Economia e mercadoMercado

Granja Viana: a fazenda que se tornou bairro, oferece belas casas com ar de interior a 40 minutos de SP

Um refúgio a 31 km da capital paulista entremeado por um foco remanescente de Mata Atlântica e que em pouco mais de meia hora traz a seus moradores um cenário completamente diferente. Muitas árvores e ruas tranquilas, onde o som de carros e buzinas dão espaço a pássaros e outros animais da região, como pequenos saguis, e o aroma da vegetação se impõe ao ar pesado da cidade. 

Casa | São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s | 61269

Região mais nobre da Zona Oeste da Grande São Paulo, ocupa uma área de aproximadamente 50 km² e é administrada pelo município de Cotia. Situa-se às margens da Rodovia RaposoTavares do km 20 (na altura do bairro Gramado) até o km 30, em ambos os lados, englobando o Parque Rincão.

Casa | São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s | 61901

Uma informação pouco conhecida é que a Granja Viana é relativamente nova. Foi fundada em 1980 por Niso Vianna, um dos diversos herdeiros da Fazenda Carapocuyba, que englobava toda a extensão do bairro e muito mais dos arredores. Com a divisão, Niso ficou com o trecho que primeiro chamou de Vila de Santo Antonio de Carapicuíba, em 1959, e então rebatizou em 1980 com a criação da Sociedade Amigos do Bairro da Granja Vianna. 

Casa | São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s | 61266

Sua principal característica são os condomínios fechados distribuídos entre bosques, a maioria inspirados em modelos europeus e americanos, com casas sem muros, mas com segurança 24 horas e muita vegetação. Alguns dos mais conhecidos são o Granja Vianna I e II, São Paulo II, Palos Verdes, Villa Vianna, Bosque do Viamna, Silvino Pereira, Jardim Mediterrâneo, São Fernando Golf Club, Vertikal Healt.

Casa | São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s | 61103

Alguns oferecem estrutura de esportes e lazer coletivas como quadras de tênis, mini campos e campos oficiais de golfe, embora a preferência dos moradores seja a privacidade e opções em suas propriedades, já que o conceito de moradias na Granja Viana é de construções em terrenos amplos a partir de 500 m².

Casa | São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s | 60943

Se por um lado os moradores querem a atmosfera de campo, por outro busca a estrutura completa de serviços que encontram na cidade. Talvez seja isso que tanto agrade na Granja. A possibilidade de em pouco minutos estar em um open mall com diversos serviços reunidos.

Casa | São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s | 19661

Outro ponto que cativa os moradores da região são opções gastronômicas que reunem boa comida, mesas ao ar livre e atmosfera de interior. Boa parte está reunida na extensa Avenida Félix de Oliveira como Chez Maria, Repita, Félix Bistrot, Carne Restaurante e as pizzarias Basílica e João do Grau. Mas há boas surpresas para quem aposta nos que estão fora deste eixo. É o caso dos especiais A Quinta do Bacalhau, A Tal da Pizza, Strudel-Haus, Ristorante e Canto e outros tantos “segredos” que os bosques da Granja guardam para bons apreciadores.

A Tal da Pizza

A compra de produtos orgânicos direto de entrepostos é também um hábito que faz parte do lifestyle de quem mora na Granja. Além da tradicional Ecofeira aos domingos, que agora acontece no Shopping Granja Viana, existem diversas opções para a compra de alimentos orgânicos como o Entreposto de Orgânicos do Sítio Pedra Alta, o Sacolão Saúde, o Quitandeiras Delivery e o Sítio Nakamura.

Sítio Nakamura

A Granja Viana possui um shopping homônimo e também é atendida pelo Shopping Raposo, além da proximidade e facilidade de acesso a diversos shoppings da Zona Sul como o Iguatemi, Morumbi, entre outros. A proposta da expansão e investimento imobiliário na região prevê centros empresariais no formato de open mall, mais condizentes com a infraestrutura local. 

Para o lazer, a Granja Viana possui três parques. O maior deles é o CEMUCAM, com uma área de 500 mil metros quadrados. Criado em 1968 com a finalidade de divulgar o campismo e atender o movimento escoteiro, o Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM) é o único parque municipal São Paulo localizado fora do município (ele fica em Cotia). Além dele existem os parques Teresa Maia e Jequitibá.

Parque CEMUCAM

Para as famílias com filhos pequenos, a fazendinha Cia dos Bichos e o parque aquático recém inaugurado Thermas da Mata são boas opções de programa.

Cia dos Bichos

O templo budista Zu Lai, primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina, tornou-se um ícone da região e é considerado o maior templo budista da América do Sul. Com uma atuação centrada em quatro pilares; cultural, educacional, ações sociais e práticas religiosas, o templo tem atraído moradores com cursos e workshops de meditação, seu belo bosque para caminhadas e um almoço vegetariano servido aos finais de semana, mas também é um passeio sempre bem-vindo para levar amigos e visitantes de outras cidades e países, embora atualmente as visitas estejam suspensas devido a pandemia.

Tempo Zu Lai

Outro ícone é o Kartódromo Granja Viana, que ocupa 48 mil metros quadrados, é certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) como de categoria internacional e sedia os principais eventos de kart amador e profissional até às consagradas 500 Milhas de Kart Granja Viana, corrida que conta com a participação de pilotos da principais categorias mundiais.

Quer saber mais sobre estes e outros imóveis? Entre em contato com a Bossa Nova e fale com um de nossos consultores.

Foto de destaque: São Fernando Golf Club.

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais