Lifestyle

O Natal de 2023 revela novas tendências de presentes

Leia a entrevista exclusiva com a empresária e joalheira Lydia Sayeg e descubra como a empatia é a chave para escolher o presente perfeito

O Natal deste ano promete trazer uma nova onda de tendências de presentes que refletem o estilo de vida moderno. À medida que as preocupações com a sustentabilidade e as questões sociais crescem, presentes ecologicamente conscientes estão ganhando destaque. Itens como produtos reutilizáveis, roupas feitas de materiais sustentáveis, utensílios de cozinha ecológicos e atos de gentileza ao próximo, estão sendo as melhores escolhas para quem deseja presentear com responsabilidade e deixar a sua marca no próximo.

Embora as tendências de presentes possam mudar a cada temporada, uma opção que nunca sai de moda é a joia. Seja um delicado colar, um par de brincos elegantes ou uma pulseira charmosa, as joias são presentes atemporais que sempre encantam. Além de sua beleza duradoura, esses itens muitas vezes carregam significados sentimentais, tornando-as escolhas perfeitas para expressar amor e apreço durante a época festiva. 

Confira os detalhes na entrevista com a empresária e joalheira, Lydia Sayeg, para o Blog da Bossa Nova.

Quais são as tendências atuais em joalheria para o Natal deste ano?

No geral, eu acho que algo que está muito em alta, entre homens e mulheres, são as pulseiras. Pulseiras práticas, que você consegue tomar banho e usar no dia a dia. Todo mundo hoje procura um acessório com durabilidade e que não tenha a necessidade de tirar e colocar todos os dias. Por isso as pulseiras têm sido o auge de vendas.

Qual é a pedra preciosa mais popular para presentes de Natal nesta temporada?

Falando no aspecto mundial, com as guerras e o fechamento do mercado russo e israelense, a venda de pedras preciosas no mundo é afetada diretamente.

Eu acredito que aqui no Brasil, as pedras nacionais irão tomar uma tendência e um destaque. Um exemplo é a Água Marinha. Durante um tempo ela perdeu o seu destaque para a Turmalina Paraíba. Mas eu, como gemóloga, sempre vou dizer que a Água Marinha é a representante das pedras brasileiras, pois representa o que o país tem de mais rico: as águas.

Quais são as marcas de joias de alto padrão mais renomadas que estão em alta para o Natal?

Casa Leão Joalheria. No geral, o público admira muito a Tiffany e Cartier. Acho que toda vez que tomamos a decisão de fazer um investimento como esse, precisamos buscar por empresas centenárias, como é o caso da Casa Leão Joalheria, que já está presente no mercado há 111 anos. Cartier e Tiffany também possuem uma história consolidada em um século. Deixamos de ser um comércio de joias faz tempo, agora somos um legado na história.

Como fazer a escolha certa na hora de comprar anéis, pulseiras ou colares como presentes de Natal?

Uma coisa que eu observo muito nesse aspecto é que as pessoas acertam em presentes quando elas compram aquilo que o outro vai gostar e não aquilo que ela quer impor ao outro. 

Acho que na escolha de uma joia é necessário ter o único sentimento que vai melhorar o mundo: a empatia. Então, ao escolher uma joia para alguém, é muito importante que quem está te atendendo converse e te oriente.

Lydia Sayeg, empresária e joalheira | Foto: Arquivo pessoal

Orientar de que forma?

Perguntando: Como é a pessoa? Quais são as suas características? Você observa se ela usa mais ouro branco ou ouro rosê? Todas essas perguntas facilitam na hora de acertar o presente.

Eu acredito que você não deve dar o que quer impor ao outro, e sim o que o outro gostaria de usar.

Qual o tipo de joias são adequadas para presentear o público mais jovem no Natal?

Acho que os colares ou pulseiras com palavras por exemplo “paz”, “gratidão”. Tenho uma linha de prata com essas palavras há mais de 10 anos. 

Penso que não existe algo mais bacana do que ir ao médico ou no final do ano entregar ao professor uma pulseira escrita “gratidão”. Você está dizendo: “obrigada por tudo o que fez por mim durante o ano inteiro”.

Você acredita que essas palavras se conectam com as pessoas?

Eu diria que quando você quer deixar um sentimento que você tem pelo outro eternizado, você pode dar escrito em prata ou em ouro.

Por fim, o que você daria de presente neste Natal, sem ser uma joia?

Uma coisa que eu sempre fiz na minha vida e continuo fazendo: gosto de ir até bazares beneficentes. Tem um que gosto muito, que é da Cruz de Malta. Existem vários estandes com prata para decoração de casa, tem cerâmica, tem toalha, mas quando eu vou até lá para comprar meus presentes de Natal, eu digo para a pessoa que está recebendo: “com este presente, eu peguei o meu dinheiro e fiz uma doação para quem precisa e este pacote que eu estou te entregando é um símbolo do que o seu presente doou para quem precisa”. Eu faço isso há 30 anos.

Posts relacionados
Lifestyle

6 Wine Bars aconchegantes em São Paulo que valem a visita

Os bares de vinho, em tradução literal, fogem do clichê e apresentam propostas interessantes para…
Ler mais
Lifestyle

Confira os destaques do Guia Michelin Brasil 2024

Após quatro anos de hiato, a Michelin volta a premiar a gastronomia brasileira, reconhecendo 24…
Ler mais
Lifestyle

Entenda como kitesurf impulsiona uma nova era no Nordeste

Executivos encontram no esporte uma paixão pelo mar e oportunidades de negócios na Praia do…
Ler mais