Lifestyle

Mais que lazer, é amor à família

Semana agitada e membros da família em horários completamente desencontrados. Jantar juntos à mesa é cada vez mais difícil. Almoço então, impossível. Ter um refúgio, uma casa no campo ou na praia não é mais opção de descanso, e sim um ponto de encontro familiar . Para muitos passou a ser fator de agregação. Não é preciso combinar. Famílias inteiras, que morando sob o mesmo teto não se veem a semana toda, sabem onde se encontrar, pelos menos aos finais de semana.

“A nossa casa foi idealizada para reunir a família, para que minhas filhas pudessem aproveitar tudo o que a natureza oferece e desfrutar a companhia de amigos”, conta o arquiteto Fábio Levi, que tem uma propriedade em Campos do Jordão.

Para ele, “sair do local em que se vive cotidianamente, pelo menos aos finais de semana, é fundamental”. E poder ‘escapar’ das preocupações diárias, claro, é um privilégio.

“Lá conseguimos apreciar a plantação de araucárias, ouvir o barulho da água do rio que corre ao lado e ainda ouvir o canto dos pássaros. O fato de não ser perturbado por poluição sonora, como a provocada pelo trânsito de São Paulo, é fantástico. É viver de verdade”, diz Fábio.

A casa do arquiteto tem seis suítes, que acomodam até 16 pessoas, tudo com decoração vintage moderna. A infraestrutura de lazer inclui trilhas para passeios na montanha, caminhadas a cavalo e banhos de cachoeira. E se o clima em Campos esfriar, há piscinas aquecidas, sauna e ofurô.

Novos hábitos, mais qualidade de vida

Esse anseio por novos ares já não é novidade. O que mudou foi a forma como as pessoas enxergam esses locais. Se antes essas casas eram refúgios de “veraneio”, hoje já são consideradas uma segunda moradia.

Essa é a opinião de Carlos Bonavitta, consultor imobiliário e especialista do Quinta da Baroneza, condomínio em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. “Graças às facilidades que os meios de comunicação proporcionam ao trabalho de cada um, e também ao fácil acesso a essas localidades, a procura por essas propriedades só aumenta”, diz.

É também recorrente a procura por condomínios fechados por causa da segurança que eles oferecem. “O investimento ocorre não apenas pela infraestrutura completa, com cenário e oferta de lazer típicos de fazendas e sítios, mas também pela certeza de que se está seguro”, ressalta.

Segurança e bem-estar em condomínios

“O meu amor pela casa na praia a torna a minha residência oficial. Envolve uma questão espiritual, que me faz querer cuidar dela com carinho, principalmente quando recebo convidados especiais”, conta o empresário italiano Giulio Rossi, que mora no Brasil e há dez anos tem casa em um condomínio na praia da Tabatinga, litoral norte de São Paulo.

A propriedade é o destino dos amigos italianos, que constantemente desembarcam no aeroporto de Guarulhos e vão direto para o litoral. “É um cantinho para descanso e diversão. Na praia ou na montanha, o importante é aproveitar as belezas da natureza e toda a serenidade que ela nos oferece”.

E quem não gosta de dar uma “fugidinha” de vez em quando?

Toda essa afeição comentada pelo empresário é cada vez mais comum. Isso porque, hoje, as pessoas têm um apartamento bem centralizado na cidade, de fácil locomoção para a família, e, quando querem tranquilidade, correm para o aconchego de sua segunda moradia.

Este também é o caso da empresária Luciana Negrão. “Moramos em um apartamento pequeno no bairro dos Jardins, em São Paulo. Todo final de semana pegamos uma hora e meia de estrada e vamos curtir a infraestrutura de nossa casa perto de Riviera de São Lourenço. É maravilhoso partilhar a felicidade de nossos filhos, que passam o dia todo estudando durante a semana.”

O projeto da casa de Luciana foi desenhado lado a lado com a arquiteta Vanessa Féres. “Cada detalhe foi pensado conjuntamente, para que ficasse com a nossa cara e pudesse nos trazer todo o conforto.” Por tudo o que têm à disposição a uma distância tão curta, ela afirma que essa acaba sendo a sua casa de verdade.

Posts relacionados
Lifestyle

Basquiat raro lidera leilões de arte contemporânea da Sotheby’s em Nova York, com estimativa de até US$ 15 milhões

Obra inédita no mercado encabeça temporada marcada por peças de coleções históricas e…
Ler mais
Lifestyle

Os relógios que se destacaram na última temporada de White Lotus

Um olhar mais atento nos acessórios luxuosos que brilharam na série A terceira temporada de…
Ler mais
Lifestyle

Tiffany & Co. aposta em gastronomia exclusiva em São Paulo

Blue Box Café traz elegância e sabores icônicos São Paulo tem se tornado palco de uma…
Ler mais