Lifestyle

7 museus que representam o Brasil

Com a reabertura do Museu do Ipiranga, as veias culturais do País se dilatam. Por isso, a Bossa Nova Sotheby’s ajuda você a criar o roteiro perfeito para visitar com a família.

Após 9 anos de portas fechadas, o Museu do Ipiranga, localizado na Zona Sul da capital paulista, finalmente tem a sua reabertura com inovações tecnológicas de multimídia e acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual. Depois de quase uma década, o espaço passou pela maior obra pública do setor de cultura, com foco na restauração, modernização e ampliação da construção histórica.  

No dia da Independência do Brasil, o museu teve uma inauguração emblemática para centenas de funcionários e estudantes. O espaço já está aberto ao público, com entrada gratuita e ingressos garantidos pelo site oficial.

E para quem quer iniciar um tour cultural, a Bossa Nova Sotheby’s selecionou 7 opções de museus que precisam constar no seu roteiro.

1. Museu da Casa Brasileira

Para os entusiastas de design e arquitetura, o MCB é o único museu do País especializado no assunto. Instalado em um casarão da década de 40 e erguido para abrigar o então prefeito da cidade, Fábio da Silva Prado, o local conta com um jardim com mais de 6 mil m², que oferece passeios calmos e serenos.

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Tel: (11) 3026-3900

2. Japan House

Ao lado de Londres e Los Angeles, a cidade de São Paulo foi cuidadosamente escolhida pelo governo japonês para recepcionar a Japan House. O espaço visa promover a cultura milenar japonesa, focando em suas visões, sempre muito inovadoras. A fachada do local não passa despercebida com as 630 peças de madeira hinoki, pinheiro originário do Japão.

Endereço: Avenida Paulista, 52, Bela Vista
Horário de funcionamento: de terça, quinta e sexta das 10h às 18h e de quarta, sábados e domingos das 09h às 19h
Telefone: (11) 3090-8900

3. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Para quem respira o dia a dia paulistano, o CCBB faz morada em um edifício construído em 1901 no coração da capital. O espaço é o 3º mais visitado do Brasil e o 68º no mundo em 2020, de acordo com a conceituada revista inglesa de artes plásticas, The Art Newspaper. Exposições de artistas do mundo inteiro já passaram pelo local, que entrega 4 andares de experiências imersivas.

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Telefone: (11) 3113-3651

4. Instituto Tomie Ohtake

Gigante pela própria natureza, o Tomie Ohtake foi inaugurado em 2001 e homenageia a artista que lhe dá o nome. O seu destaque aparece por ser um dos mais renomados espaços especificamente projetados para receber mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, cinema, arquitetura e design, além de desenvolver, desde a sua inauguração, pesquisas na área da arte contemporânea. Nomes de peso como Salvador Dalí, Frida Kahlo, Yayoi Kusama, entre outros já passaram com visitas inéditas por aqui.

E cá entre nós? É o lugar perfeito para deixar seu Instagram daquele jeitinho conceitual. Fica a dica!

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 20h
Telefone: (11) 2245-1900

5. Casa da Imagem

Criada em 2011 para ser a sede do acervo iconográfico da cidade, o local abriga mais de 80 mil imagens que ressaltam e mantêm viva a memória fotográfica de São Paulo. Para conservar a história, todas as imagens foram digitalizadas e listadas para gerenciar todas as informações e o acesso online. Situada em um sobrado de três andares, é notável que o espaço carrega muita história e faz parte das inúmeras construções que apresentam a evolução da arquitetura da cidade.

Endereço: Rua Roberto Símonsen, 136, Centro
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (11) 3106-5122

6. Museu do Amanhã

Atrativo para refletir sobre a linha tênue entre o passado e o futuro, o Museu do Amanhã fica no Rio de Janeiro e é um ambiente diferente que trata de ciências, estimulando as questões sobre a história da humanidade e sobre o que pode vir a acontecer. Com arquitetura obviamente futurística, o local é a atração perfeita para um passeio com os amigos e família.

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro, RJ
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h

7. Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Conhecido pelo projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói é considerado um dos principais da cidade do Rio de Janeiro. Com um acervo de mais de 1200 obras, o local possui uma das melhores vistas da cidade, perfeito para incluir no roteiro de férias.

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem – Niterói
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10 às 18h

Quer conhecer imóveis de alto padrão localizados ao lado de pontos turísticos de São Paulo e Rio de Janeiro? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais