. Mas o grande acontecimento, sem dúvidas, está sendo o Parque Global. Para você ter uma ideia, ele aumentou o ticket médio da região, porque é um empreendimento bem aguardado, que conta um grande comércio em volta, possui 5 torres, tem shopping center, etc. O Panambi, que é uma região mais nova do Morumbi, tem bastante opção para esse público. 

Acredito que a cidade não tem mais para onde expandir, então vemos uma expansão na região do Morumbi, por ser grande e ter espaço.

Quais são os perfis dos compradores que procuram imóveis no Morumbi? Há alguma mudança significativa nos últimos anos?

Antigamente, os clientes que procuravam o Morumbi eram as pessoas que queriam pagar menos, porque o m² sempre foi mais barato em relação aos demais bairros. Atualmente, vemos pessoas do outro lado da ponte, no Itaim, principalmente, que moram em lugares muito menores. Vejo muitas pessoas buscando a região do Morumbi justamente devido ao valor e ao conforto de lazer e espaço que as propriedades oferecem.

Além disso, a qualidade de vida se estende para fora das propriedades, como a área verde e os parques. Hoje em dia, o valor é um dos atrativos, mas junto com isso, tem a qualidade de vida.

Os compradores estão mais interessados em apartamentos ou casas? Quais fatores influenciam essa escolha?

Varia muito. Alguns procuram casas e outros apartamentos. No Morumbi existe uma variedade de condomínios de casas, então quando as pessoas procuram pela região, estão em busca principalmente por casas, exatamente por existir muita área verde principalmente na região do Cidade Jardim e Palácio do Governo. 

Uma facilidade de morar no Morumbi é justamente essa: morar em casas espaçosas, com qualidade de vida e ter o valor diferente quando comparado com outras regiões que também possuem mansões, como Ibirapuera e Vila Nova Conceição.

O Morumbi também tem uma particularidade de possuir muitos colégios renomados e tradicionais, o que ajuda na hora da decisão.

Mas no final, acho que a vista do verde é o que mais agrega. No Morumbi você pode morar em qualquer lugar que você terá a melhor vista da cidade, por ser um lugar alto. Tem praças, como a Praça Vinicius de Moraes, a Barão de Santa Eulália e parques, como o Parque Burle Marx, que tem um jardim super contemporâneo e que dentro tem o Palácio Tangará, um dos melhores hotéis do mundo.

Quais são as características mais valorizadas pelos investidores em uma propriedade de alto padrão no Morumbi?

Hoje em dia os investidores estão mais interessados em comprar terrenos. Por ser muito amplo, o Morumbi ainda possui muitos espaços vazios. Muitas casas antigas estão à venda com terrenos amplos. 

Acredito que os investidores buscam por esses lugares, porque vão comprar por um bom valor e nesse terreno podem construir mais de 6 casas. É um bairro que tem muito a ser explorado.

Espaços de lazer e áreas comuns são importantes para os compradores? Quais são as comodidades mais procuradas?

Muitas pessoas, principalmente famílias com crianças pequenas, procuram por áreas de lazer. Por exemplo, piscina coberta, porque em um dia frio é possível chamar o professor para fazer natação sem sair de casa. Playground, academia, sauna e lounge. 

Pessoas que migram de outros bairros para o Morumbi sempre vão buscar por essa infraestrutura que os imóveis dessa região oferecem.

Existem novos empreendimentos ou projetos notáveis que devemos ficar de olho? Pode citar alguns hotspots na região?

Além do Parque Global, que é um empreendimento gigante e de uma área que ficou inativa por muito tempo, é necessário ficar atento à região do Rio Pinheiros.

O rio está sendo modificado ano a ano e teve uma melhoria ao redor. Ele ganhou pontes e ciclovias. Eu moro no Panamby e vejo a constante limpeza do rio. Hoje andamos por lá e não sentimos mais o cheiro como era antes. O Parque Bruno Covas é um lugar super receptivo na região e agradável para passear.

Posts relacionados
Mercado

Comprar imóvel no Off Market, no pré-lançamento ou na abertura de estande?

Especialista esclarece todas as etapas e as diferenças de público na negociação O mercado…
Ler mais
Mercado

Entenda como funciona a valorização de imóveis na planta

Imóveis na planta pode ser uma estratégia vantajosa e segura com as dicas da consultora Ale…
Ler mais
Mercado

Entenda as tendências e preferências do mercado imobiliário de luxo no Rio de Janeiro 

Descubra as regiões mais procuradas, o perfil dos compradores no mercado imobiliário de alto…
Ler mais