De 8 a 14 de abril são 7 dias, 168 horas e 10.080 segundos a pensar, respirar e sentir DESIGN.
Aproxima-se a semana do Design em Milão e a maior Feira Internacional do Design com foco em Mobiliário. É a 58ª edição e com ela todo um circuito de criadores que querem ser vistos e descobertos, e de marcas que com o peso da sua história querem continuar a ser trendsetters.
Todos querem surpreender e fazem da semana do Design em Milão o início da temporada. Do lado dos prescritores é o tempo de ir em busca de inspirações, tirar o pulso à indústria e aos criadores e ver o que realmente são as “novas sacadas.’
Há mil e um eventos nesta semana. O que não pode escapar e tem paragem obrigatória, e o que pode ser considerado mais alternativo, e se concentra num circuito chamado de FuoriSalone.
Tentamos aqui fazer um possível Roteiro.
Começamos pela 5ª Vie, é uma espécie de tubo de ensaio de grande heterogeneidade cultural e artística que junta na Via Cesare Correnti uma curadoria de artistas que cruzam a arte e o Design, ainda tocando na Arquitetura. Este ano, entre outros, com uma exposição do duo ítalo-inglês Giopato&Coombes sobre cerâmica chinesa e vidro de Murano.
Continuamos rua afora e paramos na Via Alessandro Manzoni, no Cinema Manzoni, onde o criador Tom Dixon- designer industrial apaixonado por iluminação- nos vai surpreender este ano com uma instalação que na verdade é um restaurante, onde vai poder tomar uma refeição rodeado do mobiliário e iluminação projetados pelo criador britânico.
De entre os Showrooms de visita obrigatória, destacamos na Via Durini- a Cassina– onde depois de percorrer a história desta marca ícone do Design italiano, sempre com uma perspectiva de showroom/exposição, seremos brindados com as novidades. Este ano a diretora criativa Patricia Urquiola tem preparada uma nova instalação ainda no segredo dos Deuses para apresentar a nova coleção de mobiliário e acessórios. Chama-se ‘The Cassina Perspective’.
Ali perto, sugerimos paragem no Baxter Cinema, para em uma cenografia sempre especial mergulharmos no universo da marca especialista em couro.
No Corso Magenta, paramos no Palazzo Litta onde o criador brasileiro de Santa Catarina Jader Almeida está pelo segundo ano consecutivo a mostrar as novidades da sua linha de mobiliário, ombro a ombro com outros criadores internacionais este ano com especial enfoque em artistas suíços.
‘Mantendo a agulha’ nos designers brasileiros, o evento da APEX vai reunir mais de 30 marcas, tornando-se em uma ‘embaixada da indústria moveleira de exceção’. O ‘Be Brasil’ é paragem obrigatória para quem gosta de ver o Design brasileiro bem representado no mundo.
Outra paragem obrigatória é a redescoberta do Brera Design District que ao comemorar 10 anos de existência no circuito do Fuorisalone tem planeada uma exposição com o mote ‘Design your Life’ fazendo um repto a 10 criadores para que pensem no impacto do seu trabalho no planeta. O tema é a sustentabilidade. Entre os convidados está o arquiteto e designer italiano Aldo Cibic.
Ainda tempo para uma passadinha na Nilufar depot, na Vialle Vincenzo Lancetti, para um cruzamento entre o século XX e o Design contemporâneo. A fundadora Nina Yashar começou nos anos 90 como colecionadora de Arte (reunindo clássicos dos mestres dos anos anos 40 e 50) e hoje a Nilufar é uma referência no panorama europeu de Galerias de Arte.
Por fim guardamos um ou dois dias da semana para ir ao Salone, no centro de exposições em RHO, e visitar as marcas que ali são incontornáveis. De entre mais de 1.800 expositores, têm visita obrigatória os stands dos grandes blockbusters como a Flexform, Moroso, Edra ou B&B Italia, que está pela 1ªvez em RHO num Mega stand junto com a Flos e a escandinava Louis Poulsen. Também presença obrigatória a Minotti, que no ano em que faz 71 anos junta criadores de 3 continentes, América, Europa e Ásia.
Este é o roteiro sugerido pela QuartoSala que de 8 a 14 de abril estará em Milão.
Foto de destaque: Salone Del Mobile, Rho
Assinatura: QuartoSala – Home Culture