Lifestyle

Confira os destaques do Guia Michelin Brasil 2024

Após quatro anos de hiato, a Michelin volta a premiar a gastronomia brasileira, reconhecendo 24 restaurantes no eixo Rio-São Paulo. O Blog da Bossa Nova Sotheby’s selecionou os endereços que são sinônimos de gastronomia de alto padrão para você conferir

Embora a Michelin seja mundialmente conhecida como fabricante de pneus de alta qualidade, para muitos chefs de cozinha, o nome representa algo infinitamente maior: o auge de suas carreiras. Como toda ideia excepcional, o que hoje é conhecido como o sistema de classificação de restaurantes mais respeitado do mundo teve um início inesperado, nascendo como uma mera campanha publicitária, sem a ambição inicial de guiar os clientes às melhores mesas do planeta.

Um incentivo para pegar a estrada

No século 19, em uma pequena cidade rural francesa, André e Edouard Michelin fundaram uma das maiores empresas de pneus da Europa. Naquela época, dirigir era quase uma aventura desafiadora, pois as estradas eram escassas e precárias. Diante desse cenário, os irmãos Michelin buscavam um incentivo para que as pessoas tirassem seus carros da garagem e explorassem o mundo.

Um mapa para viajantes e um guia para delícias culinárias

Em 1900, surgiu a primeira edição do Guia Michelin. O prefácio da obra apresentava um objetivo simples de fornecer aos motoristas “todas as informações necessárias para viajar pela França”, desde locais para abastecer e fazer reparos até sugestões de hotéis e restaurantes. No entanto, com o passar do tempo, foi a seção dedicada aos restaurantes que conquistou o público, especialmente a partir de 1936. Nessa época, os irmãos Michelin transformaram o guia em um modelo de negócios inovador, lançando uma edição anual dedicada aos melhores restaurantes do país.

Ao longo dos anos, o sistema de classificação Michelin foi aprimorado e adaptado, mas a essência das avaliações permanece a mesma: a busca incessante pela excelência culinária. 

Após um hiato de quatro anos devido à pandemia da Covid-19, a Michelin retomou em 2024 a avaliação da gastronomia brasileira, premiando 24 restaurantes nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Seis estabelecimentos receberam duas estrelas, 15 conquistaram uma estrela e três garantiram a estrela verde, um reconhecimento à sustentabilidade. A tão esperada classificação de três estrelas Michelin, no entanto, ainda não foi concedida a nenhum restaurante brasileiro nesta edição.

Selecionamos algumas opções que vale a pena você conferir!

São Paulo

TUJU

Localizado no Jardim Paulistano, o Guia Michelin Brasil 2024 concedeu ao restaurante duas estrelas. Além disso, o TUJU foi premiado como “Abertura do Ano” e recebeu a estrela verde Michelin pela sua abordagem sustentável.

https://www.instagram.com/tuju_sp

Evvai

Este ano, o Evvai conquistou sua segunda estrela de reconhecimento, garantindo o sucesso que já vinha desde 2020. Está localizado em Pinheiros, na Joaquim Antunes.

https://www.instagram.com/evvai_sp

D.O.M

Alex Atala está por aqui novamente! O restaurante do famoso chef de cozinha, localizado no Jardins, garantiu a segunda estrela Michelin.

https://www.instagram.com/d.o.m.restaurante

Rio de Janeiro

O chef Alberto Landgraf recebeu suas duas estrelas no restaurante carioca, localizado no coração de Botafogo.

https://www.instagram.com/oteque_rj

Oro

A cozinha brasileira de vanguarda do Leblon, comandada pelo chef Felipe Bronze, também conquistou sua segunda estrela no Guia Michelan.

https://www.instagram.com/oro_restaurante/?hl=pt

San Omakase

Destaque para o restaurante japonês, localizado no Leblon, que conquistou sua primeira estrela e, de acordo com os críticos, oferece uma experiência única.

https://www.instagram.com/sanomakase

Posts relacionados
Lifestyle

Dia da Pizza: Confira endereços imperdíveis em São Paulo, Rio e Trancoso

Celebrado no dia 10 de julho, a data traduz a paixão por um dos pratos favoritos dos…
Ler mais
Lifestyle

Bossa Nova Sotheby's e Concha y Toro encantam clientes com degustação de vinhos e arte

A Bossa Nova Sotheby’s, em parceria com a vinícola Concha y Toro, proporcionou uma…
Ler mais
Lifestyle

6 Wine Bars aconchegantes em São Paulo que valem a visita

Os bares de vinho, em tradução literal, fogem do clichê e apresentam propostas interessantes para…
Ler mais