Descubra os principais pontos turísticos na terra do Gelo e Fogo
A Islândia, conhecida como a Terra de Gelo e Fogo, é um destino muito desejado que combina paisagens deslumbrantes, desde geleiras a vulcões ativos e fontes termais relaxantes.
Neste roteiro completo, você encontra dicas dos melhores pontos turísticos e experiências imperdíveis para explorar o que esse país fascinante tem a oferecer.
Se você é apaixonado por natureza, aventuras ao ar livre ou está em busca das mágicas auroras boreais, este guia será seu companheiro ideal para descobrir todos os encantos da Islândia.
As 5 principais coisas para ver e fazer na Islândia
Visite os banhos naturais de Mývatn
Mývatn é mais tranquilo do que a famosa Lagoa Azul. A água das fontes termais subterrâneas é extraída de profundidades de até 2.500 metros e atinge de 37 a 39°C.
A cor azul da piscina é criada pela reflexão do sol na água rica em sílica. Depois de relaxar, aproveite um banho de vapor geotérmico, criado naturalmente pelo vapor que sobe através do assoalho.
A área nordeste da Islândia, onde as piscinas estão localizadas, é rica em vida selvagem, então você pode até avistar aves locais enquanto nada.
Veja as luzes do norte
A aurora boreal leva o nome da deusa romana da alvorada e do vento norte. É um espetáculo deslumbrante causado por partículas eletricamente carregadas que entram na atmosfera terrestre. Elas só são visíveis nas regiões árticas, onde o campo magnético da Terra é mais fraco.
As luzes são melhor apreciadas em locais remotos, longe das luzes das cidades. A melhor época para prestigiar é entre setembro e abril, dependendo do clima. Quanto mais tempo você ficar, maiores serão as chances de presenciar o espetáculo.
Faça um tour por Reykjavik
Reykjavik é repleta de cafés aconchegantes, clubes animados, pubs amigáveis e casas de madeira coloridas. É uma cidade bem pequena e vale a pena passar alguns dias para conhecer a cultura artística e de cafés.
Reykjavik significa ‘baía fumegante’ e recebeu este nome devido ao vapor que sobe das fontes termais. É a capital mais ao norte do mundo e, apesar do seu tamanho, abriga cerca de 60% da população islandesa, sendo um dos lugares mais animados do país.
Os amantes de gastronomia vão adorar a cena culinária em expansão, que oferece desde alta gastronomia até comida de rua saborosa.
Conheça a Lagoa Glaciar Jökulsárlón
Localizada no sudeste da Islândia, dentro do Parque Nacional Vatnajökull, esta geleira é uma das atrações mais populares do país. É o lago mais profundo da Islândia que se formou a partir do derretimento das geleiras.
A água azul profunda é repleta de icebergs que se movem pela lagoa em direção ao Oceano Atlântico, e você pode avistar focas sobre blocos de gelo flutuantes ou nadando nas águas geladas.
Nos últimos 50 anos, o lago cresceu bastante devido ao aumento das temperaturas e atualmente cobre 18 quilômetros quadrados. Para ver as geleiras de perto, considere explorar a lagoa de barco.
Veja as cachoeiras
A Islândia é conhecida por suas cachoeiras, com mais de 10 mil cascatas para explorar.
Dettifoss é a cachoeira mais poderosa da Europa, com um grande volume de água caindo a 45 metros de altura e 100 metros de largura.
Gullfoss é uma das maiores cachoeiras da Islândia e está próxima do famoso círculo dourado da Islândia (seu nome significa ‘cachoeira dourada’).
Seljalandsfoss é linda e você pode caminhar por trás dela para se aproximar da água.
E há também Skogafoss, que fica ao longo do Rio Skógá, e Svartifoss, rodeada por penhascos.
Outras coisas para ver e fazer na Islândia
Relaxe na lagoa azul
Não há como negar que a Lagoa Azul é a atração turística mais famosa da Islândia. Pode ser lotada e cara, mas não há nada igual no mundo. Este enorme spa de água azul é abastecido por água do mar aquecida e rica em minerais de uma planta geotérmica próxima.
Faça um tour de Game of Thrones
O inverno sempre chega! O clima severo ao norte da Muralha na série da HBO foi filmado na Islândia. Lá é possível explorar os locais de filmagem em um tour guiado, com opções de um ou mais dias, para ter um vislumbre dos bastidores dessa série épica.
Você verá onde foram gravadas as cenas do Portão Sangrento e os locais onde os Selvagens vagavam ao sul da Muralha.
Explore o Parque Nacional Thingvellir
Este parque nacional e Patrimônio Mundial da UNESCO é interessante por duas razões: é o local original do parlamento mais antigo do mundo (os vikings realizavam reuniões políticas aqui no século X) e também é onde as placas tectônicas da América do Norte e Europa estão se separando.
É uma das principais paradas no Círculo Dourado e oferece várias trilhas para quem quer caminhar. Há também alguns campings para quem quiser passar a noite. A entrada é gratuita.
Veja o Vulcão Maelifell
Localizado no Parque Glacial Myrdalsjökull, ao norte de Vik, o formato cônico perfeito de Maelifell dá a este vulcão uma aparência clássica.
Durante o verão, a neve derrete e revela uma superfície verde coberta de musgo. Há muito o que fazer e ver no parque, que é repleto de vulcões, fontes termais e trilhas.
No inverno, muitas estradas do parque fecham, então a temporada de verão é a melhor época para ver o vulcão de perto. Você pode chegar ao vulcão em 90 minutos de carro a partir de Vik.
Confira os Gêiseres
As atividades vulcânicas abaixo da superfície da Islândia criaram muitos gêiseres, fontes subterrâneas e piscinas termais.
Strokkur, no sudoeste da Islândia, é atualmente o gêiser mais popular do país. Ele entra em erupção a cada 15 minutos e lança um jato de água de mais de 10 metros no ar.
O Geysir (do qual a palavra em inglês ‘gêiser’ deriva) foi o primeiro conhecido pelos turistas, embora não entre em erupção com frequência atualmente.