Você gosta de fugir dos roteiros turísticos mais tradicionais? Então temos uma dica: em 2007, a RTP, emissora estatal da TV portuguesa, lançou um concurso para eleger as 7 Maravilhas de Portugal®.
A primeira edição foi focada nos principais ícones do patrimônio histórico e cultural do país e, com mais de 350 mil votos, os vencedores foram: Castelo de Guimarães, Castelo de Óbidos, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerônimos, Palácio Nacional da Pena e Torre de Belém.
Mas é impossível reduzir o país a apenas sete maravilhas. Cada vez mais, Portugal tem mostrado que o território fora dos centros urbanos é extremamente rico, repleto de diversidade, tradições e encantos.
Assim, ao longo dos anos, o concurso 7 Maravilhas de Portugal® criou novas categorias, explorando outros patrimônios nacionais, como as Maravilhas da Gastronomia, as Maravilhas Naturais e as Maravilhas de Praias.
Em 2017, foi a vez de eleger as mais belas Aldeias, classificadas em sete categorias: Aldeias Ribeirinhas, Aldeias Rurais, Aldeias de Mar, Aldeias Remotas, Aldeias Autênticas, Aldeias Monumento e Aldeias em Áreas Protegidas.
Talvez você nunca tenha ouvido falar das vencedoras, mas todas elas merecem uma visita.
Aldeias Monumento: MONSARAZ
(Reguengos de Monsaraz)
Categoria Aldeias Autênticas: CASTELO RODRIGO
(Figueira de Castelo Rodrigo)
Aldeias Remotas: PIÓDÃO
(Arganil)
Aldeias Ribeirinhas: DORNES
(Ferreira do Zêzere)
Aldeias Rurais: SISTELO
(Arcos de Valdevez)
Aldeias de Mar: FAJÃ DOS CUBRES
(Ilha de São Jorge – Açores)
Aldeias em Áreas Protegidas: RIO DE ONOR
(Bragança)
Para saber mais sobre as maravilhas de Portugal, acesse: http://7maravilhas.pt/
Imagens: Divulgação 7 Maravilhas de Portugal®