Mercado

Inteligência para transformar dados em bons negócios

Conhecer perfis e hábitos de consumidores com o intuito de alavancar vendas, apostando na inteligência como geradora de resultados práticos. Essa é a oportunidade e o desafio proporcionados pelo Big Data, que transforma uma imensidão de dados em informação relevante para uma empresa. E eles estão por aí, disponíveis nas mais diversas plataformas. Podem estar escancarados nos cadastros de clientes de lojas ou disfarçados em comentários nas redes sociais. Mais do que reconhecê-los é preciso interpretá-los em benefício dos negócios.

“Uma empresa pode até sobreviver sem um trabalho de inteligência até o dia em que um concorrente começar a investir e afetar sua competitividade”, afirma Jaime de Paula, CEO da Neoway, referência no mercado quando o assunto é Big Data. “Qualquer organização hoje está apta a investir em Big Data e esta é uma decisão urgente”.

No fim do ano passado, a Neoway e o Grupo Abril anunciaram parceria em uma solução de Dynamic Big Data com o objetivo de proporcionar a seus clientes um serviço mais ágil e flexível de acesso à informação.

“Ainda temos uma longa estrada para percorrer, mas, com certeza, já tivemos uma evolução muito grande quando o assunto é transformar dados em negócios”, destaca Diego Macedo, head da Abril Big Data (ABD), a área de inteligência do Grupo Abril. O grande desafio hoje, segundo ele, é utilizar com sincronicidade dados, fatos e conteúdo, que são as variáveis que direcionam o consumo. “Não basta saber que uma pessoa é apaixonada por viagens, precisamos saber quando ela sai de férias, se ela está se preparando para este momento. O conteúdo consumido por ela nos mostra isso”.

“O sucesso de um trabalho de Big Data é a combinação de alguns fatores, como agilidade para acessar dados e filtros mais precisos na interpretação destes”, explica Jaime do Paula, da Neoway. “Combinar estas informações de uma forma muito rápida é fundamental para a tomada de decisões para um negócio”, conta.

“Eu diria que o ponto mais importante de um trabalho de Big Data é entender em profundidade qual é o desafio que estamos enfrentando e fazer a pergunta: ‘que tipo de dado vai ajudar a superá-lo?’”, complementa Diego Macedo, da Abril.

Hoje, vários segmentos já utilizam Big Data, sobretudo para análises de perfil e hábitos de consumo, nas relações de negócio entre uma empresa e seu consumidor final, ou mesmo entre empresas. Bancos e seguradoras também são grandes investidores neste tipo de inteligência para monitoramento de fraudes e análises de riscos ou de crédito.

As inovações tecnológicas são aliadas importantes. Cruzar tantos dados de fontes tão diferentes – a Abril Big Data, por exemplo, conta com mais de 3.000 fontes públicas de dados para suas análises – ficou mais fácil graças aos sensores, cada vez mais comuns com o advento da IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas. “Embarcamos tecnologia nos mais diversos objetos (de carros a edifícios). Com os sensores e uma conexão com a internet, dados são coletados e transmitidos em tempo real”, conta Macedo.

Posts relacionados
Mercado

Vila Nova Conceição o bairro único em cada detalhe.

Consultora revela os diferenciais mais cobiçados de um dos bairros mais valorizados de São…
Ler mais
Mercado

ATTO Pininfarina inaugura nova fase do mercado imobiliário de alto padrão

Primeiro residencial da grife italiana no Brasil une design autoral, localização estratégica e…
Ler mais
Mercado

Mercado de luxo cresce no 1º trimestre e estimula novos projetos

De acordo, com o novo relatório Snapshots mesmo com cenário global instável, setor se mantém…
Ler mais