A bebida é uma das fabricações mais antigas feitas pelo homem. Quatro séculos depois, ela aparece como principal escolha das mulheres dos dois lados do balcão e dentro dos escritórios.
Ao chegar no balcão, a mão carrega um copo de Old Fashioned e dentro dele uma dose bem servida de gin com gelo. Para completar a noite, mais tarde, o Negroni, combinação de gin, vermute e bitter vermelho italiano, que resulta em uma cor vibrante e inconfundível, desafia o paladar ao ser degustado devagar, combinando o doce e o amargo. Se a partir desta descrição você imaginou a cena de um homem em um círculo de amigos, sinto em dizer, mas precisa rever os seus conceitos. Os drinks fortes combinam e chamam cada vez mais a atenção das mulheres quando o assunto é destilado.
Apesar de ser considerado como um dos destilados mais antigos fabricados, o gin ressurgiu como a opção predileta para as mulheres. A bebida trabalha como uma extensão da personalidade de cada uma delas que gosta de provar algo tradicional, mas ao mesmo tempo diferente.
Mesmo com toda a sua atual popularidade, a primeira receita com gin surgiu no século XVII, na Holanda. A princípio, ela foi desenvolvida como uma alternativa aos remédios diuréticos para o tratamento de doenças renais. No entanto, a fama só aumentou mais tarde, quando a bebida chegou à gigante Inglaterra e passou a ser fabricada com mais qualidade e sabor.
Refrescante e de baixa caloria, o gin caiu no gosto da mulherada. Existem inúmeras possibilidades de misturas com frutas, flores, especiarias e outras ervas, o que torna a bebida uma verdadeira people pleaser, sendo a primeira opção para diferentes paladares, tanto para aquelas que preferem algo mais leve, como a gin tônica, um elegante Dry Martini, quanto para as fãs do forte e amargo Negroni.
Do lado de lá do balcão, ainda existe um mercado a ser conquistado. Como por exemplo, o case das três mulheres por trás do Gin Trevo Raro, marca brasileira feita de cana de açúcar, que demonstrou números expressivos em seu lançamento dentro do espaço predominantemente masculino.
É verdade que ainda é mais comum ver homens sozinhos sentados no balcão, dando uma passada pelo bar para tomar um único drink após o expediente antes de ir para casa. Hoje em dia, porém, esse comportamento também pode ser observado em mulheres que chegam mais cedo e pedem uma taça enquanto aguardam um acompanhante. Mesmo que seja a própria companhia noite afora.
Saiba onde desfrutar dos melhores drinks:
Baretto Londra
O bar do Hotel Fasano, localizado em Ipanema, oferece inúmeras opções de drinks à base de gin, como por exemplo o Carioca Tonic, feito com Tanqueray, caju, hortelã, limão e tônica e o Cucumber Collins, feito com Tanqueray Tem, limão siciliano, limão tahiti, água com gás e pepino.
Santo Grão
Localizado na Oscar Freire, um dos principais meeting points de São Paulo, o Santo Grão oferece em seu lounge o famoso Goji Tonic no cardápio. Feito com gin Vitória Régia Orgânico em infusão de goji berry, grapefruit e água tônica Rose Wewi.
Maria e o Boi
Também localizado em Ipanema, o restaurante oferece 20 estilos de drinks diferentes para as amantes de gin. Entre eles estão os rótulos autorais, cardápio completo e um ambiente perfeito para o almoço de fim de semana.
Eugênia Café Bar
Para quem costuma frequentar a região de Pinheiros, em São Paulo, o local é um dos principais bares feitos para o público feminino na hora do happy hour. É possível encontrar drinks com gin inglês London Dry dentro de várias misturas com flores e ervas.