‘Snapshots’ busca oferecer informações sobre as principais regiões residenciais para quem compra e investe
Para conseguir acompanhar o mercado imobiliário residencial de alto padrão, é necessário estar informado pelas previsões e expectativas dos números que ultimamente seguem oscilando.
Foi pensando nisso que a Bossa Nova criou o projeto Snapshots, um relatório periódico de mercado que consiste em dar suporte aos compradores, proprietário-vendedor, incorporadores e investidores deste segmento na hora de tomar a decisão.O Blog da Bossa Nova conversou com Denise de Camargo Ghiu, CDO na Bossa Nova Sotheby’s e idealizadora do projeto. Confira.
Pode nos contar um pouco sobre o seu histórico no mercado imobiliário antes de entrar para o time da Bossa Nova?
Minha formação acadêmica como Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização “Latu-sensu” em Negócios Imobiliários pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SECOVI e Mestrado pela FAU/USP reforçou meu interesse e envolvimento no setor com o estudos e produção de indicadores para o mercado imobiliário, trabalhando no início com empresas do setor imobiliário comercial corporativo, logístico e varejo e, por fim, no mercado residencial (lançamentos e usados), seja na implantação de departamentos de inteligência de mercado, seja com foco em tecnologia para a coleta e análise de dados (BI). O interesse por dados e análise de mercado resultou em artigos com apresentações e publicações de trabalhos em seminários nacionais e internacionais tais como o 15th Conference of ARES American Real Estate Society em Tampa (EUA), Latin American Real Estate Society (LARES) e nos seminários do NUTAU – Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP. Mais tarde, ao ministrar aulas para a disciplina de pesquisa imobiliária na UNISA e no desenvolvimento e implantação do curso de Planejamento do Produto Imobiliário Comercial dentro da Universidade Corporativa Secovi/SP ficou mais evidente a escassez e organização dos dados no segmento imobiliário. Com esta experiência foi possível ampliar minha atuação profissional para áreas correlatas, como a implementação de sistema de avaliações de ativos para home equity e outras consultorias que pudessem ajudar as empresas do setor a compreender o valor de seus dados.
O Snapshots tem a sua primeira edição agora. Pode falar sobre a criação do projeto e a importância dele?
Nosso trabalho é resultado dos dados relevantes para todo mercado imobiliário residencial onde apresentamos aqui um recorte com foco para o mercado de alto padrão. O conjunto das informações sobre o mercado de usados como os valores efetivamente negociados, anúncios, lançamentos e locação, dentre outras informações relevantes, torna o Snapshot pioneiro no mercado. A importância desta publicação também está relacionada à viabilidade dos dados através de uma série temporal, como suporte estratégico aos tomadores de decisão, seja o proprietário-vendedor, comprador, incorporadores e investidores deste segmento.
Pode dar um overview sobre o mercado no primeiro trimestre?
Os indicadores de mercado residencial como volume dos imóveis e valores transacionados, anúncios, lançamentos e locação para os bairros nobres selecionados, apresentaram desempenhos específicos para cada bairro no primeiro trimestre de 2023, haja vista suas características. No entanto, em linhas gerais a maioria dos bairros se destacou pela tendência de alta nos valores dos imóveis transacionados, enquanto os valores dos imóveis anunciados apresentaram menor descolamento em relação aos valores dos fechamentos e evidenciaram a capacidade do comprador nos bairros destacados nesta edição. Na análise de todo conjunto também destacamos o aumento no valor da mediana móvel dos lançamentos e a pressão no mercado de locação.