Após o sucesso do leilão da Monterey Car Week 2023, o Blog da Bossa Nova traz uma visão para o próximo evento patrocinado pela Sotheby’s International
A empolgação aumentou para o leilão da Monterey Car Week 2023 da RM Sotheby’s, realizado nos dias 18 e 19 de agosto, após uma edição incrível no ano passado, que arrecadou mais de U$ 230 milhões em vendas. O evento anual – que observa alguns dos carros mais raros e cobiçados serem leiloados – é um destaque global que atrai colecionadores e fãs em todo o mundo.
A venda do ano passado é um ato difícil de reproduzir, tendo visto uma Ferrari 500 TRC Spider de 1957, uma Ferrari F300 F1 de 1998 e um Porsche 911 “Sally Special” 2022 único. Mas este ano, o leilão incluiu alguns veículos igualmente espetaculares.
A estrela do show foi, sem dúvida, a Ferrari 275 GTB/4 1967, que já foi propriedade do astro de Hollywood, Steve McQueen. O carro foi entregue novo para o ator no set de seu filme de 1968, Bullitt, e passou a ser propriedade do ator Guy Williams, então Fórmula 1, Indy 500 e piloto de Le Mans Vern Schuppan. Foi vendido pela última vez por U$ 10,1 milhões, pela RM Sotheby’s em 2014, com uma série de licitantes internacionais tentando colocar as mãos nele. Este ano, o mesmo nível de interesse foi observado.
O carro de McQueen será acompanhado por um Alfa Romeo 6C 2500 Super Sport Villa d’Este Coupé 1950, anteriormente propriedade do baixista da banda Coldplay, Guy Berryman. Um dos apenas 36 construídos, ele passou por uma restauração completa em 2021 pela Rizza Classic na Itália, para garantir que esteja nas melhores condições.
Um Ferrari 250 Europa GT Coupé de 1955, enquanto isso, foi oferecido a partir de uma coleção particular. Apenas 35 foram montados, e este é um dos apenas 27 que apresentam o design da carroceria da empresa italiana, Pinin Farina. Ele passou por algumas mudanças mecânicas e cosméticas: em vez de seu exterior Grigio original e interior de couro Arancio, é uma combinação impressionante de azul e castanho, e seu V12 original foi substituído por um motor Type 112 construído em Maranello. Este foi o 25º carro desse tipo a sair da linha de produção em Maranello, na Itália, onde todas as Ferraris são fabricadas. Posteriormente, foi exibido no Salão Automóvel de Paris, antes de seguir para os Estados Unidos. Introduzido em 1953 e movido por um motor V12 de 3,0 litros, foi um passo importante para a Ferrari como predecessor direto da série 250 GT, linha icônica que venceu inúmeras corridas, incluindo Le Mans, Tour de France Automobile.
Corrida para St. Moritz
Este ano, a Sotheby’s está patrocinando a Semana Internacional do Automóvel de St. Moritz (ISAW), um evento espetacular com exibições, palestras, corridas, encontros e muito mais em St Moritz, na Suíça. Como parte da semana, a Sotheby’s, em parceria com a RM Sotheby’s, leiloará alguns dos melhores produtos de luxo dentro e fora de quatro rodas.
Para Peter Haynes, diretor de comunicações da RM Sotheby’s, “nossa venda durante a St. Moritz Automobile Week é sem dúvida um destaque de nosso calendário de vendas europeu. Há uma incrível série de eventos por toda parte, que trará muitos dos colecionadores e entusiastas do mundo para St. Moritz. Este é um evento imperdível”.
St Moritz é uma região associada a esportes de inverno, mas o ISAW é uma maneira excelente de ver o local sem uma camada de neve. As estradas circundantes são algumas das melhores do mundo e o cenário é deslumbrante.
A Semana Internacional do Automóvel de St. Moritz acontece de 8 a 17 de setembro.