Lifestyle

Seriam os perfumes o principal acessório de luxo dos últimos cem anos?

O Dia Internacional do Perfume, celebrado no próximo dia 21 de março, resgata a importância desse item indispensável e que marca a personalidade de cada pessoa, como uma assinatura de identidade

Os perfumes são símbolos de luxo e glamour. Muitos são conhecidos por aromas extraordinários e únicos, feitos com os melhores ingredientes e, na maioria das vezes, são elaborados por perfumistas habilidosos que dominam a mistura e a sobreposição de diferentes fragrâncias para criar um perfume luxuoso, exclusivo, complexo e duradouro.

Além dos aromas excepcionais, as fragrâncias de alto padrão são conhecidas devido embalagens e apresentações requintadas. Algumas delas são guardadas em frascos deslumbrantes feitos com detalhes de pedras preciosas e metais. Em contraste, outros vêm em embalagens minimalistas e simples que aumentam seu apelo e exclusividade.

Esses perfumes extraordinários possuem fãs dedicados dispostos a pagar um prêmio por uma experiência olfativa única e luxuosa que entrega uma identidade àquele que for utilizar.

Os anos de 2021 e 2022 marcaram o centenário de muitas fragrâncias clássicas, como Chanel № 5, Emeraude (Coty), Habanita (Molinard), Chanel № 22 ou Nuit de Noël (Caron). Cem anos é muito tempo para qualquer produto comercial suportar desafios históricos e ainda prosperar.

Como pode um perfume com uma fórmula e um perfil específicos serem tão fluídos e adaptáveis às demandas e pressões externas em constante mudança? O que é um perfume além de seu aroma e embalagem? O que define o perfume e o que ele define?

Mulher segurando um frasco de perfume apontado para o pescoço
Créditos: Shutterstock

A resposta está na mensagem contada nas famílias olfativas que destacam as necessidades e desejos pessoais e coletivos. O perfume é um produto essencial da sociedade em constante evolução, crescimento e adaptação por meio de reformulação e refinamento. Ele reflete os assuntos atuais, expressa visões e ideias, provoca conversas e troca de opiniões.

Essa foi uma das principais inspirações de Clara e John Malloy. A paixão do casal por memórias e viagens foi transformada em uma marca de perfumes parisiense, intitulada Memo. Cada fragrância da linha Cuirs Nomades traz uma característica sensorial de um destino diferente ao redor do planeta. Entre as regiões estão África, Irlanda, Itália, França, Mianmar, Etiópia, Indonésia, China e Estados Unidos. Já a Le Labo, loja originária de Nova York, possui inúmeros endereços pelo país e se destaca pelo produto natural e particular. Para quem busca fugir do automático urbano, o empreendimento oferece um processo de criação de perfumes únicos feito a mão para o cliente.

Mulher com roupas de tons escuros em um balcão manipulando fragrâncias de perfumes
Le Labo Fragancies | Reprodução: Instagram

Cada década dos últimos cem anos testemunhou momentos de agitação política e social, declínios e crescimentos econômicos e culturais, mudanças no estilo de vida, imagem corporal, sexualidade, espiritualidade e assim por diante. Uma das únicas coisas que continuaram em pé foram os perfumes, por justamente refletirem a personalidade de cada indivíduo.

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