A adolescência é por definição a idade da rebeldia, mas também do questionamento. Quem somos? Que imagem temos de nós e o que queremos mostrar aos outros?
Todas essas escolhas nos ajudam a definir a nossa personalidade e a traçar o nosso caminho. A marca britânica ‘Established & Sons’ viveu todas essas fases e esse turbilhão de sentimentos.
Está agora com 13 anos e depois de um período de alguma indefinição volta a respirar o fervor da Londres cosmopolita, reafirmando-se como uma marca de forte personalidade e paixão pela criação.
Em 2017, o designer britânico Sebastian Wrong assume o cargo de diretor criativo da marca e entra em força no catálogo da Established para retomar a forte ligação com a Arte Contemporânea que sempre promoveu. Ativa canais de comunicação com um grupo de designers renomados como o alemão Konstantin Grcic ou os franceses irmãos Bouroullec e, ele próprio, assina várias novidades.
Por tudo isto, este ano a Established foi um estrondo em Milão. No maior evento de Design do mundo, foi uma das marcas mais badaladas. Destacaram uma nova linha de iluminação, a Filigrana do próprio Sebastian Wrong e dois novos sofás, o Cassete e o Barbican.
Tudo em perfeita harmonia com as criações do início da marca, como a Wrong&Woods Collection de 2005/2006 que continuam a ser os seus maiores ícones.
Mas nem por isso a Established faz uma pausa no seu trabalho de pesquisa. No verão do ano passado, Sebastian Wrong encontrou por acaso uma cadeira numa fábrica no norte de Itália. Veio depois a descobrir que nela se sentava durante 8 horas por dia, 5 dias por semana, um trabalhador de fábrica.
Essa cadeira havia sido desenhada em 1967 por um designer italiano até então no anonimato, Mauro Pasquinelli. Hoje com 87 anos, Pasquinelli tem a felicidade de ver editada com alguns melhoramentos, a sua cadeira.
Assim nasce a Mauro chair, a mais nova entrada no catálogo da Established & Sons, e que é um bom exemplo do DNA da marca.
Foto de destaque: Established & Sons, loja da QuartoSala em Lisboa