Range Rover, BMW, Mustang e Volvo mostram as novidades. Montadoras surpreendem e apostam em inovação e preocupação com o meio ambiente.
O ano de 2022 tem sido extremamente promissor para o setor automotivo, principalmente para o mercado de carros de luxo. Os novos lançamentos de grandes marcas mostraram como é possível juntar tecnologia, design, autonomia, segurança e desempenho em apenas um carro.
Além de todos esses aspectos, os veículos, em sua maioria elétricos ou híbridos, investem na sustentabilidade, diminuindo consideravelmente a emissão de gases poluentes devido a sua possibilidade de recarga por eletricidade.
O novo modelo do Volvo, por exemplo, conta também com um interior revestido completamente por materiais reciclados e alternativos, para diminuir o uso do couro sem perder a sofisticação.
Separamos 5 modelos de marcas mais desejadas que assinam modernidade, inovação e preocupação com o meio ambiente. Confira!
Nova geração Range Rover
A Range Rover sempre obteve sucesso entre o público com seus carros por ser uma marca que esbanja muito conforto e tecnologia, o que não é diferente com os veículos da nova geração. Porém, desta vez pode-se dizer que a marca superou as expectativas com seu modelo First Edition.
Em primeiro lugar, devido a tela de 8 polegadas no apoio de braço central que traz as funções de deslizamento para o banco do passageiro dianteiro e reclinamento do apoio de cabeça, imitando uma poltrona de classe executiva de avião, graças aos três metros de distância entre-eixos.
Ainda na tela, é possível acionar a função de massagem com diversas variações de cinco intensidades, que imitam até mesmo terapia com pedras quentes. A climatização dos bancos também faz parte do pacote, esquentando nos dias mais frios e resfriando nos dias mais quentes. Outro diferencial é que todos os assentos, além de espaçosos, são revestidos com couro premium Windsor.
Já é possível perceber que é um carro perfeito para quem deseja o máximo de conforto, mas além de todos esses fatores, o novo Range Rover também controla as vibrações nas rodas, os ruídos dos pneus e sons do motor a partir de um cancelamento de ruído reproduzido por 35 alto-falantes da luxuosa Meridian. Não acaba por aí: o veículo conta com zonas de silêncio individuais, isolando o som a partir de caixas de som de 60 mm nos encostos de cabeça para todos os ocupantes.
O modelo First Edition pode vir com duas opções de motor, V8 4.4 com compressor a gasolina ou o seis cilindros 3.0 turbodiesel híbrido leve. O primeiro, oferece 530 cavalos e impressionantes 76,5 kgfm de torque. A potência é tanta, que o veículo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos, parecendo que as 2,5 toneladas e os quase 2 metros de altura do carro são insignificantes.
O motor diesel híbrido leve de seis cilindros em linha 3.0 turbo, por outro lado, é mais focado na progressividade. Com 350 cavalos e 71,4 kgfm de torque, o automóvel conta com um gerador que suaviza a combustão do motor e controla funções básicas. Nessa versão, o carro chega a 100 km/h em 6 segundos sem propulsão elétrica.
Além disso, oferece o máximo de segurança em curvas fechadas e facilidade em manobras de estacionamento devido a angulação combinada das rodas traseiras e dianteiras.
BMW iX
A BMW é uma das montadoras que mais tem trazido inovação para seus produtos. O novo iX, por exemplo, é o primeiro SUV da marca a ser apenas elétrico e oferece muita economia e autonomia a quem dirige. Ele possui o maior alcance elétrico do mercado, sendo possível ir de São Paulo ao Rio de Janeiro sem a necessidade de parar para recarregar.
Sua aparência externa é chamativa e elegante graças a seus traços e volumes ousados e fora do padrão, embora ainda mantenha características clássicas de um modelo BMW, como seu capô longo que não pode ser aberto, lanternas com elevações e curvatura no final das janelas.
Por dentro, o design minimalista e tecnológico fascina devido a praticamente ausência de botões físicos e, os que existem nos acionamentos de faróis, no volante e console central, são feitos de vidro, parecendo cristais lapidados.
Todo o interior é revestido em couro curtido em óleo de oliveira, madeira certificada e materiais emborrachados, mostrando a elegância do automóvel. O volante, que antigamente era tradicionalmente redondo, agora aparece em um moderno formato hexagonal.
O teto solar é um dos seus grandes diferenciais. O veículo conta com uma função fotoelétrica com um grande vidro panorâmico que fica opaco ao toque de um botão, impedindo a entrada de luz solar direta no interior do carro.
Além disso, oferece um sistema que aprende os comportamentos do motorista e se ajusta automaticamente, de acordo com local e horário, para fazer sozinho o que o motorista faria de forma manual, se adaptando completamente ao proprietário.
Nos quesitos de motor e desempenho, o iX se destaca. Na versão mais desenvolvida, possui dois motores elétricos, um em cada eixo, oferecendo um SUV com tração integral. Os motores são de 523 cavalos e 78 kgfm de torque, o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, além de poder rodar até 630 km com uma carga.
Mustang Mach-E
O Mach-E honra o nome Mustang sendo um carro grande, com mais de 4,70 metros, e com ótimo desempenho no asfalto. O SUV elétrico, extremamente silencioso e confortável, oferece total modernidade e tecnologia para quem o dirige, sem perder sua essência tradicional da marca com as lanternas divididas em três partes e teto em formato cupê.
Um dos grandes diferenciais é que o smartphone funciona como uma chave, ou seja, logo quando o motorista se aproxima, o carro já detecta o celular e dispensa o contato para dar partida. A modernidade é perceptível logo nas portas, totalmente sem maçanetas, que possui apenas um botão que abre uma lingueta para puxar a porta.
O interior também é extremamente tecnológico. A grande tela vertical, estilo Tesla, conta com inúmeras funções e inteligência artificial que reconhece 15 línguas, além de ser um carro que possui capacidade de processamento duas vezes mais potente que o último modelo da marca.
O veículo conta com três modos de direção, incluindo Active, Untamed e Whisper. No último, o ronco artificial que imita um motor no modo Untamed, é silenciado. É possível modificar entre as três opções quando desejar.
Na questão de baterias, o Mach-E possui duas, uma de 68 kWh e outra de 88,8 kWh. A autonomia fica entre 400 km (com tração 4×4) e 440 km (tração traseira), porém, o modelo GT pode chegar a até 610 km.
A versão de tração traseira alcança 294 cavalos com a bateria de maior capacidade e chega a 100 km/h em 6,1 segundos. Já a versão 4×4 conta com um segundo motor elétrico no eixo dianteiro, uma unidade que gera 68 cv, podendo aumentar a potência total a 351 cavalos.
A direção do veículo é rápida e alinhada, com o peso ideal para todos os modos de condução. Em relação aos níveis de recuperação de energia, existem três, sendo que o mais forte possibilita dirigir praticamente apenas com o acelerador, mostrando a potência do Mach-E.
Mercedes-Benz Classe C
O novo veículo híbrido da Mercedes-Benz marca os 40 anos de idade da sexta geração da Classe C e, além de manter o tradicional design de capô longo e traseira curta, oferece detalhes mais dinâmicos e modernos em sua nova versão, como novos faróis e para-choque e grade frontal com friso cromado.
O interior demonstra muita inovação e modernidade. O quadro de instrumentos totalmente digital possui mais de 12 polegadas, seguido do multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) de segunda geração com tela vertical de 11,9″, conectividade Android Auto/Apple CarPlay, além de um sistema rápido e tecnológico.
Nos bancos traseiros do carro, os passageiros encontram um bom espaço para as pernas, assentos extremamente confortáveis e comandos de ajustes para o climatizador de ar, além de um porta-malas com capacidade para 455 litros.
O automóvel conta com propulsor de quatro cilindros (com 1,5 litro no modelo C 200 AMG Line e 2 litros no C 300 AMG Line), um gerador de partida integrado e sistema elétrico de 48V, que o torna um híbrido leve. O câmbio automático de nove marchas 9GTronic, possibilita a troca manual pelas borboletas atrás do volante.
Os modos de condução disponíveis são Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual, que alteraram os parâmetros do motor, da transmissão e da direção. O Mercedes-Benz Classe C não possui ruídos aerodinâmicos. Em velocidades constantes, ao aliviar o pé do pedal do acelerador, é engatado automaticamente o ponto-morto do câmbio para diminuir o gasto de combustível.
A segurança é um dos principais pontos fortes desse clássico da nova geração, oferecendo assistentes ativos de frenagem, com reconhecimento de pedestres e ciclistas, de trocas de faixas, de manutenção de faixas, de ponto cego, de estacionamento e de tráfego cruzado.
Além disso, ao se aproximar de um semáforo, uma câmera é acionada para facilitar a visualização das cores das luzes. Outro diferencial, é o Active Distance Assist Distronic, que possibilita manter automaticamente uma distância segura do veículo à frente e responde a veículos parados na via em velocidades de até 100 km/h.
Volvo C40
O modelo C40 é o segundo carro elétrico da Volvo existente e representa a evolução no design da marca, com formato de teto cupê, faróis reestilizados e lanternas que invadem o porta-malas, dando um toque ainda mais imponente.
Seu interior também passou por mudanças significativas. A Volvo se destaca como uma das fabricantes de veículos pioneiras a não utilizar couro, sendo que o C40 é o primeiro da marca a possuir materiais reciclados e alternativos, sendo um carro muito sustentável.
Outra mudança, é no revestimento das portas, com detalhes translúcidos em alto relevo que foram inspirados no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia. Durante a noite, as peças adquirem uma iluminação sofisticada e moderna.
A central multimídia do veículo também passou por melhorias e, agora, usa o sistema nativo do Google, dessa forma, ao invés de conectar no sistema por meio do Android Auto ou Apple Car, basta fazer login na conta do Google para acessar todos os recursos disponíveis.
O C40 se torna referência no quesito de segurança, com alertas de saída de faixa com correção no volante, detecção de pedestres e ciclistas, freio de emergência automático e controlador adaptativo de velocidade.
Em relação a autonomia do carro, podemos contar com baterias de 78 kWh que prometem um alcance de 444 km equivalente a praticamente uma viagem do centro de São Paulo até o Cristo Redentor sem precisar parar para recarregar. Isso é equivalente a passar cerca de 10 dias sem carregar o veículo.
Sua potência também não deixa a desejar. O veículo conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, entregando mais de 400 cavalos e 67,3 kgfm de torque, com tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 4,7 segundos.