Lifestyle

The Cool List 2024: os destinos mais incríveis para visitar em 2024

Os locais escolhidos pela National Geographic Traveller, do Reino Unido, estarão no radar dos viajantes no próximo ano

Cerca de metade da lista está na Europa, incluindo áreas tão diversas como as ruínas de Pompeia e as montanhas da Albânia, que a revista apelida de “a estrela em ascensão da Europa”. No entanto, lugares localizados na América do Sul e na África tomaram destaque no guia dos viajantes para o próximo ano, devido a sua história e potência ambiental.

Neste texto selecionamos as regiões mais diferentes. Confira!

Alpes Albaneses, Albânia: uma escapada selvagem na estrela em ascensão da Europa 

Viajantes em busca de algo um pouco diferente para sua próxima aventura europeia estão cada vez mais voltando seus olhares para a Albânia. Esse pedaço do quebra-cabeça balcânico está atraindo um número crescente de visitantes graças às suas costas do Adriático e Jônico, seu intrigante passado otomano e comunista, e sua cena turística relativamente recente.

Aninhados no interior norte, os Alpes Albaneses são igualmente parte do atrativo. Conhecidas, de maneira um tanto sombria, como as Montanhas Malditas, esse reino de picos cársticos é um sonho para os caminhantes, onde linces vagueiam por florestas de abetos e flores silvestres cobrem os vales. Aqueles que procuram enfrentar as trilhas desafiadoras da região podem partir para uma nova excursão autoguiada de oito dias com a Walks Worldwide, que oferece um itinerário que inclui caminhadas por passagens de montanha, estadias em casas tradicionais e uma visita à vila de Theth, ponto de partida da trilha de caminhada Peaks of the Balkans.

Emilia-Romagna, Itália: explore o coração gastronômico da Itália sobre duas rodas

O Tour de France começa na Itália no próximo verão, com o Grand Départ acontecendo em Florença em 29 de junho. Mas a maior parte da ação dessa primeira etapa não ocorrerá em Toscana, mas sim nos vilarejos e paisagens cobertas de vinhedos da vizinha Emilia-Romagna. A linha de chegada será no resort de praia de Rimini, enquanto Bolonha e sua famosa culinária aguardam no final da segunda etapa. Os ciclistas então partirão da histórica Piacenza em sua etapa final em direção a Turim.

Não é necessário um time de apoio para se aventurar na região de bicicleta, pois esse é um dos maiores destinos de ciclismo da Itália, talvez mais bem explorado em um itinerário autoguiado, visitando Bologna, Parma e Modena, com paradas cênicas no caminho. Um número crescente de operadores turísticos está oferecendo passeios, incluindo Inntravel e Skedaddle. Ciclistas mais experientes podem encarar a Ciclovia di Dante por conta própria: começando em Ravena, onde o poeta morreu em 1321, a trilha percorre aproximadamente 223km de volta à sua cidade natal, Florença, passando por cidades no alto de colinas e florestas de castanheiros ao longo do caminho.

Nordland, Noruega: inovação fora da rede no Círculo Ártico

Nordland é uma região de glaciares e picos gigantes, pequenas cidades de pescadores e aldeias remotas, onde as tradições dos Sámi se desenrolam sob o sol da meia-noite ou as Luzes do Norte. No próximo ano, suas paisagens impressionantes serão celebradas com a tão esperada abertura do Six Senses Svart – o primeiro hotel do mundo com energia positiva, operando completamente fora da rede elétrica própria, alimentado por energia solar. O design pioneiro será complementado por um spa nórdico e uma gastronomia de desperdício zero.

Há muito para atrair viajantes aventureiros para essa costa recortada por fiordes durante todo o ano, com mountain bike e pesca no verão, e passeios de trenó puxado por cães quando o inverno se aproxima. A sinuosa viagem ao longo da E10 pelas Ilhas Lofoten, que se elevam como dragões corcundas do Mar da Noruega, é incomparável. Nordland também oferece muita cultura: a cidade de Bodø está marcando sua vez como uma das Capitais Europeias da Cultura em 2024 com eventos artísticos e musicais.

Deserto do Atacama, Chile: um novo oásis no lugar mais seco da Terra

Em raras ocasiões (aproximadamente a cada três a 10 anos) por algumas semanas na primavera, tapetes de flores silvestres brotam do solo ressecado do Atacama, transformando um dos ambientes mais áridos do mundo em uma explosão de cores. Foi esse evento de ‘florescimento no deserto’ em 2022 que levou o governo chileno a estabelecer o Parque Nacional Desierto Florido em 2023.

O parque foi criado para proteger a flora da região, grande parte da qual é nativa do Atacama. Isso permitirá que cientistas estudem mais de perto como mais de 200 espécies de plantas sobrevivem em algumas das condições mais extremas do planeta. Também se espera que a vegetação resistente à seca possa oferecer soluções para os desafios impostos pelas mudanças climáticas, enquanto os microrganismos que vivem em quantidades mínimas de água dentro das rochas aqui podem até oferecer pistas sobre a vida em Marte! Incrível, não é?

Dominica: uma nova trilha destaca praias e pontos exóticos do Caribe

Beach on Dominica, Caribbean Sea

Dominica é aquela ilha rara caribenha onde a costa muitas vezes é ignorada pelos visitantes devido a vegetação selvagem. O Waitukubuli Sea Trail é um passo para reequilibrar essa situação, mantendo-se fiel ao foco da ilha em atividades de aventura e turismo de baixo impacto. 

É a primeira rota dedicada de caiaque no mar no Caribe, percorrendo a costa oeste por quase 64km. Os 14 estágios incluem falésias esculpidas, vilarejos de pescadores, praias escondidas e pontos para snorkeling, com paradas estrategicamente posicionadas para pernoitar. Empresas locais alugam equipamentos para caiaque no mar para caiaqueiros experientes e oferecem expedições guiadas de vários dias para iniciantes.

‘Waitukubuli’ é o nome da ilha na língua do povo indígena Kalinago e a trilha marítimo é uma companheira consciente do Waitukubuli National Trail de 185km, que abriu há mais de uma década como a rota de caminhada mais longa do Caribe e ajudou a estabelecer a reputação amorosa pela natureza de Dominica.

Florestas Secas de Andrefana, Madagascar: um Sítio do Patrimônio Mundial expandido a um ambiente único

A Reserva Natural Integral de Tsingy de Bemaraha, famosa por seu labirinto de picos de calcário pontiagudos e inscrita pela primeira vez na Lista do Patrimônio Mundial em 1990, teve suas fronteiras expandidas este ano para incluir as Florestas Secas de Andrefana. 

Embora abriguem menos espécies no geral do que as florestas tropicais da costa leste, as encontradas aqui têm mais probabilidade de serem nativas. Isso é especialmente verdadeiro no Parque Nacional de Tsimanampetsotsa, no sudoeste do país. Suas atrações mais visíveis são seus baobás de troncos espessos, mas também é lar do Verreaux’s sifaka, uma espécie de lêmure criticamente ameaçada, frequentemente avistada pulando e saltando pelo chão da floresta.

Tainan, Taiwan: a cidade mais antiga do país celebra seu 400º aniversário

Onde Taipei brilha com edifícios e modernidade, Tainan, a antiga capital de Taiwan, assume uma figura mais histórica. Em 2024, o quadricentenário da cidade coloca sua herança intrigante sob os holofotes e oferece um motivo novo para visitas.

A área foi habitada por dezenas de milhares de anos, mas foi apenas em 1624 que os alicerces de Tainan foram estabelecidos pelos holandeses, que a chamaram de Fort Zeelandia. Séculos de influência internacional se seguiram, desde chineses e espanhóis até japoneses. A história é evidente na riqueza da arquitetura, desde a Antiga Academia de Artes Marciais Japonesa até as fachadas da era Qing da Rua Shennong, enfeitadas com lanternas vermelhas. A comida de rua também é um grande atrativo, como por exemplo a famosa sopa de macarrão danzai rica em camarão e no coffin bread, recheado com um ensopado deliciosamente cremoso.

Tainan também é conhecida por seu calendário de eventos, sendo o Festival de Fogos de Artifício Yanshui Beehive o mais inesquecível. Ele acontece 15 dias após o Ano Novo Lunar e o dia é marcado por foguetes sendo disparados de grandes estruturas nas ruas.

Para conferir a Cool List de 2024 completa, acesse o guia da National Geographic UK na íntegra.

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais