Internacional

Espanha vai receber a Elysium City, primeira cidade inteligente da Europa

A Espanha anuncia a construção da primeira smart city do continente europeu com um projeto bilionário pautado em sustentabilidade e tecnologia

Em 2022, muitos países anunciaram a construção de cidades inteligentes. Algumas dessas novas ideias podem até parecer irreais, no entanto, essas nações estão determinadas a levar esses projetos adiante e as obras de construção já começaram em muitas das futuras smart cities.

A Espanha anunciou ao mundo que está construindo a primeira cidade inteligente da Europa. Esse projeto sustentável está sendo projetado do zero e será alimentado por energia solar.

A nova cidade, conhecida como Elysium City, espera atrair 4,5 milhões de visitantes em seu primeiro ano de atividade e é uma criação do antigo executivo da Walt Disney, John Cora. O interessante é que ela não está sendo construída pelo governo da Espanha, mas por um desenvolvedor da Califórnia. A Cora Alpha, empresa internacional de desenvolvimento de parques temáticos, resorts e turismo sediada nos EUA, é responsável por todo o financiamento, desenvolvimento e gerenciamento desse projeto.

Por isso, foi criada também para ser um destino turístico, com sua própria estação de trem de alta velocidade, um parque temático no estilo Disney, um estádio de futebol com 40.000 lugares, vários resorts e muito mais.

A Elysium City abrigará um dos espaços que a empresa estava procurando para concentrar o Euro Disney Resort, que acabou se transformando na Disneyland Paris, na França. De acordo com Cora, esse local na Espanha foi escolhido porque o clima é propício, como o do sul da Califórnia, e a localização é espetacular, situada em uma colina, com vista para todo o rio.

Distante apenas 1h30 de carro de Madri, a Elysium City terá um total de 1.300 hectares de terra e um teto edificável de um total de 5.000.000 de metros quadrados. É um local estratégico no meio da natureza, localizado no caminho entre Madri, Portugal e Sevilha e que atrairá o interesse de vários territórios diferentes.

Sustentabilidade e tecnologia

O projeto garante uma cidade que protege o meio ambiente, gerando sua própria energia por meio de painéis fotovoltaicos e permitindo a circulação apenas de veículos elétricos. 

Elysium está sendo construída em torno de um rio em duas fases diferentes. A primeira está prevista para ser lançada ainda este ano, com um custo de US$ 3,5 bilhões. A segunda fase deve ser lançada em 2028. Ao final de tudo, o projeto pode facilmente atingir o investimento de US$ 20 bilhões ou mais para ser concluído.

A primeira fase inaugurada contará com quatro hotéis com cassinos, um parque aquático temático, uma estação de trem de alta velocidade, espaços de compras, restaurantes e entretenimento, além de um campo de golfe de 18 buracos, um estádio esportivo de 40.000 metros quadrados, um data center e outros serviços da cidade. Até 2.000 unidades residenciais estão planejadas para a segunda fase.

Os desenvolvedores afirmam que a nova smart city concentra-se em projeto, construção e operações que promovam a sustentabilidade, a eficiência e a qualidade de vida. Essa é a primeira grande cidade sustentável inteligente da Europa construída de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 

A paisagem ao redor será transformada em ciclovias e trilhas naturais, e uma marina aproveitará o reservatório Garcia Solo. Na segunda fase, o local contará com mais hotéis de alto padrão, um centro equestre e até uma pista de corrida de Fórmula 1.

Embora a Elysium City esteja muito focada na sustentabilidade, ela também está fortemente fixada em tecnologia avançada. A cidade funcionará com Wi-Fi gratuito de velocidade gigabit e sinais 5G em toda sua extensão. Isso permitirá que as pessoas em seu perímetro acessem conexões de alta velocidade e baixem filmes para seus telefones em apenas 10 segundos. Os residentes e visitantes poderão ainda criar perfis e inserir informações, como atividades favoritas ou locais preferidos para refeições, para desempenhar um papel no desenvolvimento futuro da cidade. Além disso, os usuários podem receber atualizações regulares sobre eventos e reuniões e se conectar diretamente com o governo da cidade para relatar problemas, dar feedback e preencher licenças.

Mobilidade e lazer

A Elysium City contará com infraestrutura de rua inteligente alimentada por energia solar, postes de luz inteligentes e abrigos de ônibus. Quiosques inteligentes também serão encontrados em toda a cidade, fornecendo horários de transporte em tempo real, previsões e avisos meteorológicos. O parque temático incluirá tecnologia para limitar o tempo de espera dos visitantes e uma possível atração com sistema de drones para passageiros.

O parque aquático exclusivo é um dos principais destaques. O Water Adventure Park da cidade utilizará paisagismo pesado e trabalho com pedras e incorporará o ambiente natural da área para criar atividades de aventura como mountain bike, caminhadas e bungee jumping. 

De fato, um dos principais elementos do projeto é o respeito pelo território onde está sendo construído. A cidade não é apenas um projeto de lazer, mas um estilo de vida que terá sua própria universidade e hospital, entre outras instalações. Evidentemente, o turismo será impulsionado na Espanha com esse projeto, que terá várias opções de entretenimento para seus visitantes.

Posts relacionados
Internacional

Descubra o luxo dos destinos mais exclusivos com a Bossa Nova Sotheby’s

De mansões nas Bahamas a residências na Toscana, separamos algumas propriedades que dão vida ao…
Ler mais
Internacional

Dubai: O destino do futuro para investidores globais

Descubra como Dubai se tornou a segunda cidade mais visitada do mundo e um destino atraente para…
Ler mais
Internacional

10 maratonas de rua internacionais para expandir seus horizontes

Descubra as melhores maratonas ao redor do mundo e compartilhe a experiência de correr em terras…
Ler mais